Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos que os introduza ao campo disciplinar do Trabalho, das Organizações e da Tecnologia. Em concreto, os estudantes devem ser capazes de compreender os principais processos subjacentes à transição digital e os novos desafios que ela coloca ao mundo do trabalho e às suas organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
"OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia; OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações; OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital; OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações."
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado? CP2. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia? CP3. Que tecnologias para o futuro? CP4. Que futuro para o trabalho? CP5. A inteligência artificial é assim tão inteligente? CP6. Onde começa a precariedade? CP7. Os trabalhadores das plataformas precisam de contratos de trabalho? CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra? CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas? CP10. O teletrabalho torna as pessoas mais felizes? CP11. Portugal e a transformação digital?
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos foram desenvolvidos de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Contributos principais dos conteúdos programáticos para os objetivos de aprendizagem: OA1: CP1, CP2, CP4 OA2: CP9, CP10 OA3: CP5, CP6, CP7, CP8 OA4: CP3, CP11
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Realização de uma Aula Invertida. Cada Aula Invertida representa 20% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Pergunta e resposta semanal que representa 10% da nota final, com nota mínima de 8 valores. Realização de um trabalho individual, distribuído por 3 momentos de avaliação, com nota mínima de 8 valores em cada um, representando 35% da nota final. Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% (10% a apresentação de grupo e 25% a entrega do trabalho escrito), com nota mínima de 8 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) "
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC “Trabalho, Organizações e Tecnologia” adotará, como metodologia de ensino e aprendizagem central, a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso, no sentido em que se pretende que o elemento avaliativo com maior peso na UC assente na análise de uma situação real, e o estudante terá contacto com os casos reais desde o início do semestre, para que os mesmos sejam aprofundados ao longo das aulas. Esta metodologia será combinada com a Aprendizagem Colaborativa, no sentido em que se pretende promover a interação entre os estudantes para construir conhecimento em conjunto. O recurso a debates, brainstorming e outros formatos de interação na sala de aula será privilegiado. Assim, procura-se que nesta UC os estudantes tenham desde o início do semestre contacto com problemáticas reais, e que tal funcione como uma motivação para a mobilização dos conteúdos programáticos que vão sendo leccionados, nomeadamente, no desempenho das tarefas dinamizadas em sala de aula. O estudante é assim um agente ativo do seu próprio processo de aprendizagem, aplicando em contextos reais e que lhe são próximos, os conteúdos apreendidos ao longo do semestre. Além disso, estas metodologias incentivam uma aprendizagem que se constrói na relação com o outro, pares e docente. Assim, o estudante participa ativamente na aquisição dos conhecimentos da UC, discutindo e explorando possíveis soluções para os casos apresentados; debatendo com os colegas e com o docente, através de diferentes estratégias pedagógicas, dentro da sala de aula; e ainda trabalhando, autonomamente, nos recursos disponibilizados pelos docentes para aprofundamento dos conteúdos programáticos da UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. O recurso à aprendizagem baseada em estudos de caso, relacionados com o contexto profissional e das organizações, cujos casos serão continuamente trabalhados através das tarefas dinamizadas em sala de aula, ou de forma autónoma, permite que o estudante, por um lado, compreenda a transição digital contemporânea e, por outro, seja capaz de observar os seus impactos no trabalho e nas suas organizações, identificando problemas reais, e explorar possíveis soluções com base nos desafios trazidos pela digitalização. Combinar esta abordagem com uma aprendizagem colaborativa, assente na participação ativa dos estudantes e na interação entre os colegas e pares, será também um elemento-chave para que os estudantes sejam capazes de co-construir conhecimento, nomeadamente, no estabelecimento de relações entre problemas reais laborais relacionados com a transição digital. No final da UC, e desempenhadas as tarefas planeadas ao longo do semestre, os estudantes estarão aptos a compreender os desafios que o mundo do trabalho e as suas organizações enfrentam com a transformação digital atualmente em curso.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30. Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge. Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press. Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment. Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge. Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave. OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press. Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Berg J, Furrer M, Harmon E, Rani U, Silberman M (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho, Geneva, International Labour Office. Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Cham, Springer. Degryse, Cristophe (2016), Digitalisation of the Economy and its Impact on Labour Markets, WP 2016.2, ETUI ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, Geneva, International Labour Office. ILO (2019) Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. Report. Geneva, International Labour Office. Lane M, Saint-Martin A (2021), The impact of Artificial Intelligence on the labour market: What do we know so far?, OECD. OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing, Paris. Valenduc, Gérard & Vendramin, Patricia (2019), The mirage of the end of work, FB 6/2019, ETUI WEF (2023), Future of Jobs Report 2023, Geneva, World Economic Forum. Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16