Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos que os introduza no campo disciplinar do Trabalho, das Organizações e da Tecnologia. Em concreto, os estudantes devem ser capazes de compreender os principais processos subjacentes à transição digital e os novos desafios que ela coloca ao mundo do trabalho e às suas organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Conhecer as principais teorias, conceitos e problemáticas relacionados com o Trabalho, as Organizações e a Tecnologia; OA2: Compreender os principais processos da transição digital diretamente relacionados com o mundo do trabalho e as suas organizações; OA3: Analisar as múltiplas implicações sociais, económicas e políticas trazidas pela transição digital; OA4: Explorar casos, estratégias e métodos de aplicação que permitam compreender os reais impactos da transição digital nas profissões, empresas e organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. O trabalho é hoje diferente do que foi no passado? CP2. Que direitos e deveres no mundo do trabalho? CP3. Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia? CP4. Que tecnologias digitais estão a mudar o trabalho? CP5. Que futuro para o trabalho? CP6. A inteligência artificial é assim tão inteligente? CP7. Onde começa e termina a precariedade? CP8. De quem é a culpa quando a máquina erra? CP9. As tecnologias digitais alteram a relação entre sindicatos e empresas? CP10. Que transformação digital em Portugal?
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O CP1 relaciona-se com o objetivo de conhecer as principais teorias e conceitos (OA1), incentivando o conhecimento histórico e atual do trabalho. O CP2 alinha-se com o objetivo de analisar as implicações sociais e económicas das transformações no trabalho (OA3). O CP3 complementa os objetivos de conhecer as teorias e compreender os processos de transição digital (OA1 e OA2). O CP4 relaciona-se diretamente com o objetivo de compreender os processos de transição digital (OA2). O CP5 alinha-se com o objetivo de explorar as implicações futuras da digitalização no trabalho (OA3). O CP6 relaciona-se com os objetivos de analisar os impactos da IA no trabalho e nas organizações (OA3 e OA4). O CP7 responde ao OA3. O CP8 relaciona-se com o objetivo de explorar casos e estratégias para compreender os impactos reais da transição digital (OA4). O CP9 alinha-se com os objetivos de analisar a transformação digital nas relações laborais (OA3 e OA4). O CP10 relaciona-se com o OA4.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Cada estudante realiza uma Aula Invertida, que representa 20% da nota final. Realização de um trabalho individual, representando 35% da nota final. Realização de um trabalho de grupo, representando no total 35% da nota final (10% a apresentação de grupo e 25% o trabalho escrito). Assiduidade e participação nas aulas, que representa 10% da nota final. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a ⅔ das aulas. Cada elemento de avaliação tem a nota mínima de 8 valores. A média final dos vários elementos terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): exame presencial, representando 100% da nota final, e nota mínima de 9,5.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC de “Trabalho, Organizações e Tecnologia” adotará, como metodologias de ensino e de aprendizagem, uma aprendizagem baseada em estudos de caso, assente na análise de situações práticas, onde o estudante aprenderá a partir de casos reais, numa lógica de permanente discussão com a bibliografia da disciplina. Esta metodologia será combinada com uma aprendizagem colaborativa, que promoverá a interação entre os estudantes para construir conhecimento em conjunto, e para tal o recurso a debates, brainstorming e a outros formatos de interação na sala de aula será privilegiado. Nesta UC os estudantes terão desde o início do semestre um permanente contacto com problemáticas reais, mobilizadoras dos conteúdos programáticos que serão lecionados. O estudante é assim um agente ativo do seu próprio processo de aprendizagem, aplicando em contextos reais e que lhe são próximos, os conteúdos aprendidos ao longo das aulas e do seu trabalho autónomo. Estas metodologias incentivam uma aprendizagem que se constrói na relação com o docente e colegas, em articulação com os casos práticos estudados. Assim, o estudante participa ativamente na aquisição dos conhecimentos da UC, discutindo e explorando possíveis soluções para os casos apresentados; debatendo com os colegas e com o docente, dentro da sala de aula; e ainda trabalhando, autonomamente, nos recursos disponibilizados pelos docentes para aprofundamento dos conteúdos programáticos da UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. O recurso à aprendizagem baseada em estudos de caso, relacionados com o contexto profissional e das organizações, cujos casos serão continuamente trabalhados através das tarefas dinamizadas em sala de aula, ou de forma autónoma, permite que o estudante, por um lado, compreenda a transição digital contemporânea e, por outro, seja capaz de observar os seus impactos no trabalho e nas suas organizações, identificando problemas reais, e explorando possíveis soluções, com base na bibliografia e nos desafios trazidos pela digitalização. Combinar esta abordagem com uma aprendizagem colaborativa, assente na participação ativa dos estudantes e na interação entre os colegas e pares, será também um elemento-chave para que os estudantes sejam capazes de co-construir conhecimento teoricamente orientado, nomeadamente, no estabelecimento de relações entre problemas reais laborais relacionados com a transição digital. No final da UC, e desempenhadas as tarefas planeadas ao longo do semestre, os estudantes estarão aptos a compreender os desafios que o mundo do trabalho e as suas organizações enfrentam com a transformação digital atualmente em curso.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Autor, David H., "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation.", 2015, Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3-30. Benanav, A, Automation and the Future of Work, 2020, London: Verso Boreham, P; Thompson, P; Parker, R; Hall, R, New Technology at Work, 2008, Londres: Routledge. Crawford, C, The Atlas of AI. Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence, 2021, Yale University Press. Edgell, S., Gottfried, H., & Granter, E. (Eds.). (2015). The Sage Handbook of the sociology of work and employment. Grunwald, A. (2018). Technology Assessment in Practice and Theory. London: Routledge. Huws, U. (2019) Labour in Contemporary Capitalism, London, Palgrave. OIT (2020), As plataformas digitais e o futuro do trabalho Agrawal A, Gans J, Goldfarb A (2018), Prediction Machines, Boston, Massachusetts, Harvard Business Review Press. Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
✔ Autor D (2022), The labour market impacts of technological change, Working Paper 30074, NBER Working Paper Series. ✔ Braun J, Archer M, Reichberg G, Sorondo M (2021), Robotics, AI and Humanity, Springer. ✔ Cedefop (2022). Setting Europe on course for a human digital transition: new evidence from Cedefop’s second European skills and jobs survey, Publications Office of the European Union. ✔ Eurofound (2020), New forms of employment: 2020 update, Publications Office of the European Union. ✔ ILO (2018), The economics of artificial intelligence: Implications for the future of work, International Labour Office. ✔ ILO (2019), Work for a Brighter Future – Global Commission on the Future of Work. International Labour Office. ✔ Nowotny H (2021), “In AI we trust: how the Covid-19 Pandemic Pushes us Deeper into Digitalization”, Delanty G (ed.) (2021), Pandemics, Politics and Society, De Gruyter, 107-121. ✔ OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing. ✔ Wilkinson A, and Barry M (eds) (2021), The Future of Work and Employment, Edward Elgar. ✔ Zuboff S (2019), The Age of Surveillance Capitalism, PublicAffairs.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-04