Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Inscrição no programa doutoral em Serviço Social do Iscte. Conclusão do 1º ano com sucesso e aprovação do Projeto de Tese pela Comissão Científica.
Objetivos Gerais / Objectives
Concretizar um projeto original e inovador de pesquisa em Serviço Social, promovendo a produção científica do conhecimento na área nuclear do programa doutoral.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Adequar a pesquisa a um quadro teórico e metodológico que fundamente a produção de conhecimento em Serviço Social; Interpretar e correlacionar a informação recolhida no campo empírico, de acordo com a dimensão teórica da temática em estudo; Estratificar e demonstrar os resultados de forma a sustentar uma intervenção em Serviço Social baseada na investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Organização de Seminários avançada de âmbito nacional e internacional no domínio dos temas dos projetos de investigação aprovados. II - Sessões de exposição, reflexão e debate sobre relatórios de progresso do Projeto de Investigação apresentado por cada doutorando em sala, podendo integrar especialistas externos. III - Ciclo de conferências nacionais e internacionais no domínio científico do Serviço Social. IV- Encontros de equipas de redes de investigação nos domínios da pesquisa incentivando a publicação científica. V - Sessões tutoriais de natureza individual ou grupal com o orientador de tese
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Tratando-se do trabalho final de um grau de excelência que se pretende atingir, procura disponibilizar informação que permita aos doutorandos desenvolver e concluir a respetiva tese. Promover sessões sobre referenciais teóricos e analíticos, metodologias identificadas como atuais e inovadoras no domínio do Serviço Social, facilitadoras da conclusão de tese de doutoramento.
Avaliação / Assessment
- Relatório de progresso entregue ao orientador. Tese Final e Júri.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Participação em seminários avançados, sessões de debate, conferências nacionais e internacionais e reuniões científicas. O doutorando pode desenvolver um estágio de pesquisa num centro de investigação de uma universidade estrangeira protocolada com o CIES/ISCTE-IUL. Participam ainda em grupos e redes de pesquisa bem como, em processos de edição e publicação de textos/artigos nos domínios da investigação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Relação tutorizada entre doutorando e orientador de tese. Intercâmbios regulares com parceiros e redes de pesquisa internacionais promotores de aprofundamento e inovação de metodologias de pesquisa em Serviço Social. A apresentação regular do progresso da investigação, suporta uma monitorização do processo de tese, de forma a garantir a respetiva conclusão em tempo útil. A metodologia caracteriza-se por um processo participativo do doutorando que o estimula e motiva a prosseguir os objetivos de aprendizagem e o encoraja a superar dificuldades, num quadro científico e ético.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Zastrom, Charles H. (2010). The Practice of Social Work. A Comprehensive Worktext. 9th. Edition. USA. Ed. Brooks/Cole, Cengage Learning. 90 Rubin, Allen, BABBIE, Earl (2008), Research Methods for Social Work. Sixth edition. USA. Ed. Thomson Brocks/Cole. 90 Adequada ao projeto de investigação de cada doutorando.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
--
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16