Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04403
Acrónimo :
04403
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
128.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo fundamental desta U.C. é o de promover a capacidade de conceber e operacionalizar desenhos de investigação em serviço social que recorram a estratégias metodológicas de investigação de tipo qualitativo e intensivo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que xs estudantes concretizem os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1: Situar as metodologias intensivas no quadro da investigação em serviço social, identificando as suas especificidades e possibilidades de articulação com as metodologias extensivas OA2: Conhecer os principais métodos de selecção de casos na pesquisa qualitativa OA3: Distinguir os principais métodos e técnicas no âmbito da pesquisa qualitativa OA4: Identificar potenciais problemas éticos e desenvolver estratégias adequadas à especificidade de cada situação OA5: Desenvolver competências de análise de conteúdo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A pesquisa qualitativa no quadro da pesquisa social 2. A selecção de casos na pesquisa qualitativa 3. Entrevistas 4. Pesquisa biográfica e sobre tópicos sensíveis 5. Pesquisa de terreno 6. Pesquisa com recurso a documentos e imagens 7. Questões éticas na pesquisa qualitativa 8. Análise de conteúdo: teoria e prática

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP) da seguinte forma: OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3, 4, 5, 6 OA4 - CP 7 OA5 - CP 8

Avaliação / Assessment


Trabalho individual com nota mínima de 10 valores. Os trabalhos apresentados devem ser originais, da autoria dxs próprixs estudantes, tanto do ponto de vista da escrita, como da organização de ideias e construção do argumento, de acordo com o Código de Conduta Académica e o Código de Conduta Ética na Investigação do Iscte.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos da unidade curricular faz-se por meio de: • aulas teóricas, de cariz mais expositivo, de apresentação das diferentes formas de fazer pesquisa qualitativa • aulas práticas, nomeadamente com a realização de exercícios de reflexão e de aplicação de diferentes ferramentas metodológicas • trabalho autónomo dxs estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino estão em articulação com os objetivos de aprendizagem (OA): 1. Nas aulas teóricas são desenvolvidas as competências previstas em todos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA5) 2. Nas aulas práticas são desenvolvidos exercícios que cobrem os diferentes objetivos de aprendizagem, em especial o OA5.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bardin, Laurence (2000), Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70. Bryman, Alan (2016), Social Research Methods (5th ed.), Oxford, Oxford University Press. Burgess, Robert G. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora. Denzin, Norman S. e Yvonna S. Lincoln (eds.) (2000), The SAGE Handbook of Qualitative Research, Londres, Sage. Flick, Uwe (2005), Métodos qualitativos na investigação científica, Lisboa, Monitor. Plummer, Ken (2001), Documents of life 2: An invitation to a critical humanism, London, Sage. Ragin, Charles C. e H. Becker (eds.) (1992), What is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, Cambridge University Press. Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge. Seale, Clive, Giampietro Gobo, Jaber F. Gubrium e David Silverman (eds.) (2004), Qualitative Research Practice, London, Sage. Shaw, Ian & Nick Gould (2001), Qualitative Research in Social Work, London. Sage. Silverman, David (ed.) (2011), Qualitative Research (3rd ed.), London, Sage. Almeida, João Ferreira de, Fernando Luís Machado, Luís Capucha e Anália Torres (1994), “Metodologia da pesquisa empírica”, em João Ferreira de Almeida (coord.), Introdução à Sociologia, Lisboa, Universidade Aberta, pp. 13-33; pp. 193-213; pp. 212-222.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bertaux, Daniel (ed.) (1981), Biography and Society. The Life History Approach in Social Sciences, Beverly Hills, Sage. Creswell, John W. & J. David Creswell (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th edition), Thousand Oaks, Sage. Flick, Uwe (2014), An Introduction to Qualitative Research, 5th edition, London, Sage. Foddy, William (1996), Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora. Gubrium, Jaber F., James A. Holstein, Amir B. Marvasti e Karyn D. McKinney (eds) (2012), The SAGE Handbook of Interview Research: The Complexity of the Craft, Thousand Oaks, Sage. Guerra, Isabel (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, São João do Estoril, Principia. Joubert, Lynette & Martin Webber (eds.) (2020), The Routledge Handbook of Social Work Practice Research, Abingdon, Routledge. Kuckartz, Udo e Stefan Rädiker (2019), Analyzing Qualitative Data with MAXQDA: Text, Audio, and Video, Springer. Maxwell, Joseph A. (2005), Qualitative Research Design: An Interactive Approach, Thousand Oaks: Sage Publications. Padgett, Deborah K. (2017), Qualitative Methods in Social Work Research, 3rd edition, Thousand Oaks, Sage. Pinto, José Madureira e Augusto Santos Silva (orgs.) (1984), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento. Poirier, Jean, Chapier-Valadon, Simone e Paul Raybaut (1995), Histórias de Vida: Teoria e Prática, Oeiras, Celta. Quivy, Raymond e Luc Campenhout (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Silverman, David (2000), Doing Qualitative Research: A Practical Handbook, London: Sage. Strauss, Anselm e Juliet Corbin (1990), Basics of Qualitative Research: Grounded Theory Procedures and Techniques, London, Sage. Thyer, Bruce A. (ed.) (2011), The Handbook of Social Work Research Methods, Thousand Oaks, Sage.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16