Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04412
Acrónimo :
04412
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo do curso é capacitar os alunos da importância da transformação digital, assim como, do impacto nas organizações e, dota-los dos conhecimentos necessários para poderem implementar a transformação digital.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


AO1.Perceber a importância da transformação digital (TD) e o seu impacto. AO2.Perceber a importância de ter uma estratégia digital e como implementá-la. AO3.Entender o contexto digital e as principais previsões de evolução digital para os próximos anos. Reconhecer a TD como um processo. AO4.Reconhecer as plataformas digitais, e transformação dos modelos de negócio. Conhecer os principais modelos de negócio associados à economia digital. AO5.Conhecer modelos de referência para a TD e principais boas práticas relacionadas. AO6.Conhecer as principais oportunidades e ameaças relacionadas com a TD AO7.Entender a TD no contexto da Governança e Gestão corporativa da Informação e Tecnologias. AO8.Conhecer o processo de implementação da TD e a importância da articulação entre a Gestão de Programa, Gestão da Mudança e Melhoria Contínua AO9.Aplicar os conceitos adquiridos no desenho de um roadmap de melhoria da maturidade para a TD. Utilização de práticas e ferramentas ágeis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1 [Estratégia Digital] ? Introduzir a importância e principais conceitos para implementar uma estratégia digital. CP2 [Drivers para a Transformação Digital das Organizações] Introdução aos principais conceitos de Transformação Digital. CP3 [Principais práticas relacionadas com o processo de transformação digital] Modelos de referência e práticas para a Transformação Digital das Organizações CP4 [Modelos de governança da Informação e Tecnologias nas Organizações] Modelos de Organização no contexto da Transformação Digital. CP5 [Definição do roadmap para a Transformação Digital] Aplicação prática de conceitos e exercícios de definição de estratégias e roadmap para a Transformação Digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO) é o seguinte: CP1 : AO1 Ao entenderem a estrategia digital os alunos entendem a importancia da TD CP2 : AO1, AO3, AO4 Interiorizando os drivers para a TD os alunos entendem a importanci de ter uma estratgeia digital, como a mesma pode evoluir e o seu mapeamento nos modelos de negócio. CP3 : AO1, AO5, AO6 Ao entenderem as principais práticas par aa TD os alunos percebem a importancia da TD, o mapeamento com os modelos de negócio e os principais modleos de referencia CP4 : AO1, AO7 Com os principais modelos de governance da TD os alunos entendem a importância da TD e a sua governação CP5 : AO2, AO8, AO9 Com um roadmap par aa TD os alunos estarão cientes da importância de uma estratégia digital, do processo de implementação de TD e de como o implementar

Avaliação / Assessment


Nesta UC não há avaliação por exame sendo, pela sua componente prática, avaliada através de projeto. Avaliação ao longo do semestre Trabalho individual(TI) - 30% da nota (nota mínima de 8 valores) (durante o periodo letivo) Trabalho de grupo(TG) - 60% da nota (primeira época Apresentação (A) - 10% da nota (primeira época ) Fórmula: Nota final = (TI*0,3+TG*0,6 + A*0,1) Nota mínima de 10 valores para estar aprovado Quem não tiver aprovação pode: segunda época: Melhorar o TI ou entregar projeto a contar para 100% época especial: Entregar projeto a contar 100% da nota Para estar aprovado em segunda época e época especial é preciso ter nota mínima final de 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Métodos de Ensino Mobilizados: Aulas Expositivas com Uso de Slides: As aulas serão ministradas com o apoio de slides, facilitando a apresentação e compreensão dos principais conceitos de transformação digital. As aulas são interativas, incentivando perguntas e discussões. Trabalho Individual: Cada aluno desenvolverá um trabalho individual, promovendo a pesquisa e o pensamento crítico. Este trabalho constitui parte importante do trabalho autónomo do estudante. Trabalho de Grupo: Os alunos trabalharão em grupos para desenvolver um projeto colaborativo, promovendo a colaboração e a aplicação prática dos conceitos de transformação digital. Sessões com Convidados da Indústria: Profissionais da indústria serão convidados para compartilhar suas experiências práticas. Os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e interagir com os convidados, enriquecendo seu entendimento prático. Trabalho Autónomo do Estudante: O trabalho autónomo incluirá a realização do trabalho individual, leituras dirigidas e outras atividades para aprofundar o conhecimento e aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula. Nas aulas teóricas-praticas serão usados slides ilustrados com exemplos, demonstrações de ferramentas, filmes pedagógicos de curta duração e, eventualmente, apresentações de oradores convidados. Será realizado o trabalho de grupo com intuitos formativos, consolidando o processo de aprendizagem pela compreensão da aplicabilidade dos conceitos e técnicas introduzidos nas aulas teóricas. Sempre que possível, esses trabalhos tirarão partido de ferramentas suportando o estado-da-arte.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


(AO1) Durante os diversos conteúdos programáticos, os alunos serão confrontados e alertados com exemplos de aplicação na industria e respetivas consequências. (AO2) Serão apresentados nas aulas exemplos de aplicação de estratégias digitais. Os alunos poderão também pratiar exercícios durante as aulas. Adicionalmente, os alunos poderão aplicar nos projetos os conhecimentos adquiridos e partilhar duvidas com os docentes. (AO3 e AO4) Será feita, durante as aulas, uma breve descrição da evolução da transformação digital. Adicionalmente, os alunos poderão aprofundar o conhecimento através da leitura de artigos científicos ou outros relacionados com a evolução da Informação e Tecnologias no contexto organizacional. (AO5 e AO6) Serão partilhados casos de estudo, taxonomias e boas práticas de indústria. Serão partilhadas ferramentas, nomeadamente para a realização de avaliações de maturidade de transformação digital, para que os alunos possam aplicar em casos de estudo. (AO7) Serão expostos, durante as aulas, os principais mecanismos para a governação das TI. Adicionalmente os alunos poderão desenvolver e trabalhar em profundidade algum dos mecanismos nos trabalhos. (AO8 e AO9) Os alunos terão contacto com práticas e ferramentas ágeis que lhes permitirão colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Entre outras serão utilizadas metodologaias como o LEGO Serious Play para promover a ideiação, colaboração e comunicação

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sunil Gupta, Digtal Strategy: A Guide to Reimagining your Business, Harvard Business Review Press, Boston, Massachusetts, 2018 ISACA, COBIT 2019 Framework: Introduction and Methodology, USA, 2018 Neil Perkin and Peter Abraham, Building the Agile Business Through Digital Transformation, Kogan Paga Limited, London, 2017 Thomas M. Siebel, Digital Transformation, RosetaBooks, New York, 2019

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Alexander Rauser, Digital Strategy: A Guide to Digital Business Transformation, CreateSpace ndependent Publishing Platform, North Charleston, South Carolina, 2016

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-01