Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Línguas
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
A partir da análise aprofundada e desconstrução do conceito de trabalho digno (OIT 2019), procura-se desenvolver os eixos principais que devem estar presentes na procura ativa de emprego. A orientação geral é favorecer o autoconhecimento e balanço de competências, os recursos e valências de que cada um é portador e que poderão ser mobilizados nessa procura. O objetivo geral é capacitar os formandos para escolhas informadas que valorizem os seus conhecimentos e capacidades, respeitando os requisitos de trabalho digno que serão debatidos ao longo do programa, conciliando tais orientações com as oportunidades.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Adquirir ferramentas concetuais para refletir o trabalho como instrumento de realização profissional e pessoal. OA2. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais. OA3. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego, utilizando instrumentos de comunicação e criação de networking. OA4. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Construir um perfil profissional: contextos, estratégias e práticas - Princípios gerais e específicos para o trabalho digno; - Autoavaliação e balanço de competências; - Planear um percurso: definir objetivos profissionais; conhecer as possibilidades de mercado; identificar organizações alvo. CP2. Criar e gerir redes de contactos - Identificar plataformas online de procura de emprego; - Construir perfis individuais em função de objetivos profissionais; - Promover e direcionar o perfil pessoal para as organizações alvo. CP3.Preparar um portfólio digital - Construir o perfil público, resumo bibliográfico, rede de contactos (Quem sou eu e quais os meus talentos e objetivos; de que forma esse(s) talento(s) e objetivos convergem com os da organização); - Elementos gerais que integram o planeamento do processo de candidatura; CP4. Gestão do tempo - Gerir a mudança e organizar o tempo assegurando a conciliação entre trabalho, vida familiar e pessoal.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1, CP2, CP3, Cp4 OA2 - CP2, CP1, Cp3 OA3 - CP2, CP3, CP4 OA4 - CP1, CP2, CP3
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC organiza-se em torno de quatro eixos de atividades: Balanço de competências com realização de CV e carta de motivação onde o estudante identifica e valoriza os seus recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais (25%); criação de um perfil e rede de contactos profissionais numa plataforma online (25%); Construção de um portfólio digital (25%) Clareza, objetividade e adequação dos materiais produzidos no âmbito do trabalho autónomo (25%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Dada a natureza instrumental desta formação, as aprendizagens são adquiridas através de atividades práticas que procuram estimular a necessidade de uma atitude proativa de planeamento e antecipação de desafios colocados na procura de reconhecimento profissional. De acordo com os 4 eixos do programa, estabelecidos os parâmetros que referenciam o trabalho digno, saber quem são, onde querem chegar, o que precisam para atingir esse(s) objetivo(s) é o guião do processo de ensino-aprendizagem da UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Ao longo do programa e na sequência das atividades propostas pelas docentes, os estudantes deverão 1) demonstrar competências de análise e valorização das suas experiências e qualidades técnicas e relacionais (OA1); 2) Construir networking, localizar contactos estratégicos com indivíduos e organizações (OA2); 3) preparar um portfólio digital (OA3); 4) Refletir e delinear estratégias para gestão do tempo, tendo vista uma melhor conciliação entre trabalho e vida familiar e pessoal (OA4).
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
ILO (2013). Decent work indicators guidelines for producers and users of statistical and legal framework indicators. Geneva. Vallì Corbanese e Gianni Rosas (2014). Pesquisar o mercado de trabalho: Técnicas de procura de emprego para os jovens. OIT/GEP(MSSS. OIT. (2019). Trabalhar para um Futuro Melhor ? Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho. Organização Internacional do Trabalho. Neves, G.J., Garrido, M. V.; Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo. Rocha, A., Rorich, O. (2012). Como procurar e conseguir emprego. Pactor, Lisboa.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16