Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04416
Acrónimo :
04416
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
50.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


A partir do conceito de trabalho digno (OIT 2019), e dando continuidade ao módulo de Competências de autoconhecimento e valorização pessoal procura-se desenvolver os eixos principais que devem estar presentes no comportamento organizacional. A orientação geral é favorecer o autoconhecimento e a capacidade relacional, os recursos e valências de que cada um é portador e que poderão ser mobilizados no desempenho profissional. O objetivo geral é capacitar os formandos a valorizar as suas capacidades intra/interrelacionais, que também são parte do trabalho digno e que se manifestam no quotidiano empresarial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A/O estudante que complete com sucesso este módulo/Unidade Curricular será capaz de: OA1. Compreender a inevitabilidade do conflito e saber geri-lo adequadamente. OA2. Reconhecer os vários tipos de conflito e saber transformar os conflitos disfuncionais em conflitos funcionais. OA3. Utilizar a comunicação de forma assertiva e eficaz. OA4. Reconhecer as diferentes estratégias de resolução de conflitos, saber utilizá-las e adequá-las a diferentes situações. OA5. Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa. OA6. Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes. OA7- Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade profissional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A inevitavilidade do conflito CP1.1. Factores que conduzem ao conflito. CP1.2. Elementos de divergência nas situações de conflito. CP2. Os diferentes tipos de conflito nas equipas de trabalho: tarefa, processo e relação. CP3. A escalada de conflito. CP3.1. Utilização da Comunicação para prevenir ou estancar a escalada de conflito. CP4. Competências de resolução de conflitos CP4.1. Estratégias individuais na resolução de conflitos: evitamento, acomodação, competição, colaboração, compromisso. CP4.2. Adequação das estratégias de resolução de conflito à situação. CP5. Desenvolvimento de papéis relacionais e de estilos de participação no trabalho de equipa. CP5.1. Obstáculos à eficácia colectiva CP5.2. Particularidades das equipas virtuais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP2, CO3, CP3.1 OA3 - CP3.1 OA4 - CP1, CP2, CP3 OA5 - CP4, CP4.1, CP4.2 OA6 - CP4, CP4.1, CP4.2, CP5, CP5.1 OA7 - CP4.2, CP5, CP5.1, CP5.2

Avaliação / Assessment


A avaliação tem por base a demonstrações de talentos e capacidades intra/interpessoais instigadas por desafios concretos de simulação de situações/role plays que poderão enfrentar em contexto real de trabalho. De que resultará: Identificação e valorização dos recursos pessoais e de conhecimentos relacionais (25%); Clareza, objetividade e adequação dos materiais produzidos no âmbito do trabalho autónomo (25% ind. + 25% trab. grupo). Trabalho final de reflexão individual de um caso (25%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Dada a natureza interpessoal deste módulo, as aprendizagens são adquiridas através de atividades práticas em grupo que procuram estimular a necessidade de uma atitude proativa e silmultaneamente colaborativa. Do ponto de vista intrapessoal e acordo com os eixos programátcos, saber quem são, como se relacionam, o que precisam para se relacionar melhor e como desenvolver estratégias para o fazer é o processo de ensino-aprendizagem deste módulo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao longo do programa e na sequência das atividades propostas pelas docentes, os estudantes deverão 1) demonstrar competências de análise e valorização das suas experiências e qualidades relacionais (OA1, OA2, OA3, OA6); 2) Saber usar estratégias de resolução de conflitos (OA4, OA4.1, OA4.2); 3) Conciliar o trabalho individual e em equipa (OA5, OA6).

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Neves, G.J., Garrido, M. V.; Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática, Lisboa, Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mello e Sampayo, Marta & Belchior Rocha, Helena. (2021). The Role of Soft Skills Developing Engaged Students in Times of Uncertainty. 2851-2857. 10.21125/edulearn.2021.0616.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16