Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender no contexto de uma abordagem interdisciplinar as variáveis que contribuem para o processo de decisão de compra do consumidor e, por esta via, o valor que o estudo do comportamento do consumidor proporciona para o desenvolvimento da estratégia de marketing.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender a ligação entre o estudo do comportamento do consumidor e o desenvolvimento da estratégia de marketing, nomeadamente, sobre as decisões de segmentação e de comunicação. 2. Caracterizar no contexto de uma abordagem interdisciplinar as variáveis que contribuem para o processo de decisão de compra do consumidor, nomeadamente, a motivação e a personalidade. 3. Contrastar as distintas etapas de evolução do comportamento do consumidor.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Conceito, Natureza e Significado do Comportamento do Consumidor II. Relevância do Comportamento do Consumidor para o Marketing III. Necessidades, Motivação, e o Comportamento do Consumidor IV. Personalidade, Auto Conceito e o comportamento do Consumidor V. Consumo de Massa, Diferenciado e Simbólico VI. Consumo de Experiências e Integração do Marketing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos nove conteúdos programáticos (I a IX) com os três objetivos de aprendizagem (OA1, OA2 e OA3) como a seguir se explicita: - OA 1 - (I, VIII e IX); - OA 2 - (II, III, IV e V); - OA 3 - (VI e VII).
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Participação em sala - 20% - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura. 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivos de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura OA1 e OA3 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Soloman, R., Michael (2019). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Prentice Hall Hawkins, D.; Mothersbaugh, D. (2012) (12ª ed.). Consumer Behavior: Building Marketing Strategy.MacGraw-hill.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Blackwell, R. Miniard, P. E Engel, J. (2006) (10ª ed.). Consumer Behavior. New York: South Western. - Solomon, Bamossy, Askegaard, Hogg (2010) (4ª ed.) Consumer Behaviour - A European Perspective ? FT Prentice Hall. Philips, D.; Consumer Behavior and Insights; Oxford University Press; 2021
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16