Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04479
Acrónimo :
04479
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Analisar os princípios e estratégias organizacionais aplicados pelos retalhistas em mercados que utilizem o omnichannel como modelo de negócio. A ênfase será colocada em retalhistas envolvidos em operações que integrem 2 ou mais canais, incluindo loja, online, e/ou catálogo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Desenvolver a integração com as principais formas de estruturas organizacionais e os benefícios e desafios associados a cada estratégia de omnichannel adoptada. 2. Diferenciar emtre as pontos fortes e limitações associados a cada canal. 3. Compreender o papel desempenhado pelo retalho online associado a estratégias de omnichannel. 4. Avaliar formas em que omnichannel integre marca, preço, comunicação, redes sociais, email marketing. 5.Compreender o o papel do CRM na estratégia omnichannel.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O que é o retalho Omnichannel 2. Tendências no retalho omnichannel 3. Canais de distribuição físicos Canais de venda directa Canais electrónicos O consumidor de retalhos omnichannel 4. A experiência de compra Omnichannel 5. Estratégias de retalho Omnichannel 6. Produto, Preço, Distribuição, Promoção, Social Media Marketing e Email Marketing numa estratégia Omnichannel

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo 1: coberto pelo tópico programático 2) e 3) Objetivo 2: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3), 4) Objetivo 3: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3), 4) Objetivo 4: coberto pelo tópico programático 5), 6) Objetivo 5: coberto pelo tópico programático 5), 6)

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; Participação - 10% - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aos alunos é pedida a sua participação na: 1. Realização de trabalho de grupo; 2. Discussão nas aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo 1: processo de ensino-aprendizagem 1) Objetivo 2: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo 3: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo 4: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo 5: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2)

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dirsehan, T.; Managing customer experiences in na omnichannel world, Emerald Publishing, 2020 Mason, T., Omnichannel Retail, Kogan Page, 2019

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Palmetier, R.; Sivadas, E.; Stern, L.; El-Ansary, A.; Marketing Channel Strategy - na omnichannel approach, Routledge, 2019

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16