Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Analisar os princípios do marketing sustentável. Focar na importância da responsabilidade social corporativa. Desenvolver o conceito de economia circular.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Considerar novas formas inovadoras e sustentáveis de fazer marketing 2. Analisar o poder que uma ferramenta de marketing pode ter no desenvolvimento de inovações responsáveis, no crescimento das empresas e marcas de form sustentável 3. Familiarizar com processos, conceitos e ferramentas utilizados para ajudar os consumidores a alterarem o seu comportamento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Responsabilidade social Corporativa: indicadores, marcas, impacto 2. Propósito da marca e activismo de marca: onde ficar? 3.Mito do consumidor ético: normas sociais, atitude vs comportamento 4. Como desenvolver a mudança? Do consumo para a economia circular 5. 4 P activation
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo 1: coberto pelo tópico programático 2) e 3) Objetivo 2: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3) Objetivo 3: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; Participação - 10% - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aos alunos é pedida a sua participação na: 1. Realização de trabalho de grupo; 2. Discussão nas aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo 1: processo de ensino-aprendizagem 1) Objetivo 2: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo 3: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2)
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Peterson, M.; Sustainable Marketing: a holistic approach, Sage Publications, 2021 Carveill. M.; Butler, G.; Evans, G.; Sustainable Marketing: how to drive profits wit purpose, Bloomberg Business, 2021
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sharma, R.; Kaur, T.; Syan, A.; Sustainable Marketing:new directions and practices, Emerald Publishing, 2021
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16