Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04481
Acrónimo :
04481
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
14.0h/sem
Trabalho Autónomo :
61.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos estudantes as principais definições e aplicações dos sistemas analíticos no Marketing. Os estudantes deverão saber aplicar os principais modelos de marketing analítico e interpretar os seus resultados de forma a criar valor para as organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e descrever os conceitos inerentes às técnicas de data mining e text mining mais utilizadas no Marketing para análise de grandes quantidades de informação. OA2. Aplicar e analisar modelos de data mining para o desenho de projetos de Marketing Analytics de segmentação, aquisição, desenvolvimento e retenção de clientes. OA3. Aplicar e analisar modelos de text mining e análise de sentimentos para obtenção de padrões em e-WOM.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução ao Data Mining e Text Mining e suas aplicações ao Marketing CP2. Modelos de Clustering para Segmentação de Clientes CP3. Modelos Preditivos de Aquisição e Retenção de Clientes (churn) CP4. Web Analytics: A aplicação de text mining e análise de sentimentos à análise de padrões online de e-WOM.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP 1 -> OA 1 CP 2 -> OA 2 CP 3 -> OA 2 CP 5 -> OA 3

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Ativas, com realização de trabalho de grupo ME3. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador ME4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do estudante, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3 ME2 -> OA 2, 3 ME3 -> OA 2, 3 ME4 -> OA 1, 2, 3

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hwang, Y.H. (2019). Hands-On Data Science for Marketing: Improve your Marketing Strategies with Machine Learning using Python and R. Packt Publishing Ldt. UK Artigos científicos indicados pelo docente Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Berry, M.J.A. and Linoff, G.S.. (2011). Data Mining Techniques: For Marketing, Sales, and Customer Relationship Management. Indianapolis: Wiley Grigsby, M. (2018). Marketing Analytics: A Practical Guide to Improving Consumer Insights Using Data Techniques. Kogan Page Publishers.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16