Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Analisar os princípios do marketing sustentável. Focar na importância da responsabilidade social corporativa. Desenvolver o conceito de economia circular.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1 - Conhecer o conceito de Design Thinking e a sua aplicação 2 - Dominar as diferentes fases da metodologia de Design Thinking 3 - Conhecer e experimentar algumas ferramentas do Design Thinking
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Design Thinking - uma abordagem human-centered 2. Processo e fases da metodologia Design Thinking 3. Técnicas e ferramentas associadas às diferentes fases do Design Thinking 4. Implementação do Design Thinking - elementos a ter em conta 5. Referências, fontes e informações adicionais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo 1: coberto pelo tópico programático 2) e 3) Objetivo 2: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3) Objetivo 3: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3) Objetivo 4: coberto pelo tópico programático 4), 5) Objetivo 5: coberto pelo tópico programático 4), 5), 6)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; Participação - 10% - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aos alunos é pedida a sua participação na: 1. Realização de trabalho de grupo; 2. Discussão nas aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo 1: processo de ensino-aprendizagem 1) Objetivo 2: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo 3: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo 4: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2) Objetivo 5: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2)
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Curedale, C.; Design Thinking process and methods, Design Community College, 2019 Brown, T.; Design Thinking, Alta Books, 2020
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sanzo, K.; Scribner, J.; Design thinking: research, innovation and implementation, Information Age Publishing, 2021 HBR's 10 Must Reads on Design Thinking - Harvard Business Review, 2020
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16