Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04487
Acrónimo :
04487
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
- Presencial (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
- Presencial (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
121.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de marketing de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão; OA2. Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado; OA3. Definir as fases de um projecto de intervenção; OA4. Definir acções concretas para esse programa de implementação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1.Diagnóstico sumário da organização P2.Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional P3.Revisão de literatura aplicada P4.Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução P5. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico da envolvente externa e interna (OA1) os estudantes deverão efectuar um diagnóstico geral de uma organização (P1, P3) e de um problema específico que exija uma intervenção (P2) Para sistematizarem os conhecimentos teóricos (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura adequada ao problema diagnosticado (P3) A capacidade de definição das fases de um projecto de intervenção (OA3) deverá ser expressa através da definição de tarefas, orçamentos e cronogramas adequados aos objectivos de intervenção (P4, P5) Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de avaliação dos possíveis impactos dos projectos e das formas como estes podem ser acompanhados (OA4), os estudantes deverão sistematizar as possíveis consequências destes, riscos associados e formas de acompanhamento (P5).

Avaliação / Assessment


Avaliação individual - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias - Estudo acompanhado - Discussão colectiva em sessões tutoriais - Análise documental - Aplicação de grelhas de análise - Focus Groups e entrevistas em ambiente organizacional Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico (OA1) os estudantes poderão utilizar grelhas de análise (eg. SWOT), recolha documental e técnicas de entrevista e de focus grupo, correspondente tratamento de dados e discussão em sessões tutoriais. Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões de tutoria A competência de definição das fases de um projecto de intervenção e a avaliação de impactos (OA3, OA4) será desenvolvida através do uso aplicações informáticas e posteriormente discutidas em sessões de tutoria.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rodriguez, A.; Harvard Business Review Project Management Handbook, Harvard Business Review, 2021 Phadtare, M.; Project Marketing, Routledge, 2022

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A Guide to the project management body of Knowledge - Projec Management Institute, 2021

Data da última atualização / Last Update Date


2024-05-17