Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de marketing de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão; OA2. Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado; OA3. Definir as fases de um projecto de intervenção; OA4. Definir acções concretas para esse programa de implementação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1.Diagnóstico sumário da organização P2.Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional P3.Revisão de literatura aplicada P4.Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução P5. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico da envolvente externa e interna (OA1) os estudantes deverão efectuar um diagnóstico geral de uma organização (P1, P3) e de um problema específico que exija uma intervenção (P2) Para sistematizarem os conhecimentos teóricos (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura adequada ao problema diagnosticado (P3) A capacidade de definição das fases de um projecto de intervenção (OA3) deverá ser expressa através da definição de tarefas, orçamentos e cronogramas adequados aos objectivos de intervenção (P4, P5) Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de avaliação dos possíveis impactos dos projectos e das formas como estes podem ser acompanhados (OA4), os estudantes deverão sistematizar as possíveis consequências destes, riscos associados e formas de acompanhamento (P5).
Avaliação / Assessment
Avaliação individual - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias - Estudo acompanhado - Discussão colectiva em sessões tutoriais - Análise documental - Aplicação de grelhas de análise - Focus Groups e entrevistas em ambiente organizacional Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico (OA1) os estudantes poderão utilizar grelhas de análise (eg. SWOT), recolha documental e técnicas de entrevista e de focus grupo, correspondente tratamento de dados e discussão em sessões tutoriais. Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões de tutoria A competência de definição das fases de um projecto de intervenção e a avaliação de impactos (OA3, OA4) será desenvolvida através do uso aplicações informáticas e posteriormente discutidas em sessões de tutoria.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rodriguez, A.; Harvard Business Review Project Management Handbook, Harvard Business Review, 2021 Phadtare, M.; Project Marketing, Routledge, 2022
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
A Guide to the project management body of Knowledge - Projec Management Institute, 2021
Data da última atualização / Last Update Date
2024-05-17