Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre liderança e inovação em contexto da transformação digital das organizações como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Abordagem introdutória aos conceitos de digitalização e plataformas digitais 2. Os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações 3. Inovação e mudança na dinâmica das organizações 4. Liderança de equipas e da inovação nas organizações. 5. Processos psicossociais na liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital 6. Transformação digital em vários sectores
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta 'demonstração de coerência' decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - pontos 1, 2 e 3 do programa OA2 - ponto 4 do programa OA3 - Pontos 4 e 5 do programa
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Trabalho individual com peso de 100% da nota a entregar durante a 1ª época de exames. Nota mínima de 10 valores. Avaliação por exame: Quem não conseguir aprovação na 1ª época pode entregar novo trabalho na 2ª época valendo 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. A UC Liderar a Transformação Digital e Inovação adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Projetos e em Estudos de Caso, combinada com Aprendizagem Baseada em Tarefas. O storytelling com a construção de narrativas baseadas em casos reais será utilizado como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Estas abordagens pedagógicas estão articuladas com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações. As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes conheçam e avaliem criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a metodologias imersivas ao longo do semestre, como o uso de casos práticos para criar experiências imersivas de aprendizagem, explorar ambientes virtuais e desenvolver experiências simuladas, permitindo uma aprendizagem mais interativa e contextualizada. Será também proposto um projeto online onde os estudantes poderão aplicar o conhecimento em contextos reais com recolha de dados empíricos e ambiente de tutoria entre pares no qual os estudantes colaboram entre si em modo síncrono ou assíncrono através de mensagens ou fóruns de discussão que estimulem a capacidade para utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações. MEA1 – Transversal a todos os OA MEA2 – Transversal a todos os OA MEA3 – Transversal a todos os OA MEA4 – Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Não existem.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Bresciani, S., Ferraris, A., Romano, M., Santoro, G., (2021). Human Resource Management and Digitalisation, Digital Transformation Management for Agile Organizations: A Compass to Sail the Digital World. Emerald Publishing Limited -Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page. - Cobb, A. T. (2012). Leading project teams: The basics of project management and team leadership. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc. -Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant. Boston, MA: Harvard Business School. -Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. New York: Psychology Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Anderson, D. L. (2012). Organizational Development - The Process of Leading Organizational Change. Sage Anderson, N., Potocnik, K., & Zhou, J. (2014). Innovation and creativity in organizations a state-of-the-science review, prospective commentary, and guiding framework. J. of Management, 40(5), 1297-1333. Baldé, M., Ferreira, A. I., & Maynard, T. (2018). SECI driven creativity: the role of team trust and intrinsic motivation. Journal of Knowledge Management, 22(8), 1688-1711. Burke, W.W. (2014). Organization Change - Theory and Practice. Sage. Burke, C. S., Shuffler, M. L., & Wiese, C. W. (2018). Examining the behavioral and structural characteristics of team leadership in extreme environments. Journal of Organizational Behavior, 39(6), 716–730. Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page. Colbert, A., Yee, N., & George, G. (2016). The Digital Workforce and the Workplace of the Future. Academy of Management Journal, 59(3), 731–739. Costa, C. G., Zhou, Q., & Ferreira, A. I. (2018). The impact of anger on creative process engagement: The role of social contexts. Journal of Organizational Behavior, 39(4), 495?506. da Silva, L.B.P., Soltovski, R., Pontes, J., Treinta, F.T., Leitão, P., Mosconi, E., de Resende, L.M.M., Yoshino, R.T. (2022) Human resources management 4.0: Literature review and trends. Computers & Industrial Engineering 168, 108111. Dionisio, M., de Souza Junior, S. J., Paula, F., & Pellanda, P. C. (2023). The role of digital transformation in improving the efficacy of healthcare: A systematic review. The Journal of High Technology Management Research, 34(1). Ferreira, A. I. & Martinez, L. F. (2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Edit. RH. Guo, X., Li, M., Wang, Y., & Mardani, A. (2023). Does digital transformation improve the firm’s performance? From the perspective of digitalization paradox and managerial myopia. Journal of Business Research, 163. Karp, R. (2022). Gaining Organizational Adoption: Strategically Pacing the Deployment of Digital Innovations. Academy of Management Journal, 1. https://doi.org/10.5465/amj.2020.0548 Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Santos, C.M., Passos, A.M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly, 27, 574-587. Tidd, J., & Bessant, J.R. (2018). Managing innovation: Integrating technological, market and organizational change. New York: Wiley. Uitdewilligen, S., & Waller, M. J. (2018). Information sharing and decision-making in multidisciplinary crisis management teams. Journal of Organizational Behavior, 39(6), 731–748. Vuchkovski, D., Zalaznik, M., Mitręga, M., & Pfajfar, G. (2023). A look at the future of work: The digital transformation of teams from conventional to virtual. Journal of Business Research, 163. Westerman, G., Bonnet, D., McAffe, A. (2014). Leading digital: turning technology into business transformation. Boston: Harvard Business Review Press. Zhang, M. J., Zhang, Y., & Law, K. S. (2022). Paradoxical Leadership and Innovation in Work Teams: The Multilevel Mediating Role of Ambidexterity and Leader Vision as a Boundary Condition. Academy of Management Journal, 65(5), 1652–1679.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16