Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04493
Acrónimo :
04493
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
150.0
Horas de Trabalho Total :
175.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre liderança e inovação em contexto da transformação digital das organizações como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Abordagem introdutória aos conceitos de digitalização e plataformas digitais 2. Os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações 3. Inovação e mudança na dinâmica das organizações 4. Liderança de equipas e da inovação nas organizações. 5. Processos psicossociais na liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital 6. Transformação digital em vários sectores

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta 'demonstração de coerência' decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - pontos 1, 2 e 3 do programa OA2 - ponto 4 do programa OA3 - Pontos 4 e 5 do programa

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Trabalho individual com peso de 100% da nota a entregar durante a 1ª época de exames. Nota mínima de 10 valores. Avaliação por exame: Quem não conseguir aprovação na 1ª época pode entregar novo trabalho na 2ª época valendo 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. A UC Liderar a Transformação Digital e Inovação adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Projetos e em Estudos de Caso, combinada com Aprendizagem Baseada em Tarefas. O storytelling com a construção de narrativas baseadas em casos reais será utilizado como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Estas abordagens pedagógicas estão articuladas com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações. As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes conheçam e avaliem criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a metodologias imersivas ao longo do semestre, como o uso de casos práticos para criar experiências imersivas de aprendizagem, explorar ambientes virtuais e desenvolver experiências simuladas, permitindo uma aprendizagem mais interativa e contextualizada. Será também proposto um projeto online onde os estudantes poderão aplicar o conhecimento em contextos reais com recolha de dados empíricos e ambiente de tutoria entre pares no qual os estudantes colaboram entre si em modo síncrono ou assíncrono através de mensagens ou fóruns de discussão que estimulem a capacidade para utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações. MEA1 – Transversal a todos os OA MEA2 – Transversal a todos os OA MEA3 – Transversal a todos os OA MEA4 – Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Não existem.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16