Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04493
Acrónimo :
04493
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
150.0
Horas de Trabalho Total :
175.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre liderança e inovação em contexto da transformação digital das organizações como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos e-liderança e de plataformas digitais na inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas plataformas digitais. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Abordagem introdutória aos conceitos de digitalização e plataformas digitais CP2. Os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações CP3. Inovação e mudança na dinâmica das organizações (Blue Ocean Strategy) CP4. Liderança de equipas remotas e da inovação nas organizações. CP5. Processos psicossociais na e-liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital CP6. Transformação digital em vários sectores

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A Unidade Curricular (UC) visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre a transformação digital e a inovação, bem como da metodologia de análise, liderança e implementação de processos. Sendo assim, o primeiro objetivo de aprendizagem (OA) que procura descrever e contrastar teorias sobre processos e-liderança e de plataformas digitais na inovação organizacional remete para os três pontos do conteúdo programático e enfatiza os aspetos introdutórios das plataformas digitais e da inovação. O OA2 que visa conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas plataformas digitais aparece mais representado no ponto 4 do programa e enfatiza as dinâmicas das equipas em ambientes virtuais. Por último, o OA3 associado à utilização de métodos para diagnosticar e intervir na transformação digital cobre os pontos 4 e 5 do programa nos domínios da e-liderança e dos vários contextos de intervenção.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Casos práticos desenvolvidos em aula (40%) - 1 teste escrito individual e sem consulta (60%) Não existe opção de exame em 1ª época. A nota mínima em teste escrito de 1ª época deve ser de 9.5 valores. A nota do trabalho de grupo não será considerada para avaliação de exame em 2ª época. 2ª época - Exame escrito sem consulta contemplando toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Os critérios de assiduidade não serão considerados nesta unidade curricular.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno e de estudo para teste individual. A UC Liderar a Transformação Digital e Inovação adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Projetos e em Estudos de Caso, combinada com Aprendizagem Baseada em Tarefas. O storytelling com a construção de narrativas baseadas em casos reais será utilizado como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Estas abordagens pedagógicas estão articuladas com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações. As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem presencial, online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes conheçam e avaliem criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a metodologias imersivas ao longo do semestre, como o uso de casos práticos para criar experiências imersivas de aprendizagem, explorar ambientes virtuais e desenvolver experiências simuladas, permitindo uma aprendizagem mais interativa e contextualizada. Será também proposto um projeto online onde os estudantes poderão aplicar o conhecimento em contextos reais com recolha de dados empíricos e ambiente de tutoria entre pares no qual os estudantes colaboram entre si em modo síncrono ou assíncrono através de mensagens ou fóruns de discussão que estimulem a capacidade para utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações. Em suma, os conteúdos programáticos (CP1 a CP6) propostos na unidade curricular procuram todos responder aos três objetivos de aprendizagem (OA1 a OA3) da UC. Servem também objetivos relacionados com a avaliação dos alunos no que diz respeito ao teste escrito e também à resolução dos casos apresentados em aula.

Observações / Observations


Não existem.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bankins, S., Ocampo, A. C., Marrone, M., Restubog, S. L. D., & Woo, S. E. (2024). A multilevel review of artificial intelligence in organizations: Implications for organizational behavior research and practice. Journal of Organizational Behavior, 45(2), 159–182. Bresciani, S., Ferraris, A., Romano, M., Santoro, G., (2021). Human Resource Management and Digitalisation, Digital Transformation Management for Agile Organizations: A Compass to Sail the Digital World. Emerald Publishing Limited Brown, J. W. (2023). Leading the Digital Workforce. CRC Press. Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant. Boston, MA: Harvard Business School. Rogers, D. L. (2023). The Digital Transformation Roadmap. Columbia University Press. Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. New York: Psychology Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Anderson, D. L. (2023). Organizational Development - The Process of Leading Organizational Change. Sage Anderson, N., Potocnik, K., & Zhou, J. (2014). Innovation and creativity in organizations a state-of-the-science review, prospective commentary, and guiding framework. J. of Management, 40(5), 1297-1333. Baldé, M., Ferreira, A. I., & Maynard, T. (2018). SECI driven creativity: the role of team trust and intrinsic motivation. Journal of Knowledge Management, 22(8), 1688-1711. Burke, W.W. (2014). Organization Change - Theory and Practice. Sage. Burke, C. S., Shuffler, M. L., & Wiese, C. W. (2018). Examining the behavioral and structural characteristics of team leadership in extreme environments. Journal of Organizational Behavior, 39(6), 716–730. Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page. Chamakiotis, P., Panteli, N., & Davison, R. M. (2021). Reimagining e-leadership for reconfigured virtual teams due to Covid-19. International Journal of Information Management, 60, 102381. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2021.102381 Colbert, A., Yee, N., & George, G. (2016). The Digital Workforce and the Workplace of the Future. Academy of Management Journal, 59(3), 731–739. Costa, C. G., Zhou, Q., & Ferreira, A. I. (2018). The impact of anger on creative process engagement: The role of social contexts. Journal of Organizational Behavior, 39(4), 495-506. da Silva, L.B.P., Soltovski, R., Pontes, J., Treinta, F.T., Leitão, P., Mosconi, E., de Resende, L.M.M., Yoshino, R.T. (2022) Human resources management 4.0: Literature review and trends. Computers & Industrial Engineering 168, 108111. Dionisio, M., de Souza Junior, S. J., Paula, F., & Pellanda, P. C. (2023). The role of digital transformation in improving the efficacy of healthcare: A systematic review. The Journal of High Technology Management Research, 34(1). Donovan, T. (2023). HR in the age of AI: The Illusion of Control (Revolutionizing HR: Transforming People Management in the Digital Age). Independently published. El Sawy, O. A., Kræmmergaard, P., Amsinck, H., & Vinther, A. L. (2016). How LEGO Built the Foundations and Enterprise Capabilities for Digital Leadership. MIS Quarterly Executive, 15(2), 141–166. Ferreira, A. I. & Martinez, L. F. (2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Edit. RH. Guo, X., Li, M., Wang, Y., & Mardani, A. (2023). Does digital transformation improve the firm’s performance? From the perspective of digitalization paradox and managerial myopia. Journal of Business Research, 163. Karp, R. (2022). Gaining Organizational Adoption: Strategically Pacing the Deployment of Digital Innovations. Academy of Management Journal, 1. https://doi.org/10.5465/amj.2020.0548 Lamarre, E., Smaje, K., & Zemmel, R. (2023). Rewired. John Wiley & Sons. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Pandey, A., Grima, S., Pandey, S., & Balusamy, B. (2024). The Role of HR in the Transforming Workplace. CRC Press. Santos, C.M., Passos, A.M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly, 27, 574-587. Sen, S. (2020). Digital HR Strategy. Kogan Page Publishers. Tidd, J., & Bessant, J.R. (2018). Managing innovation: Integrating technological, market and organizational change. New York: Wiley. Uitdewilligen, S., & Waller, M. J. (2018). Information sharing and decision-making in multidisciplinary crisis management teams. Journal of Organizational Behavior, 39(6), 731–748. Vuchkovski, D., Zalaznik, M., Mitręga, M., & Pfajfar, G. (2023). A look at the future of work: The digital transformation of teams from conventional to virtual. Journal of Business Research, 163. Westerman, G., Bonnet, D., McAffe, A. (2014). Leading digital: turning technology into business transformation. Boston: Harvard Business Review Press. Zhang, M. J., Zhang, Y., & Law, K. S. (2022). Paradoxical Leadership and Innovation in Work Teams: The Multilevel Mediating Role of Ambidexterity and Leader Vision as a Boundary Condition. Academy of Management Journal, 65(5), 1652–1679.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31