Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre liderança e inovação em contexto da transformação digital das organizações como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos e-liderança e de plataformas digitais na inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas plataformas digitais. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Abordagem introdutória aos conceitos de digitalização e plataformas digitais CP2. Os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações CP3. Inovação e mudança na dinâmica das organizações (Blue Ocean Strategy) CP4. Liderança de equipas remotas e da inovação nas organizações. CP5. Processos psicossociais na e-liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital CP6. Transformação digital em vários sectores
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A Unidade Curricular (UC) visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre a transformação digital e a inovação, bem como da metodologia de análise, liderança e implementação de processos. Sendo assim, o primeiro objetivo de aprendizagem (OA) que procura descrever e contrastar teorias sobre processos e-liderança e de plataformas digitais na inovação organizacional remete para os três pontos do conteúdo programático e enfatiza os aspetos introdutórios das plataformas digitais e da inovação. O OA2 que visa conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas plataformas digitais aparece mais representado no ponto 4 do programa e enfatiza as dinâmicas das equipas em ambientes virtuais. Por último, o OA3 associado à utilização de métodos para diagnosticar e intervir na transformação digital cobre os pontos 4 e 5 do programa nos domínios da e-liderança e dos vários contextos de intervenção.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Casos práticos desenvolvidos em aula (40%) - 1 teste escrito individual e sem consulta (60%) Não existe opção de exame em 1ª época. A nota mínima em teste escrito de 1ª época deve ser de 9.5 valores. A nota do trabalho de grupo não será considerada para avaliação de exame em 2ª época. 2ª época - Exame escrito sem consulta contemplando toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Os critérios de assiduidade não serão considerados nesta unidade curricular.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno e de estudo para teste individual. A UC Liderar a Transformação Digital e Inovação adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Projetos e em Estudos de Caso, combinada com Aprendizagem Baseada em Tarefas. O storytelling com a construção de narrativas baseadas em casos reais será utilizado como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Estas abordagens pedagógicas estão articuladas com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações. As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem presencial, online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes conheçam e avaliem criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a metodologias imersivas ao longo do semestre, como o uso de casos práticos para criar experiências imersivas de aprendizagem, explorar ambientes virtuais e desenvolver experiências simuladas, permitindo uma aprendizagem mais interativa e contextualizada. Será também proposto um projeto online onde os estudantes poderão aplicar o conhecimento em contextos reais com recolha de dados empíricos e ambiente de tutoria entre pares no qual os estudantes colaboram entre si em modo síncrono ou assíncrono através de mensagens ou fóruns de discussão que estimulem a capacidade para utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações. Em suma, os conteúdos programáticos (CP1 a CP6) propostos na unidade curricular procuram todos responder aos três objetivos de aprendizagem (OA1 a OA3) da UC. Servem também objetivos relacionados com a avaliação dos alunos no que diz respeito ao teste escrito e também à resolução dos casos apresentados em aula.
Observações / Observations
Não existem.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31