Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Definir o que é comunicação, multimédia e comunicação multimédia; 2. Descrever e aplicar as teorias mais importantes no âmbito da aprendizagem multimédia (e.g. Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia e Teoria da Carga Cognitiva); 3. Caracterizar as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto de Comunicação Multimédia; 4. Conceber um projeto multimédia aplicando os princípios da aprendizagem multimédia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes da UC devem ser capazes de: OA1. Descrever o papel do sistema mnemónico da aprendizagem multimédia; OA2. Descrever os pressupostos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (canal duplo, capacidade limitada e processamento ativo); OA3. Descrever e aplicar os 5 processos da Teoria da Carga Cognitiva da Aprendizagem Multimédia; OA4. Interpretar a forma como os seres humanos processam informações provenientes de imagens, palavras narradas e impressas; OA5. Definir carga cognitiva e distinguir os diferentes tipos; OA6. Conhecer estratégias para gerir de forma eficiente a carga cognitiva; OA7. Planear um projeto multimédia partindo da definição de objetivos, recursos e calendarização e gestão de tarefas; OA8. Elaborar protótipos detalhando esquemas de navegação e conteúdos; OA9. Testar e validar um produto multimédia.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Conceitos de memória: * trabalho * longo prazo * interação entre a MT e MLP * aprendizagem (perspetiva cognitivista) CP2. Conceitos de: * Comunicação * Multimédia CP3. Teoria da Aprendizagem Multimédia CP4. Processo da Aprendizagem Multimédia CP5. Princípios da aprendizagem multimédia CP6. Teoria da Carga Cognitiva CP7. Apresentações multimédia CP8. Vídeos educativos de acordo com a Teoria da Aprendizagem Multimédia CP9. Conceção, produção e avaliação de projetos multimédia em contexto educativo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A introdução do sistema mnemónico humano (CP1 e CP2) prepara para o OA1, capacitando os alunos para compreensão dos conceitos básicos da aprendizagem multimédia. Os CP3, CP4 e CP5, sobre os pressupostos e implicações da teoria da aprendizagem multimédia, associa-se com os OA2, OA3 e OA4, dado que permitem trabalhar competências relacionadas com a construção de recursos multimédia. Relativamente à teoria da carga cognitiva (CP6), o CP vincula-se aos OA5 e OA6, fornecendo normas para a conceção de recursos multimédia . Os CP7 e CP8, sobre apresentações multimédia e vídeos educativos, é congruente com o OA6, uma vez que é uma aplicação prática da teoria. O conteúdos sobre conceção, produção e avaliação de projetos multimédia (CP9) está alinhado com os OA7, OA8 e OA9, permitindo a implementação prática e eficaz dos conceitos teórico abordados na UC.
Avaliação / Assessment
Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação ao longo do semestre ou exame final. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre (1ªépoca) os estudantes realizam: - várias tarefas individuais (20%) com nota mínima de 8,5 - um teste escrito individual (20%) - um projeto final em grupo (60%) Na modalidade de exame final (disponível para a 1ªépoca, 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem será pautado por uma abordagem de aprendizagem ativa, portanto centrada no estudante. Esta abordagem implica a aplicação de conhecimentos a novas situações, envolvendo a participação de todos os estudantes, promovendo ainda a discussão, a reflexão e o feedback, de modo a estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá, numa primeira fase explicar os princípios e características das três teorias da aprendizagem, descrever os modelos mais representativos associados às três teorias da aprendizagem. Posteriormente, os estudantes terão de analisar as principais características da teoria da aprendizagem multimédia, nomear os princípios da aprendizagem multimédia, selecionar os princípios da aprendizagem multimédia de acordo com o tipo de recurso educativo multimédia e relacionar os princípios da teoria da carga cognitiva com a teoria aprendizagem multimédia. Irão ainda aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de análise e pensamento crítico, necessários à criação de um recurso educativo multimédia. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre todas as tarefas. Os estudantes irão ainda aplicar estratégias de gestão eficiente da carga cognitiva na conceção de recursos educativos multimédia através da utilização de exemplos parcialmente construídos. Os estudantes terão acesso a informações detalhadas sobre cada tópico, incluindo contexto, personagens e problemas específicos a serem resolvidos (tarefas). Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos e que seja estimulado o pensamento crítico e a resolução de problemas. Dentro deste framework concetual os alunos serão capazes de construir apresentações multimédia e vídeos educativos com maior rigor e qualidade.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Brouner, N. (2022). Using video to develop teaching. New York: Routledge. Mayer, R. E. & Fiorella, L. (2022). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning (3rd ed.). New York: Cambridge University Press. Mayer, R. E. (2021). Multimedia Learning (3rd ed). New York: Cambridge University Press. Miranda, G.L, Rafael, M., Melo, M., Costa, J.M., & Pontes, T.B. (2021). 4C-ID model and cognitive approaches to instructional design and technology: emerging research and opportunities. Hershey PA, USA. IGI-Global.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30