Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04510
Acrónimo :
04510
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Definir o que é comunicação, multimédia e comunicação multimédia; 2. Descrever e aplicar as teorias mais importantes no âmbito da aprendizagem multimédia (e.g. Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia e Teoria da Carga Cognitiva); 3. Caracterizar as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto de Comunicação Multimédia; 4. Conceber um projeto multimédia aplicando os princípios da aprendizagem multimédia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes da UC devem ser capazes de: 1. Descrever os pressupostos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (canal duplo, capacidade limitada e processamento ativo); 2. Descrever o papel do sistema mnemónico da aprendizagem multimédia; 3. Descrever e aplicar os 5 processos da Teoria da Carga Cognitiva da Aprendizagem Multimédia; 4. Interpretar a forma como os seres humanos processam informações provenientes de imagens, palavras narradas e impressas; 5. Definir carga cognitiva e distinguir os diferentes tipos; 6. Conhecer estratégias para gerir de forma eficiente a carga cognitiva; 7. Planear um projeto multimédia partindo da definição de objetivos, recursos e calendarização e gestão de tarefas; 8. Elaborar protótipos detalhando esquemas de navegação e conteúdos; 9. Testar e validar um produto multimédia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos de memória: * trabalho * longo prazo * interação entre a MT e MLP * aprendizagem (perspetiva cognitivista) 2. Conceitos de: * Comunicação * Multimédia 3. Teoria da Aprendizagem Multimédia 4. Processo da Aprendizagem Multimédia 5. Princípios da aprendizagem multimédia 6. Teoria da Carga Cognitiva 7. Apresentações multimédia 8. Vídeos educativos de acordo com a Teoria da Aprendizagem Multimédia 9. Conceção, produção e avaliação de projetos multimédia em contexto educativo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem em sala de aula e de trabalho autónomo, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação, começando sempre com exemplos resolvidos ou parcialmente resolvidos. Nestas tarefas os estudantes irão aplicar dos conhecimentos teóricos abordados em aula. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e projetos. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre a teoria e a prática, melhorando a reprodução e a transferência de aprendizagem. Como estratégias de motivação dos estudantes, a UC incluirá a tutoria entre pares ao longo do semestre, onde irão colaborar entre si e o design thinking para a resolução de problemas com maior complexidade, sendo os estudantes estimulados a identificar desafios, recolher informações, gerar ideias e criar soluções.

Avaliação / Assessment


Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação periódica ou exame final. Na modalidade de avaliação periódica (só para a 1ªépoca) os estudantes realizam: - várias tarefas realizadas em grupo (20%) com nota mínima de 8,5 - um teste escrito individual (20%) - um projeto final (60%) Na modalidade de exame final (disponível para a 1ªépoca, 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem será pautado por uma abordagem de aprendizagem ativa, portanto centrada no estudante. Esta abordagem implica a aplicação de conhecimentos a novas situações, envolvendo a participação de todos os estudantes, promovendo ainda a discussão, a reflexão e o feedback, de modo a estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá, numa primeira fase explicar os princípios e características das três teorias da aprendizagem, descrever os modelos mais representativos associados às três teorias da aprendizagem. Posteriormente, os estudantes terão de analisar as principais características da teoria da aprendizagem multimédia, nomear os princípios da aprendizagem multimédia, selecionar os princípios da aprendizagem multimédia de acordo com o tipo de recurso educativo multimédia e relacionar os princípios da teoria da carga cognitiva com a teoria aprendizagem multimédia. Irão ainda aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de análise e pensamento crítico, necessários à criação de um recurso educativo multimédia. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre todas as tarefas. Os estudantes irão ainda aplicar estratégias de gestão eficiente da carga cognitiva na conceção de recursos educativos multimédia através da utilização de exemplos parcialmente construídos. Os estudantes terão acesso a informações detalhadas sobre cada tópico, incluindo contexto, personagens e problemas específicos a serem resolvidos (tarefas). Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos e que seja estimulado o pensamento crítico e a resolução de problemas. Dentro deste framework concetual os alunos serão capazes de construir apresentações multimédia e vídeos educativos com maior rigor e qualidade.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


R. Mayer / Cambridge: Cambridge University Press., The Cambridge handbook of multimedia learning (2nd ed.)., 2014, ·, · L. G. Miranda / Lisboa: Relógio d'Água Editores., Ensino online e aprendizagem multimédia., 2009, ·, · G.L. Miranda, M. Rafael, M. Melo, J. M. Costa, T.B. Pontes / Hershey PA, USA. IGI-Global., 4C-ID model and cognitive approaches to instructional design and technology: emerging research and opportunities., 2021, ·, · J. Sweller, P. Ayres, S. Kalyuga / New York: Springer., Cognitive load theory., 2011, ·, ·

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16