Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04511
Acrónimo :
04511
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para reconhecer o papel da gestão e das organizações na sociedade. Deverá ser capaz de identificar as diferentes funções de gestão e como estas afetam o desempenho organizacional, a inovação, a escolha das ferramentas digitais e impactam a sociedade na dimensão económica, social e ambiental.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a: OA1. Conhecer e compreender o papel das organizações e do gestor na sociedade OA2. Compreender os modelos de gestão e os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização OA3. Explicar e analisar os efeitos da envolvente nas organizações OA4. Avaliar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão OA5. Compreender e avaliar o papel da gestão no âmbito da inovação, das ferramentas digitais, da responsabilidade social e da sustentabilidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A Gestão e as Organizações CP2. Modelos de Gestão CP3. Meio Envolvente CP4. Planeamento CP5. Estruturas Organizacionais CP6. Liderança CP7. Motivação CP8. Controlo CP9. Empreendedorismo e Inovação CP10. Ferramentas Digitais CP11. Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são concretizados nos conteúdos e estão organizados de forma integrada. As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1, OA2 – CP1, CP2, CP7 OA1, OA3 – CP1, CP3, CP11 OA2, OA4 – CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA5 – CP9, CP10, CP11

Avaliação / Assessment


Estão previstas duas vias de avaliação da UC: Avaliação Periódica - composta pelos seguintes instrumentos: • Apresentação Intercalar de Trabalho de Grupo em aula – 15% • Apresentação Final de Trabalho de Grupo em aula – 20% • Relatório Escrito de Trabalho de Grupo - 15% • Prova Escrita no final do semestre em 1ª Época - 50% • A nota mínima para validação da avaliação em cada o instrumento de avaliação é de 7,50 valores • Para aprovação na UC é necessário média ponderada mínima de 9,50 valores • Requer-se ainda uma assiduidade mínima das aulas de 80% Avaliação por Exame Final • O Exame Final escrito acontece no final do semestre e haverá, para o efeito, três épocas, 1ª Época, 2ª Época e em alguns casos, Época Especial • A nota mínima de aprovação no Exame é de 9,50 valores, contando em 100% para a nota final Nota 1: Os alunos que não obtenham aproveitamento na Avaliação Periódica podem submeter-se ao Exame Final da 2ª Época, e em alguns casos, Época Especial Nota 2: As notas referentes a cada momento de avaliação do trabalho de grupo – Apresentações e Relatório – são iguais para todos os elementos do grupo, porém podem sofrer ajustes individuais para refletir a participação de cada um Nota 3: Os alunos em Avaliação Periódica podem solicitar Avaliação por Exame Final até ao último dia de aulas

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas estão estruturadas sob o modelo teórico-prático. As metodologias de ensino a serem aplicadas nesta UC incluem: - Metodologia Expositiva, com a explicação de modelos teóricos, fazendo referência aos princípios e conceitos a reter através de exemplos e da prática das organizações - Metodologia Participativa, com a realização de exercícios em sala, incluindo a discussão de casos práticos, reflexão sobre artigos e outros materiais da vida real das empresas - Metodologia Ativa, através de trabalho de grupo que requerem apresentação em sala e a produção de relatório escrito - Estudo Autónomo, necessário realizar leituras de casos para a participação nas discussões e realizar investigação académica para a produção dos trabalhos de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todas as metodologias de ensinos estão interligadas e relacionadas com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia Expositiva – todos os objetivos - Metodologia Participativa – todos os objetivos - Metodologia Ativa – todos os objetivos e em particular OA4, OA5 e OA6 - Estudo Autónomo – todos os objetivos

Observações / Observations


Horário de atendimento presencial: Segundas-feiras das 17h00 às 18h00, com marcação prévia por email. Atendimento permanente via email

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Boddy, David, Management: Using Practice and Theory to Develop Skill, 2020, 8th Edition, Pearson,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Robbins, S., Coulter, M., De Cenzo, D,, Fundamentals of Management, 2020, 11th Global Edition, Pearson, Robbins, S., Coulter, M., Management, 2020, 15th Global Edition, Pearson, Teixeira, Sebastião, Gestão das Organizações, 2022, 4ª Edição, Escolar Editora,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16