Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04514
Acrónimo :
04514
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Conhecer a definição e áreas da IA e da Aprendizagem Automática OA2: Conhecer a definição de agente inteligente e a suas características OA3: Identificar os vários componentes de um Sistema Tutor Inteligente (STI) OA4: Aplicar a melhor representação do conhecimento no STI OA5: Aplicar o melhor método de inferência e diagnóstico em diferentes contextos OA6: Aplicar métodos de conversação e reconhecimento de interação paciente-computador OA7: Aplicar formas de Interação Pessoa-IA para colaboração e monitorização dos cuidados de saúde OA8: Identificar métodos para a personalização e adaptação de modelos na área da saúde OA9: Aplicar técnicas de IA para diagnóstico OA10: Identificar os princípios de uma IA responsável e confiável

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à inteligência artificial e aprendizagem automática CP2: Introdução aos Agentes Inteligentes CP3: Sistemas Tutores Inteligentes CP3.1.: Componentes do STI CP3.2.: Modelação do Paciente CP3.3.: Representação e Inferência do Conhecimento CP4: Agentes de Conversação e Tutores Virtuais CP5: Colaboração Pessoa-IA CP6: Geração e Gestão de conteúdos inteligentes CP7: Análise de dados de Saúde CP8: IA na Saúde - ética e responsável

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - {CP1, CP2} OA2 - {CP2} OA3 - {CP2, CP3} OA4 - {CP3, CP4} OA5 - {CP3, CP4, CP5} OA6 - {CP5} OA7 - {CP3, CP4, CP5, CP6, CP7} OA8 - {CP6, CP7} OA9 - {CP7, CP8} OA10 - {CP8}

Avaliação / Assessment


A UC não tem avaliação por exame. Os alunos são avaliados a 100% por projeto: Época 1: A1. Tarefas de programação validadas pelos docentes (20%), nota mínima 9,5 A2. Projeto Individual com discussão (35%), nota mínima 8,5 A3. Projeto em Grupo com discussão (45%), nota mínima 8,5 Época 2: A1. Projeto individual com discussão (100%), nota mínima 9,5 Época especial: A1: Projeto individual com discussão (100%), nota mínima 9,5

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC seguirá uma abordagem combinada de metodologias: MEA1: Aprendizagem baseada em tarefas no período dedicado ao desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da IA aplicada à Saúde MEA2: Aprendizagem baseada em projeto no período dedicado à aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem (ME) e os objetivos de aprendizagem (OA): ME1: {OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA8, OA10} ME2: {OA4, OA5, OA6, OA7, OA8, OA9}

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


K. H. Yu, A. L. Beam, I. S. Kohane / Nature biomedical engineering, 2(10), 719-731., Artificial intelligence in healthcare., 2018, ·, · S. Russell, P. Norvig, Artificial intelligence: a modern approach., 2002, ·, · P. Rajpurkar, E. Chen, O. Banerjee, et al. / Nature Medicine 28, 31–38., AI in health and medicine, 2022, ·, · A. Panesar / Coventry, UK: Apress., Machine learning and AI for healthcare, 2019, ·, · F. Jiang, Y. Jiang, H. Zhi, Y. Dong H. Li, S. Ma, et al. / Nkambou, R., Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (Eds.). (2010). Advances in intelligent tutoring systems (Vol. 308). Springer Science & Business Media., Artificial intelligence in healthcare: past, present and future. Stroke and vascular neurology, 2017, ·, · T. Davenport, R. Kalakota, The potential for artificial intelligence in healthcare., 2019, ·, · A. Bohr, K. Memarzadeh / Academic Press, Artificial intelligence in healthcare., 2020, ·, ·

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16