Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04516
Acrónimo :
04516
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
- Presencial (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
- Presencial (TP) :
6.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
- Presencial (TC) :
6.0h/sem
- Síncrono à distância (TC) :
14.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
- Presencial (OT) :
2.0h/sem
- Síncrono à distância (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos e capacidades adquiridas nas anteriores UCs de Projeto (Planeamento e Gestão de Projeto, Empreendedorismo e Inovação I e II).

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta unidade curricular é o de dotar os estudantes com a capacidade de iniciar o desenvolvimento de um projeto real de base tecnológica, no tema da especialidade da respetiva licenciatura. Os estudantes, organizados em grupos, terão a oportunidade de integrarem os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas durante o curso e de as aplicarem no desenvolvimento de um produto, serviço ou processo inovador, num contexto concreto empresarial, do setor institucional público, do setor social, ou ainda num projeto académico. Adotando metodologias de cocriação e de gestão ágil de projetos, os alunos irão criar empatia com o utilizador e a sua organização, selecionar e definir um problema de projeto específico, levantar as questões relacionadas com o mesmo, e realizar uma revisão sistemática da literatura. Durante a UC, os alunos irão ainda desenvolver competências de criatividade, inovação, autoaprendizagem, trabalho em equipa e expressão oral e escrita.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Identificar as necessidades analíticas do projeto (compreensão do negócio). OA2: Identificar as variáveis que conduzem ao conhecimento necessário. OA3: Tratar os dados com técnicas e ferramentas apropriadas para atingir os objetivos propostos. OA4: Produzir, em documento adequado, a correta divulgação dos resultados obtidos, explicando as decisões de implementação do projeto. OA5: Lidar com o problema da privacidade, acesso e qualidade dos dados. OA6: Desenvolver um pensamento crítico na exploração, análise e comunicação de dados para a tomada de decisão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 – Divulgação e seleção de projetos aplicados em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão. CP2 – Revisão da metodologia de desenvolvimento de projetos de Data Mining (CRISP-DM). CP3 – Levantamento do estado da arte com base na metodologia PRISMA. CP4 – Desenvolvimento do projeto com técnicas e ferramentas apropriadas a cada projeto. CP5 – Templates de divulgação de resultados obtidos. CP6 – Questões de privacidade, acesso e qualidade de dados. CP7 – Escrita de artigo científico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram organizados para garantir a aquisição das competências estabelecidas nos objetivos de aprendizagem. CP1 e CP2 abordam os fundamentos do negócio e metodologias de projeto (OA1). CP3 introduz o levantamento do estado da arte com base na metodologia PRISMA, proporcionando o enquadramento científico necessário para a definição do problema e identificação das variáveis relevantes (OA1, OA2). CP4 e CP6 permitem o desenvolvimento do projeto e o tratamento adequado dos dados (OA3), enquanto CP5 e CP7 orientam a produção e apresentação científica dos resultados (OA4), sensibilizando simultaneamente para questões de privacidade, acesso e qualidade dos dados (OA5). O desenvolvimento do pensamento crítico (OA6) é estimulado de forma transversal ao longo da UC, em todas as fases do projeto.

Avaliação / Assessment


A UC não tem a modalidade de avaliação por exame dado a sua natureza de projeto aplicado a situações reais. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes de avaliação do trabalho prático/ projeto: Avaliação contínua obrigatória (sem exame): 3 entregas intercalares (grupo, com nota individual): 3 × 5% = 15% Relatório final (formato artigo, grupo, com nota individual): 50% Apresentação e discussão do projeto (grupo, com nota individual): 35% Notas adicionais: Projetos podem ser individuais ou em grupo (max. 4 elementos); Nota mínima de 10 valores no relatório final e na apresentação; Presença obrigatória na apresentação final;

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para um total de 150 horas: Aulas expositivas teórico-práticas no ISCTE e nas organizações. Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo e apresentações por convidados. Aulas ativas orientadas para a realização dos entregáveis do projeto de grupo, com recurso a ferramentas do estado da arte. Realização de um levantamento do estado da arte com base na metodologia PRISMA, como etapa inicial de fundamentação científica do projeto. Aulas de apoio tutorial no ISCTE e nas organizações. Trabalho autónomo por parte do aluno, incluindo autoestudo, revisão da matéria dada e concretização dos entregáveis do projeto de grupo..

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e a avaliação da unidade curricular foram concebidas para garantir uma aprendizagem ativa, aplicada e alinhada com os objetivos de aprendizagem. A combinação de aulas teórico-práticas, análise de casos de estudo e apresentações convidadas proporciona aos estudantes os fundamentos teóricos e metodológicos essenciais à definição do problema, identificação de necessidades e levantamento de requisitos (OA1). A realização de um levantamento sistemático do estado da arte, com base na metodologia PRISMA, reforça a capacidade de fundamentar cientificamente o projeto e de identificar variáveis críticas para a análise (OA2). As aulas ativas, centradas na realização dos entregáveis do projeto, permitem aos estudantes aplicar técnicas de manipulação de dados com ferramentas do estado da arte, assegurando a execução eficaz do projeto (OA3). O acompanhamento tutorial contínuo, tanto no ISCTE como nas organizações de acolhimento, oferece orientação personalizada para ultrapassar desafios específicos de cada projeto. A produção do relatório final em formato de artigo científico (50% da nota final) garante o desenvolvimento de competências na comunicação estruturada e na documentação rigorosa dos resultados e decisões tomadas (OA4). Este relatório sintetiza o percurso do projeto, incluindo tratamento de dados, privacidade, qualidade da informação e impacto na tomada de decisão (OA5). A apresentação e discussão pública do projeto (35%), em conjunto com as entregas intercalares (15%), promove a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências comunicacionais. Este processo contínuo fomenta o pensamento analítico e a capacidade de argumentação sustentada (OA6). A obrigatoriedade de uma nota mínima de 10 valores no relatório final e na apresentação/discussão assegura a consistência e qualidade dos projetos desenvolvidos, garantindo que todos os grupos atinjam um nível adequado de maturidade e impacto. Deste modo, a UC oferece um ambiente coerente e integrador, que alia a teoria à prática, promovendo a construção de soluções fundamentadas, bem documentadas e com relevância real para os contextos organizacionais em que são desenvolvidas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Outra bibliografia dependente dos temas específicos do projeto e das orgaizações onde os alunos o irão desenvolver. T. Brown / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, · Value proposition design J. Knapp, J. Zeratsky, B. Kowitz / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days, 2016, ·, · M. Lewrick, P. Link, L. Leifer / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-05