Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular introduz conhecimentos sobre Tele-Saúde e sobre o desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas para contextos de saúde assistida, que visam melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
São objetivos de aprendizagem (OA) desta Unidade Curricular: OA1. Permitir ao aluno adquirir conhecimento sobre Tele-Saúde, os seus conceitos, definições e aplicações. OA2. Conhecer o papel das tecnologias moveis e as questões relacionadas com a portabilidade no contexto da Tele-Saúde OA3. Permitir ao aluno ter a perceção da relevância e desafios existentes no domínio das soluções para tecnologias de saúde assistidas; OA4. Conhecer os princípios e saber utilizar de redes de sensores inteligentes baseadas em edge e cloud computing para aquisição de sinais fisiológicos e ambientais
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1. Telessaúde e Tecnologias Assistivas: Conceitos, definições e tipologia; CP2. Modelos de interação em Telesaúde (tempo real, diferido, etc.); CP3. Arquitetura geral de um sistema IoT para a saúde: sensores biomédicos, plataformas de aquisição e computação, protocolos de comunicação para sensores e atuadores, e sistemas de informação; CP4. Conceção e design de dispositivos wearable em termos de usabilidade e ergonomia; CP5. Aquisição e processamento de sinais CP6. Casos de estudo em tele-Saúde e em tecnologias assistivas para a saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão estruturados com uma base teórica e científica, que permite alicerçar e garantir conhecimento base dos atuais equipamentos e sistemas relevantes para telessaúde e assisted living. Isto irá permitir aos alunos compreender e co-criar ou colaborar no uso e aplicação destas tecnologias wearable a contextos e problemas concretos da área da saúde. Desta forma, há um pleno alinhamento dos conteúdos com os objetivos da unidade curricular.
Avaliação / Assessment
Resolução de entre 2 a 4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R) 2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos. 1 apresentação oral/exposição escrita individual (A) Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2 Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de Ensino-aprendizagem desta UC é ativa. O aluno é o principal responsável. Incentiva-se a capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através de análise de literatura e casos práticos, uso e discussão critica de conteúdos digitais, miscigenando assim os conteúdos teóricos ministrados em participação pessoal, projetos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas são apresentadas as bases estruturais, conceptuais e alinhado o trabalho com os objetivos de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Do ponto de vista de metodologia de ensino, promove-se a apresentação real de casos, quer através de análise de artigos com casos de estudo, quer de vídeos e conteúdos online, sustentados na aplicação prática de soluções de telessaúde e de tecnologias e sensores associados a contextos de prestação de cuidados de saúde e promoção de ambient assisted living. Isto permite que o aluno apreenda integralmente todos os vários objetivos da disciplina. Nas aulas teóricas garante-se um alinhamento estratégico de compreensão desde as necessidades dos casos práticos do setor da Saúde, a quais os sistemas e tecnologias mais adequados por forma a integrarem processos ou melhorarem os existentes. As aulas práticas permitem aos alunos usar os conhecimentos adquiridos para pensar, projectar e co criar soluções de telessaúde e de tecnologias assistivas para a Saúde usando smart sensors.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
M. von Eiff, W. von Eiff, von Eiff M and von Eiff W (2020) The Digitalisation of Healthcare. HealthManagement.org The Journal, 20(2):182-187, 2020, ·, · E. Sazonov / (2nd Edition). Elsevier., Wearable sensors: fundamentals, implementation and applications, 2020, ·, · Hariton Costin, Bjorn Schuller, Adina Magda Florea / (Vol. 170). Springer., Recent Advances in Intelligent Assistive Technologies: Paradigms and Applications, 2019, ·, · ·
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16