Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04517
Acrónimo :
04517
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular introduz conhecimentos sobre Tele-Saúde e sobre o desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas para contextos de saúde assistida, que visam melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


São objetivos de aprendizagem (OA) desta Unidade Curricular: OA1. Permitir ao aluno adquirir conhecimento sobre Tele-Saúde, os seus conceitos, definições e aplicações. OA2. Conhecer o papel das tecnologias moveis e as questões relacionadas com a portabilidade no contexto da Tele-Saúde OA3. Permitir ao aluno ter a perceção da relevância e desafios existentes no domínio das soluções para tecnologias de saúde assistidas; OA4. Conhecer os princípios e saber utilizar de redes de sensores inteligentes baseadas em edge e cloud computing para aquisição de sinais fisiológicos e ambientais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1. Telessaúde e Tecnologias Assistivas: Conceitos, definições e tipologia; CP2. Modelos de interação em Telesaúde (tempo real, diferido, etc.); CP3. Arquitetura geral de um sistema IoT para a saúde: sensores biomédicos, plataformas de aquisição e computação, protocolos de comunicação para sensores e atuadores, e sistemas de informação; CP4. Conceção e design de dispositivos wearable em termos de usabilidade e ergonomia; CP5. Aquisição e processamento de sinais CP6. Casos de estudo em tele-Saúde e em tecnologias assistivas para a saúde

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão estruturados com uma base teórica e científica, que permite alicerçar e garantir conhecimento base dos atuais equipamentos e sistemas relevantes para telessaúde e assisted living. Isto irá permitir aos alunos compreender e co-criar ou colaborar no uso e aplicação destas tecnologias wearable a contextos e problemas concretos da área da saúde. Desta forma, há um pleno alinhamento dos conteúdos com os objetivos da unidade curricular.

Avaliação / Assessment


Resolução de entre 2 a 4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R) 2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos. 1 apresentação oral/exposição escrita individual (A) Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2 Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de Ensino-aprendizagem desta UC é ativa. O aluno é o principal responsável. Incentiva-se a capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através de análise de literatura e casos práticos, uso e discussão critica de conteúdos digitais, miscigenando assim os conteúdos teóricos ministrados em participação pessoal, projetos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas são apresentadas as bases estruturais, conceptuais e alinhado o trabalho com os objetivos de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Do ponto de vista de metodologia de ensino, promove-se a apresentação real de casos, quer através de análise de artigos com casos de estudo, quer de vídeos e conteúdos online, sustentados na aplicação prática de soluções de telessaúde e de tecnologias e sensores associados a contextos de prestação de cuidados de saúde e promoção de ambient assisted living. Isto permite que o aluno apreenda integralmente todos os vários objetivos da disciplina. Nas aulas teóricas garante-se um alinhamento estratégico de compreensão desde as necessidades dos casos práticos do setor da Saúde, a quais os sistemas e tecnologias mais adequados por forma a integrarem processos ou melhorarem os existentes. As aulas práticas permitem aos alunos usar os conhecimentos adquiridos para pensar, projectar e co criar soluções de telessaúde e de tecnologias assistivas para a Saúde usando smart sensors.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


M. von Eiff, W. von Eiff, von Eiff M and von Eiff W (2020) The Digitalisation of Healthcare. HealthManagement.org The Journal, 20(2):182-187, 2020, ·, · E. Sazonov / (2nd Edition). Elsevier., Wearable sensors: fundamentals, implementation and applications, 2020, ·, · Hariton Costin, Bjorn Schuller, Adina Magda Florea / (Vol. 170). Springer., Recent Advances in Intelligent Assistive Technologies: Paradigms and Applications, 2019, ·, · ·

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16