Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04518
Acrónimo :
04518
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos e capacidades adquiridas nas anteriores UCs de Projeto (Planeamento e Gestão de Projeto, Empreendedorismo e Innovação I e II, Projeto Aplicado I).

Objetivos Gerais / Objectives


Os estudantes saberão desenvolver um projeto integrado com todas as suas componentes, desde o planeamento, concepção e implementação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Corrigir o problema do utilizador e/ou da organização identificado na UC de Projeto Aplicado I do 1º Semestre, desenvolvendo, de forma iterativa, um projeto integrado com todas as suas componentes, incluindo levantamento de requisitos, prototipagem da solução, e avaliação e implantação no terreno da solução inovadora, relativa a produto, processo ou serviço . OA2: Produção de documentação de desenho da solução, incluindo, quando aplicável, arquitetura, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização. OA3: Produzir soluções com potencial para serem triplamente sustentáveis no terreno, tendo em conta o enquadramento legal aplicável. OA4: Produzir conteúdos audiovisuais sobre os resultados alcançados, para serem explorados em diversos canais de comunicação: redes sociais, landing page web, apresentação para atores relevantes, workshop de demonstração.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Espaço da solução: ideação da melhor solução tecnológica relativa ao projeto, desenvolvimento de requisitos de utilizador, storyboarding, jornada do utilizador, ciclos iterativos de prototipagem (baixa fidelidade – lo-fi, alta fidelidade – hi-fi, produto mínimo viável - MVP), avaliação heurística da solução com peritos e avaliação com utilizadores finais. CP2. Produção de documentação de desenho da solução, incluindo, quando aplicável, arquitetura, especificações técnicas, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização. CP3. Implantação experimental da solução com potencial para ser triplamente sustentável (com criação de valor económico, social e ambiental), salvaguardando o enquadramento legal aplicável. CP4. Comunicação audiovisual na Web e nas redes sociais. Comunicação em público e sua estrutura. Apresentação para atores relevantes. CP5. Demonstração em workshop com atores relevantes na área das tecnologias digitais da saúde.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos e conteúdos da unidade curricular estão alinhados para garantir um desenvolvimento iterativo e completo da solução inovadora. A ideação e prototipagem (CP1) sustentam a correção do problema identificado (OA1). A documentação técnica (CP2) viabiliza a estruturação do projeto e sua replicabilidade (OA2). A implantação experimental e a sustentabilidade (CP3) garantem viabilidade e conformidade legal (OA3). A comunicação audiovisual (CP4) e a demonstração pública (CP5) asseguram a divulgação e impacto da solução (OA4), promovendo sua adoção por stakeholders relevantes.

Avaliação / Assessment


A UC não tem a modalidade de avaliação por exame dado a sua natureza de projeto aplicado a situações reais. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes de avaliação do trabalho prático/ projeto: - uma entrega intercalar apresentada em aula (em grupo, com nota individual) – 10% - relatório final em formato de artigo (em grupo, com nota individual) - 50% - apresentação e discussão do projeto (em grupo, com nota individual): 20% - poster de apresentação do trabalho (20%) Em todas as apresentações é obrigatória a presença de todos os elementos do grupo. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupo (max. 4 elementos). Nota mínima de 10 valores no relatório final e na apresentação e discussão do projeto. As apresentações dos projetos são realizadas com cada grupo durante o período de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para um total de 150 horas: Aulas expositivas teórico-práticas no ISCTE e nas organizações. Aulas participativas. Análise e discussão de casos de estudo. Apresentações convidadas. Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo, utilizando ferramentas do estado-da-arte. Aulas de apoio tutorial no Iscte e nas organizações. Trabalho autónomo por parte do aluno: autoestudo, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e a avaliação da unidade curricular foram concebidas para garantir uma aprendizagem ativa, aplicada e alinhada com os objetivos de aprendizagem. A combinação de aulas teórico-práticas, análise de casos de estudo e apresentações convidadas proporciona aos estudantes os fundamentos teóricos e metodológicos essenciais à definição do problema, identificação de necessidades e levantamento de requisitos (OA1). A realização de um levantamento sistemático do estado da arte, com base na metodologia PRISMA, reforça a capacidade de fundamentar cientificamente o projeto e de identificar variáveis críticas para a análise (OA2). As aulas ativas, centradas na realização dos entregáveis do projeto, permitem aos estudantes aplicar técnicas de manipulação de dados com ferramentas do estado da arte, assegurando a execução eficaz do projeto (OA3). O acompanhamento tutorial contínuo, tanto no ISCTE como nas organizações de acolhimento, oferece orientação personalizada para ultrapassar desafios específicos de cada projeto. A produção do relatório final em formato de artigo científico (50% da nota final) garante o desenvolvimento de competências na comunicação estruturada e na documentação rigorosa dos resultados e decisões tomadas (OA4). A apresentação e discussão do projeto (20%) e a elaboração de um poster (20%) promovem a comunicação científica e empresarial, desenvolvendo a capacidade de síntese e apresentação visual (OA4, OA6). A entrega intercalar (10%) contribui para a monitorização do progresso e a consolidação dos conhecimentos adquiridos, através de feedback formativo (OA5, OA6). A obrigatoriedade de uma nota mínima de 10 valores no relatório final e na apresentação/discussão assegura a consistência e qualidade dos projetos desenvolvidos, garantindo que todos os grupos alcancem um nível adequado de maturidade e impacto.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


T. Brown / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009. M. Lewrick, P. Link, L. Leifer / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020. J. Knapp, J. Zeratsky, B. Kowitz / Bantam Press., Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days., 2016.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017. Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023 Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover, 2020, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014, Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017. Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-05