Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04522
Acrónimo :
04522
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1: Aplicar metodologias de cocriação para o desenvolvimento de projetos inovadores OA2: Criar empatia com o utilizador e a organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo, relacionados com o problema identificado e as questões levantadas OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito da solução para o problema OA6: Saber desenvolver e avaliar com peritos, protótipos de baixa ou alta-fidelidade OA7: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho individual ou de grupo

Conteúdos Programáticos / Syllabus


C1 Metodologias de cocriação centradas no utilizador, baseadas em Design Thinking e Design Sprint C2 Apresentação de casos e temas de projeto de tecnologias digitais (produto, serviço ou processo) C3 Seleção do tema de projeto individual ou em grupo e enquadramento na organização C4 Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos C5 Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição (se aplicável) C6 Metodologias ágeis de gestão de projetos adequadas ao trabalho de projeto C7 Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto C8 Prototipagem de baixa e alta-fidelidade C9 Avaliação com peritos da usabilidade e satisfação de tarefas dos protótipos C10 Comunicação dos resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


C1 introduz metodologias de cocriação centradas no utilizador (OA1), fundamentais para o desenvolvimento de projetos inovadores C2 e C3 permitem a seleção e enquadramento de temas de projeto (OA2) C4 aprofunda a compreensão das necessidades dos utilizadores e organizações, definindo os problemas específicos dos projetos (OA2) C5 foca-se na revisão sistemática da literatura e análise competitiva (OA3), proporcionando uma base sólida para a descoberta de oportunidades de soluções para os problemas C6 explora metodologias ágeis de gestão de projetos (OA5), necessárias para o planeamento e desenvolvimento de soluções C7 identifica recursos digitais essenciais (OA4), garantindo a viabilidade técnica dos projetos C8 e C9 cobrem a prototipagem e avaliação com peritos (OA6), assegurando que as soluções propostas são testadas e validadas C10 desenvolve competências de comunicação (OA7), cruciais para a apresentação e discussão dos resultados dos projetos

Avaliação / Assessment


UC com avaliação ao longo do semestre, não contemplando avaliação por exame final, dada a adoção do método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussões poderão ser realizadas em grupo ou individualmente, dependento da tipologia do projeto escolhido. Componentes e pesos da avaliação da UC: D1. Definição e Planeamento do Projeto [componente obrigatória, peso de 20%] D2. Entregas Intermédias do Projeto [componente obrigatória, peso de 30%] D3. Relatório Final do Projeto [componente obrigatória, peso de 30%] D4. Apresentação e Discussão Final [componente obrigatória, peso de 20%] O não-cumprimento de alguma destes componentes implica a não-conclusão desta UC. A nota final (NF) é indicada pela seguinte fórmula: NF = 0,2*D1+0,3*D2+0,3*D3+0,2*D4 É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 5/6 das aulas (10 aulas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3. Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA2 + OA3. Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA2 + OA3 + OA4. Aulas de apoio tutorial: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5. Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-30