Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Para a frequência desta UC devem ser observados os seguintes critérios: - Aproveitamento nas UC de “Planeamento e Gestão de Projetos”, “Empreendedorismo e Inovação I e II” e “Ética e Legislação em Cibersegurança” - Conclusão de um mínimo de 48 ECTS em UCs de cibersegurança, segurança de informação e tecnologias de informação dos 2 anos curriculares anteriores.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo capacitar os estudantes para iniciar o desenvolvimento de um projeto real de base tecnológica, relacionado com a especialidade da sua licenciatura. Os estudantes, individualmente ou em grupo, vão integrar e aplicar conhecimentos, aptidões e competências adquiridas ao longo do curso, no desenvolvimento de um produto, serviço ou processo inovador, em contexto empresarial, institucional público, social ou académico. Utilizando metodologias de cocriação centradas no utilizador e gestão ágil de projetos, os alunos criarão empatia com o utilizador e sua organização, identificarão e definirão um problema específico, realizarão uma revisão sistemática da literatura, farão o planeamento do desenvolvimento da solução e criarão e avaliarão com peritos, uma 1ª versão de um protótipo tecnológico. Durante a UC, os alunos também desenvolverão ainda competências de criatividade, inovação, autoaprendizagem, trabalho em equipa e expressão oral e escrita.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1: Aplicar metodologias de cocriação para o desenvolvimento de projetos inovadores OA2: Criar empatia com o utilizador e a organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo, relacionados com o problema identificado e as questões levantadas OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito da solução para o problema OA6: Saber desenvolver e avaliar com peritos, protótipos de baixa ou alta-fidelidade OA7: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho individual ou de grupo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
C1 Metodologias de cocriação centradas no utilizador, baseadas em Design Thinking e Design Sprint C2 Apresentação de casos e temas de projeto de tecnologias digitais (produto, serviço ou processo) C3 Seleção do tema de projeto individual ou em grupo e enquadramento na organização C4 Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos C5 Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição (se aplicável) C6 Metodologias ágeis de gestão de projetos adequadas ao trabalho de projeto C7 Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto C8 Prototipagem de baixa e alta-fidelidade C9 Avaliação com peritos da usabilidade e satisfação de tarefas dos protótipos C10 Comunicação dos resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
C1 introduz metodologias de cocriação centradas no utilizador (OA1), fundamentais para o desenvolvimento de projetos inovadores C2 e C3 permitem a seleção e enquadramento de temas de projeto (OA2) C4 aprofunda a compreensão das necessidades dos utilizadores e organizações, definindo os problemas específicos dos projetos (OA2) C5 foca-se na revisão sistemática da literatura e análise competitiva (OA3), proporcionando uma base sólida para a descoberta de oportunidades de soluções para os problemas C6 explora metodologias ágeis de gestão de projetos (OA5), necessárias para o planeamento e desenvolvimento de soluções C7 identifica recursos digitais essenciais (OA4), garantindo a viabilidade técnica dos projetos C8 e C9 cobrem a prototipagem e avaliação com peritos (OA6), assegurando que as soluções propostas são testadas e validadas C10 desenvolve competências de comunicação (OA7), cruciais para a apresentação e discussão dos resultados dos projetos
Avaliação / Assessment
UC com avaliação ao longo do semestre, não contemplando avaliação por exame final, dada a adoção do método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussões poderão ser realizadas em grupo ou individualmente, dependento da tipologia do projeto escolhido. Componentes e pesos da avaliação da UC: D1. Definição e Planeamento do Projeto [componente obrigatória, peso de 20%] D2. Entregas Intermédias do Projeto [componente obrigatória, peso de 30%] D3. Relatório Final do Projeto [componente obrigatória, peso de 30%] D4. Apresentação e Discussão Final [componente obrigatória, peso de 20%] O não-cumprimento de alguma destes componentes implica a não-conclusão desta UC. A nota final (NF) é indicada pela seguinte fórmula: NF = 0,2*D1+0,3*D2+0,3*D3+0,2*D4 É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 5/6 das aulas (10 aulas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nesta UC irão ser utilizadas múltiplas metodologias de ensino, devidamente combinadas para atingir os objetivos de aprendizagem da mesma. Assim, uma parte central do ensino será baseada numa metodologia de aulas participativas e ativas em que serão realizadas diferentes apresentações e discussões dos trabalhos realizados pelos alunos, assim como a realização e entrega dos diferentes relatórios que devem ser entregues no decurso do projeto. Uma outra parte importante da metologia de ensino utilizada nesta UC é o apoio tutorial em que será realizado um acompanhamento próximo e individualizado do trabalho e do progresso dos diferentes projetos dos alunos. É importante ainda realçar a componente de trabalho autónomo na UC que é essencial para os alunos poderem aprofundar o trabalho que devem realizar no projeto, assim como a interação que deve ser estabelecida pelos alunos e o correspondente grupo de acompanhamento de projeto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3. Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA2 + OA3. Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA2 + OA3 + OA4. Aulas de apoio tutorial: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5. Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6.
Observações / Observations
Conjunto de artigos, páginas web e textos que complementam a informação bibliográfica da unidade curricular, e que serão fornecidos pela equipa docente.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191 Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days. Bantam Press. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Papadakos, P., Bernarda, G., Papadakos, T., & Smith, A. (2014). Value proposition design. John Wiley & Sons. Brown, T (2009), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623 Outra bibliografia dependente dos temas específicos do projeto e das organizações onde os alunos o irão desenvolver.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-30