Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Para a frequência desta UC devem ser observados os seguintes critérios: - Aproveitamento nas UC de “Planeamento e Gestão de Projetos”, “Empreendedorismo e Inovação I e II” e “Ética e Legislação em Cibersegurança” - Conclusão de um mínimo de 48 ECTS em UCs de cibersegurança, segurança de informação e tecnologias de informação dos 2 anos curriculares anteriores.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo capacitar os estudantes para iniciar o desenvolvimento de um projeto real de base tecnológica, relacionado com a especialidade da sua licenciatura. Os estudantes, individualmente ou em grupo, vão integrar e aplicar conhecimentos, aptidões e competências adquiridas ao longo do curso, no desenvolvimento de um produto, serviço ou processo inovador, em contexto empresarial, institucional público, social ou académico. Utilizando metodologias de cocriação centradas no utilizador e gestão ágil de projetos, os alunos criarão empatia com o utilizador e sua organização, identificarão e definirão um problema específico, realizarão uma revisão sistemática da literatura, farão o planeamento do desenvolvimento da solução e criarão e avaliarão com peritos, uma 1ª versão de um protótipo tecnológico. Durante a UC, os alunos também desenvolverão ainda competências de criatividade, inovação, autoaprendizagem, trabalho em equipa e expressão oral e escrita.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1: Aplicar metodologias de cocriação para o desenvolvimento de projetos inovadores OA2: Criar empatia com o utilizador e a organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo, relacionados com o problema identificado e as questões levantadas OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito da solução para o problema OA6: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho individual ou de grupo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
C1. Metodologias de planeamento e gestão de projetos em segurança da informação C2. Apresentação de casos de estudo e temas de projeto de tecnologias digitais em segurança da informação (produto, serviço ou processo) C3. Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização C4. Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema e das suas questões relacionadas, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos C5. Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. C6. Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto C7. Realização do proposto nos casos de estudo / projetos apresentados, adequados ao trabalho a desenvolver pelos alunos de inteligência artificial. Elaboração de relatórios e documentação final. Comunicação dos resultados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC está estruturado para desenvolver competências específicas alinhadas com os objetivos de aprendizagem. Através de CP1, os alunos aprendem metodologias de gestão de projetos em segurança da informação, essenciais para aplicar metodologias de cocriação (OA1) e planeamento de projetos (OA5). CP2 e CP5 promovem a criação de empatia com o utilizador, definindo necessidades e problemas (OA2), enquanto CP3 e CP4 facilitam a seleção de temas e a contextualização em organizações, promovendo a relevância prática dos projetos (OA4). CP5 desenvolve habilidades de revisão sistemática da literatura e análise competitiva (OA3), e CP6 garante a identificação dos recursos necessários para o projeto. Finalmente, CP7 foca-se na implementação e comunicação dos resultados, crucial para o desenvolvimento colaborativo e apresentações eficazes (OA6).
Avaliação / Assessment
UC com avaliação ao longo do semestre, não contemplando avaliação por exame final, dada a adoção do método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussões poderão ser realizadas em grupo ou individualmente, dependento da tipologia do projeto escolhido. Componentes e pesos da avaliação da UC: D1. Definição e Planeamento do Projeto [componente obrigatória, peso de 20%] D2. Entregas Intermédias do Projeto [componente obrigatória, peso de 30%] D3. Relatório Final do Projeto [componente obrigatória, peso de 30%] D4. Apresentação e Discussão Final [componente obrigatória, peso de 20%] O não-cumprimento de alguma destes componentes implica a não-conclusão desta UC. A nota final (NF) é indicada pela seguinte fórmula: NF = 0,2*D1+0,3*D2+0,3*D3+0,2*D4 É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 5/6 das aulas (10 aulas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nesta UC irão ser utilizadas múltiplas metodologias de ensino, devidamente combinadas para atingir os objetivos de aprendizagem da mesma. Assim, uma parte central do ensino será baseada numa metodologia de aulas participativas e ativas em que serão realizadas diferentes apresentações e discussões dos trabalhos realizados pelos alunos, assim como a realização e entrega dos diferentes relatórios que devem ser entregues no decurso do projeto. Uma outra parte importante da metologia de ensino utilizada nesta UC é o apoio tutorial em que será realizado um acompanhamento próximo e individualizado do trabalho e do progresso dos diferentes projetos dos alunos. É importante ainda realçar a componente de trabalho autónomo na UC que é essencial para os alunos poderem aprofundar o trabalho que devem realizar no projeto, assim como a interação que deve ser estabelecida pelos alunos e o correspondente grupo de acompanhamento de projeto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3. Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA2 + OA3. Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA2 + OA3 + OA4. Aulas de apoio tutorial: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5. Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6.
Observações / Observations
Conjunto de artigos, páginas web e textos que complementam a informação bibliográfica da unidade curricular, e que serão fornecidos pela equipa docente.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191 Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days. Bantam Press. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Papadakos, P., Bernarda, G., Papadakos, T., & Smith, A. (2014). Value proposition design. John Wiley & Sons. Brown, T (2009), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623 Outra bibliografia dependente dos temas específicos do projeto e das organizações onde os alunos o irão desenvolver.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-11