Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A frequência desta UC é apenas possível para alunos que tenham concluído com sucesso a UC de “Projeto Aplicado em Tecnologias Digitais e Segurança de Informação I”.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta unidade curricular é o de dotar os estudantes com a capacidade de finalizar o desenvolvimento de um projeto real de base tecnológica, que foi planeado e especificado na UC de “Projeto Aplicado de Tecnologias Digitais e Segurança de Informação I”. Os estudantes terão a oportunidade de integrarem os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas específicas durante a licenciatura e de as aplicarem no desenvolvimento e prototipagem de um produto, serviço ou processo inovador, num contexto concreto empresarial, do setor institucional público, do setor social, ou ainda num projeto académico e/ou de investigação. Adotando metodologias de cocriação e de gestão ágil de projetos, os alunos terão o seu foco em ciclos iterativos de desenvolvimento, avaliação e entrega da solução our serviços de base tecnológica. Os alunos irão ainda desenvolver competências de criatividade, inovação, autoaprendizagem, trabalho em equipa e expressão oral e escrita.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Integrar e aplicar conhecimentos, aptidões e competências adquiridos durante a licenciatura a projetos reais baseados em tecnologia OA2 Aplicar metodologias de cocriação centradas no utilizador no desenvolvimento e prototipagem de produtos ou serviços inovadores OA3 Aplicar técnicas ágeis de gestão de projetos para gerir ciclos iterativos de prototipagem, garantindo a entrega atempada de soluções tecnológicas OA4 Saber desenvolver iterativamente um protótipo funcional que responda a um problema especificado na unidade curricular de Projeto Aplicado I OA5 Avaliar criticamente a eficácia e usabilidade dos protótipos desenvolvidos através de testes com utilizadores OA6 Produzir documentação de design da solução inovadora, incluindo, arquitetura, configuração de hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização OA7 Realizar apresentações escritas e orais e preparar uma submissão a conferência com recensão de pares, demonstrando criatividade, inovação e autoaprendizagem
Conteúdos Programáticos / Syllabus
C1 Espaço da solução: Metodologias de cocriação centradas no problema aplicadas à ideação da melhor solução tecnológica para o projeto C2 Gestão ágil da fase de solução e entrega do projeto C3 Ferramentas e técnicas de prototipagem iterativa da solução C4 Estudos com utilizadores e métricas de avaliação da usabilidade e satisfação de tarefas C5 Análise de dados de resultados da avaliação e iteração da solução C6 Documentação da solução: backlog dos requisitos e user stories, design e especificações da arquitetura, configuração de hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização C7 Comunicação oral, escrita e audiovisual dos resultados e submissão a conferência com recensão de pares. Elevator pitch para atores relevantes C8. Demonstração em workshop com atores relevantes na área de software e aplicações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: C1, C2, C3, C4 e C5 permitem integrar conhecimentos teóricos e práticos em projetos reais, utilizando metodologias de cocriação, gestão ágil, prototipagem iterativa e avaliação de usabilidade OA2: C1 foca-se na aplicação dessas metodologias na ideação e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras OA3: C2 aborda a gestão ágil da fase de solução e entrega do projeto OA4: C3 foca-se nas ferramentas e técnicas de prototipagem iterativa OA5: C4, C5 cobrem estudos com utilizadores e métricas de avaliação, bem como a análise de dados resultantes, estes conteúdos permitem aos alunos avaliar criticamente a eficácia e usabilidade dos protótipos. e iterar a prototipagem com base no feedback obtido OA6: C6 direcionado para a produção de documentação completa da solução design, implantação e uso das soluções desenvolvidas OA7: C7, C8 focam-se na comunicação oral e escrita dos resultados e na preparação de submissões a conferências com revisão por pares
Avaliação / Assessment
UC com avaliação ao longo do semestre, não contemplando avaliação por exame final, dada a adoção do método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussões poderão ser realizadas em grupo ou individualmente, dependento da tipologia do projeto escolhido. Componentes e pesos da avaliação da UC: D1. Entregas Intermédias do Projeto [componente obrigatória, peso de 50%] (o número de entregas é variável, dependendo da tipologia do projeto e do planeamento realizado em conjunto com a entidade promotora do mesmo) D2. Relatório Final do Projeto [componente obrigatória, peso de 30%] D3. Apresentação, Demonstração e Discussão Final [componente obrigatória, peso de 20%] O não-cumprimento de alguma destes componentes implica a não-conclusão desta UC. A nota final (NF) é indicada pela seguinte fórmula: NF = 0,5*D1+0,3*D2+0,2*D3 É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 5/6 das aulas (10 aulas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nesta UC irão ser utilizadas múltiplas metodologias de ensino, devidamente combinadas para atingir os objetivos de aprendizagem da mesma. Assim, uma parte central do ensino será baseada numa metodologia de aulas participativas e ativas em que serão realizadas diferentes apresentações e discussões dos trabalhos realizados pelos alunos, assim como a realização e entrega dos diferentes relatórios que devem ser entregues no decurso do projeto. Uma outra parte importante da metologia de ensino utilizada nesta UC é o apoio tutorial em que será realizado um acompanhamento próximo e individualizado do trabalho e do progresso dos diferentes projetos dos alunos. É importante ainda realçar a componente de trabalho autónomo na UC que é essencial para os alunos poderem aprofundar o trabalho que devem realizar no projeto, assim como a interação que deve ser estabelecida pelos alunos e o correspondente grupo de acompanhamento de projeto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3 + OA5 + OA6 Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA2 + OA3 Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7 Aulas de apoio tutorial: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
M. Lewrick, P. Link, L. Leifer / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020 Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute, The Scrum Framework 3rd Edition https://www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Ries, E. / Capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017 J. Knapp, J. Zeratsky, B. Kowitz / Bantam Press., Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days., 2016 A. Osterwalder, Y. Pigneur, P. Papadakos, G. Bernarda, T. Papadakos, A. Smith / John Wiley & Sons., Value proposition design., 2014 T. Brown , H., Collins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009 The Basics of User Experience Design by Interaction Design Foundation, https://www.interaction-design.org/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover, 2020 Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014 Snyder, C. (2003). Paper Prototyping: the fast and easy way to design and refine user interfaces. Morgan Kaufmann Publishers. Nielsen, J. (1994) Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI'94 Conf. (Boston, MA, April 24-28), pp. 152-158. Rettig M. (1994), Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM, 1994 Conjunto de artigos, páginas web e textos que complementam a informação bibliográfica da unidade curricular, e que serão fornecidos pela equipa docente.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-19