Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04524
Acrónimo :
04524
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta unidade curricular não tem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


Focando-se no contexto escolar, esta unidade curricular visa capacitar os alunos a criar soluções que respondam a problemas reais, promovendo a digitalização e a melhoria das práticas pedagógicas. Os alunos irão desenvolver competências para criar e avaliar projetos no domínio das Tecnologias Digitais Educativas, desenvolvidos para responder às necessidades e oportunidades identificadas e aplicando conhecimentos de gestão de projetos para garantir a eficácia e sustentabilidade das soluções em contextos reais de ensino.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Avaliar necessidades e oportunidades de melhoria na digitalização dos processos educativos em instituições de ensino, utilizando ferramentas e técnicas de avaliação apropriadas OA2: Criar um projeto tecnológico que aborde problemas reais no domínio das Tecnologias Digitais Educativas, promovendo um impacto positivo nas práticas pedagógicas e na comunidade escolar OA3: Implementar um projeto que integre pelo menos uma área tecnológica (programação, multimédia, inteligência artificial, cibersegurança, bases de dados) e uma área educativa (metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, inclusão, acessibilidade, gestão da formação, currículo) OA4: Aplicar metodologias de gestão de projetos em contextos educativos reais desde a criação até à implementação e avaliação, garantindo a eficácia e a sustentabilidade das soluções propostas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Técnicas de identificação de necessidades e oportunidades em contexto escolar CP2: Instrumentos de diagnóstico e avaliação CP3: Objetivos e resultados com impacto educativo e social CP4: Planeamento de um projeto de aplicação em contexto escolar CP5: Integração de áreas tecnológicas e educativas em projetos educativos CP6: Gestão de projetos educativos CP7: Disseminação de projetos tecnológicos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O CP1 aborda as técnicas necessárias para avaliar e identificar áreas de melhoria na digitalização dos processos educativos (OA1) e o CP2 detalha instrumentos e práticas de de diagnóstico e avaliação (OA1). O CP3 foca-se na definição de objetivos claros e mensuráveis, garantindo que os alunos criam soluções tecnológicas com impacto social (OA2). O CP4 orienta os alunos no desenvolvimento de planos de projeto detalhados, assegurando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos (OA2 e OA4). O CP5 permite aos alunos aplicar e combinar tecnologias específicas com metodologias educativas em projetos reais (OA3). O CP6 aborda a gestão de projetos com aplicação em contexto escolar e ferramentas para o planeamento, execução e monitorização, assegurando a gestão eficaz e sustentável dos projetos (OA4). Finalmente, a CP7 reforça a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, apoiando a disseminação de boas práticas e resultados, alinhando-se com todos os OA.

Avaliação / Assessment


Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, distribuído da seguinte forma: - Vídeo dedicado à apresentação do projeto (contexto e funcionalidades) com a duração máxima de 2 minutos em grupo - 5% - Mini-teste individual - 15% - Relatório preliminar com discussão em grupo - 10% - Relatório final com discussão individual e em grupo - 20% - Projeto - 50% É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. Todas as componentes têm uma classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aprendizagem baseada em projetos, complementado com tutoria entre pares. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino desta unidade curricular baseiam-se na aprendizagem baseada em projetos, complementada com tutoria entre pares. Esta abordagem pedagógica está alinhada com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, proporcionando um ambiente de aprendizagem ativa e aplicada, que valoriza o papel do estudante como protagonista no seu processo de aquisição de conhecimento. O OA1 é alcançado através da avaliação real das necessidades e oportunidades nas instituições de ensino, utilizando ferramentas e técnicas de diagnóstico, enriquecido com tutoria entre pares para discussão e refinamento das técnicas de avaliação. O OA2 é atendido pela criação de soluções tecnológicas concretas para problemas reais, com feedback contínuo e desenvolvimento dos projetos através da colaboração entre pares, assegurando impacto positivo nas práticas pedagógicas e na comunidade escolar. A abordagem de aprendizagem baseada em projetos facilita a integração de áreas tecnológicas e educativas para o OA3, promovendo uma abordagem multidisciplinar e colaborativa essencial para a implementação bem-sucedida de projetos integrados. Finalmente, o OA4 é suportado pela aplicação prática de metodologias de gestão de projetos, desde a concepção até à implementação e avaliação, assegurando a eficácia e sustentabilidade das soluções propostas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Creswell, J. W. (2015). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson. Ginevri, W., & Trilling, B. (2018). Project management for education: The bridge to 21st century learning. Project Management Institute. Hamilton, B. (2022). Integrating technology in the classroom: Tools to meet the needs of every student. International Society for Technology in Education. Hattie, J. (2023). Visible learning: The sequel: A synthesis of over 2,100 meta-analyses relating to achievement. Routledge. Hill, M, & Hill, A. (2008). Investigação por Questionário. Edições Sílabo Mayne, J. (2015). Useful Theory of Change Models. Canadian Journal of Program Evaluation, 30(2), 142. https://doi.org/10.3138/cjpe.30.2.142 Wiliam, D. (2008). Assessment in education: Principles, policy & practice. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, 15(3), 253-257.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Batista, B., Rodrigues, D., Moreira, E., & Silva, F. (2021). Técnicas de recolha de dados em investigação: inquirir por questionário e/ou inquirir por entrevista. Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados, 2, 13-36. Bernhardt, V. (2013). Using data to improve student learning in high schools. Routledge. Center for Theory of Change. (2023, Julho 24). What is Theory of Change? Retirado de https://www.theoryofchange.org/what-is-theory-of-change/ Earle, R. S. (2002). The integration of instructional technology into public education: Promises and challenges. Educational technology, 42(1), 5-13. World Bank Group. (2021, Julho 24). Designing the Theory of Change of a Community of Practice. Retirado de https://collaboration.worldbank.org/content/sites/collaboration-for-development/en/groups/communities4Dev/blogs.entry.html/2021/03/22/designing_the_theoryofchangeofacommunityofp-f9pp.html

Data da última atualização / Last Update Date


2024-11-03