Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04525
Acrónimo :
04525
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A UC não tem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa capacitar os alunos a aplicar conhecimentos de Tecnologias Digitais Educativas em contextos empresariais reais, contribuindo para a inovação e otimização de processos, produtos ou serviços. Através desta experiência, os alunos desenvolverão competências de trabalho em equipa, comunicação profissional e gestão de projetos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Analisar necessidades e oportunidades de melhoria nos processos de formação e desenvolvimento de competências em contextos empresariais reais OA2: Implementar um projeto tecnológico educativo que responda a desafios empresariais concretos, integrando conhecimentos adquiridos ao longo do curso OA3: Aplicar metodologias ágeis de gestão de projetos em ambientes empresariais, adaptando-se às necessidades e constrangimentos específicos do contexto OA4: Desenvolver soluções tecnológicas educativas inovadoras que promovam a eficiência, a produtividade e a aprendizagem contínua nas organizações OA5: Comunicar eficazmente com stakeholders empresariais, apresentando resultados e documentando o progresso do projeto OA6: Trabalhar produtivamente em equipas multidisciplinares, demonstrando competências de colaboração, negociação e resolução de problemas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Análise e diagnóstico de necessidades formativas e tecnológicas em contexto empresarial CP2: Desenvolvimento e implementação de soluções educativas digitais em resposta a requisitos empresariais CP3: Metodologias ágeis de gestão de projetos (Scrum, Kanban) aplicadas a projetos educativos tecnológicos CP4: Estratégias de comunicação profissional e apresentação de resultados a stakeholders CP5: Integração de tecnologias emergentes (IA, realidade aumentada, análise de dados) em soluções educativas empresariais CP6: Avaliação de impacto de projetos tecnológicos educativos CP7: Documentação técnica e elaboração de relatórios profissionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 alinha-se diretamente com OA1, fornecendo metodologias para análise de necessidades formativas em contexto empresarial. CP2 e CP5 suportam OA2 e OA4, ao abordar o desenvolvimento de soluções educativas digitais e a integração de tecnologias emergentes. CP3 corresponde a OA3, dotando os alunos de ferramentas para gestão ágil de projetos e trabalho colaborativo. CP4 e CP6 relacionam-se com OA5, preparando os alunos para comunicação profissional com stakeholders e avaliação de impacto. CP7 complementa OA5 e OA6, através da documentação técnica e elaboração de relatórios. A estrutura curricular promove uma progressão lógica, partindo da análise de necessidades (CP1), passando pelo desenvolvimento de soluções (CP2, CP5), implementação de metodologias de gestão (CP3), comunicação e avaliação de resultados (CP4, CP6), até à documentação final (CP7), garantindo que os alunos adquiram competências completas para atuar em contextos empresariais reais.

Avaliação / Assessment


Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, distribuído da seguinte forma: Diário de bordo semanal individual (documentação do progresso e reflexões) - 5% Relatório técnico (documentação completa do projeto) com discussão (individual e em grupo) - 70% Produto/solução desenvolvida (qualidade técnica e adequação às necessidades) - 25% É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas e participação nas reuniões agendadas com as empresas parceiras. Todas as componentes têm uma classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aprendizagem baseada em projetos, complementado com tutoria entre pares. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A imersão em projetos reais permite aos estudantes desenvolver OA1 (análise de necessidades em contextos empresariais) através do contacto direto com desafios autênticos, onde precisam identificar e compreender problemas concretos. Os objetivos OA2 e OA4 (implementação de projetos e desenvolvimento de soluções inovadoras) são naturalmente trabalhados durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, exigindo que os estudantes mobilizem conhecimentos adquiridos ao longo do curso para criar soluções tecnológicas educativas adequadas às necessidades identificadas. O objetivo OA3 (aplicação de metodologias ágeis) é intrinsecamente fomentado pela estrutura da aprendizagem baseada em projetos, que requer planificação, gestão de recursos e adaptação constante a novas informações e desafios emergentes. A tutoria entre pares cria um ambiente colaborativo que potencia OA6 (trabalho em equipas multidisciplinares), desenvolvendo competências de comunicação, negociação e resolução conjunta de problemas. O objetivo OA5 (avaliação e documentação do progresso) é constantemente trabalhado pela necessidade de reflexão e registo sistemático das atividades e aprendizagens. O sistema de avaliação reforça esta coerência ao alinhar os instrumentos avaliativos com os objetivos. O diário de bordo semanal (5%) avalia principalmente a capacidade reflexiva e documental (OA5 e OA6), incentivando o registo sistemático e a análise crítica do processo. O relatório técnico com discussão (70%) constitui uma avaliação abrangente que incide sobre a compreensão do contexto empresarial (OA1), a implementação do projeto (OA2), a aplicação de metodologias (OA3), a documentação (OA5) e a capacidade de comunicação e defesa do trabalho realizado. A avaliação do produto/solução desenvolvida (25%) foca-se diretamente na qualidade e adequação da solução tecnológica (OA2 e OA4), verificando se responde eficazmente às necessidades identificadas no contexto empresarial. A exigência de assiduidade mínima e participação nas reuniões com empresas parceiras reforça o compromisso com a experiência prática e a imersão no ambiente profissional, essenciais para o desenvolvimento das competências previstas. Esta articulação assegura que cada objetivo de aprendizagem seja adequadamente trabalhado através das metodologias adotadas e verificado pelos instrumentos de avaliação, proporcionando uma experiência formativa completa e orientada para a preparação profissional dos estudantes.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking transforms organizations and inspires innovation. HarperCollins. Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2020). The design thinking toolbox. Wiley. Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days. Bantam Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ries, E. (2017). The lean startup: How today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses (capítulos 3 e 4). Penguin Group. Scrum Institute. (2020). The Kanban Framework (3ª ed.). Recuperado em fevereiro de 2023, de www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Rigby, D., Elk, S., & Berez, S. (2020). Doing agile right: Transformation without chaos. Harvard Business Review Press. Sutherland, J., & Sutherland, J. J. (2014). Scrum: The art of doing twice the work in half the time. Crown Business. Project Management Institute. (2017). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK® guide) (6ª ed.). Project Management Institute. Gwaldis, M. (2019). How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart. Recuperado em fevereiro de 2023, de https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/

Data da última atualização / Last Update Date


2025-02-26