Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Aproveitamento nas UCs de Planeamento e Gestão de Projeto, Desenho Centrado no Utilizador, Fundamentos de Programação e Bases de Dados e Gestão da Informação
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo capacitar os estudantes para iniciar o desenvolvimento de um projeto real de base tecnológica, relacionado com a especialidade da sua licenciatura. Os estudantes, individualmente ou em grupo, vão integrar e aplicar conhecimentos, aptidões e competências adquiridas ao longo do curso, no desenvolvimento de um produto, serviço ou processo inovador, em contexto empresarial, institucional público, social ou académico. Utilizando metodologias de cocriação centradas no utilizador e gestão ágil de projetos, os alunos criarão empatia com o utilizador e sua organização, identificarão e definirão um problema específico, realizarão uma revisão sistemática da literatura, farão o planeamento do desenvolvimento da solução e criarão e avaliarão com peritos, uma 1ª versão de um protótipo tecnológico. Durante a UC, os alunos também desenvolverão ainda competências de criatividade, inovação, autoaprendizagem, trabalho em equipa e expressão oral e escrita.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Aplicar metodologias de cocriação centradas no utilizador no desenvolvimento de projetos inovadores OA2: Criar empatia com o utilizador e a sua organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo, relacionados com o problema identificado e as questões levantadas OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito da solução para o problema OA6: Saber desenvolver e avaliar com peritos, protótipos de baixa ou alta-fidelidade OA7: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho individual ou de grupo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
C1 Metodologias de cocriação centradas no utilizador, baseadas em Design Thinking e Design Sprint C2 Apresentação de casos e temas de projeto de tecnologias digitais (produto, serviço ou processo) C3 Seleção do tema de projeto individual ou em grupo e enquadramento na organização C4 Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos C5 Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição (se aplicável) C6 Metodologias ágeis de gestão de projetos adequadas ao trabalho de projeto C7 Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto C8 Prototipagem de baixa e alta-fidelidade C9 Avaliação com peritos da usabilidade e satisfação de tarefas dos protótipos C10 Comunicação dos resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
C1 introduz metodologias de cocriação centradas no utilizador (OA1), fundamentais para o desenvolvimento de projetos inovadores C2 e C3 permitem a seleção e enquadramento de temas de projeto (OA2) C4 aprofunda a compreensão das necessidades dos utilizadores e organizações, definindo os problemas específicos dos projetos (OA2) C5 foca-se na revisão sistemática da literatura e análise competitiva (OA3), proporcionando uma base sólida para a descoberta de oportunidades de soluções para os problemas C6 explora metodologias ágeis de gestão de projetos (OA5), necessárias para o planeamento e desenvolvimento de soluções C7 identifica recursos digitais essenciais (OA4), garantindo a viabilidade técnica dos projetos C8 e C9 cobrem a prototipagem e avaliação com peritos (OA6), assegurando que as soluções propostas são testadas e validadas C10 desenvolve competências de comunicação (OA7), cruciais para a apresentação e discussão dos resultados dos projetos
Avaliação / Assessment
UC em avaliação ao longo do semestre, não contemplando exame final. Pesos: 4 entregáveis: • D1 Definição do Tema de Projeto, 5% • D2 Empatia com o Utilizador, Definição do Problema e Requisitos do Utilizador, 20% • D3 Revisão da Literatura e Planeamento do Desenvolvimento do Projeto, 20% • D4 1º Protótipo e avaliação por peritos, 25% • D5 Apresentação, demo protótipo e discussão do projeto, 30% São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final ponderada superior ou igual a 9.5 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para um total de 150 horas: Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, demonstrações, apresentações audiovisuais (12 h) Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações convidadas (3 h) Aulas ativas: realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo, utilizando ferramentas do estado-da-arte(21h) Aula de apoio tutorial (1h) Trabalho autónomo por parte do aluno: autoestudo, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo (113h)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3 + OA5 + OA6 Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA2 + OA3 Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7 Aulas de apoio tutorial: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
M. Lewrick, P. Link, L. Leifer / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020 J. Knapp, J. Zeratsky, B. Kowitz / Bantam Press., Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days., 2016 A. Osterwalder, Y. Pigneur, P. Papadakos, G. Bernarda, T. Papadakos, A. Smith / John Wiley & Sons., Value proposition design., 2014 T. Brown , H., Collins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009 The Basics of User Experience Design by Interaction Design Foundation, https://www.interaction-design.org/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Snyder, C. (2003). Paper Prototyping: the fast and easy way to design and refine user interfaces. Morgan Kaufmann Publishers. Nielsen, J. (1994) Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI'94 Conf. (Boston, MA, April 24-28), pp. 152-158. Rettig M. (1994), Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM, 1994
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-29