Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04528
Acrónimo :
04528
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da UC é captar negócio e implementar pilotos do PPS no cliente. Preparar o plano de negócio para os próximos 6 meses. Elaborar o plano de Pilotos. Agendar reuniões para ações comerciais e garantir a implementação de dois pilotos durante o semestre. Elaborar relatório de avaliação de funcionalidades e satisfação do cliente e preparar ações de negócio para o próximo ano. Análise SWOT da concorrência direta e indireta nesta fase. Participação na elaboração de uma proposta para Inovação de aplicabilidade industrial, identificando futuras funcionalidades para o PPS ou outro que se tenha identificado a oportunidade/necessidade. Neste semestre pretende-se que este trabalho seja desenvolvido em parceria com o AUDAX - Centro de Inovação e Empreendedorismo do ISCTE e ou em ambiente empresarial (de acordo com as áreas dos Cursos).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Captar negócio e implementar pilotos do PPS no cliente OA.2 Elaborar Plano de Pilotos e negócio para os próximos meses OA.3 Agendar reuniões para ações comerciais e garantir a implementação de dois pilotos durante o semestre OA.4 Elaborar relatório de avaliação de funcionalidades e satisfação do cliente com KPIs. OA.5 Fazer uma análise SWOT para os potenciais concorrentes (diretos e indiretos) OA.6 Participar na elaboração de uma proposta de inovação com futuras funcionalidades para o PPS OA.7 Experienciar o trabalho em ambiente do AUDAX - Centro de Inovação e Empreendedorismo com incubação da startup, ou num contexto de intra-empreendedorismo numa empresa relacionada com a área e com interesse no PPS.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Aspetos essenciais para a implementação de Pilotos de um PPS II. Plano de Pilotos e marcos para controlo de ações III. Avaliação de funcionalidades e definição dos principais KPIs IV. Análise SWOT para concorrência V. Propostas de inovação para calls nacionais e internacionais VI. Ética e Deontologia em ambiente de startups e empresas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I OA.2: II OA.3: I, II OA.4: III OA.5: IV OA.6: V OA.7: VI

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica:- Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico; MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais; MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo; MEA.4: Implementação do Piloto do PPS.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): OA.1: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA4 OA.2: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA4 OA.3: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA4 OA.4: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA4 OA.5: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA4 OA.6: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA4 OA.7: MEA.1, MEA.2, MEA.3 e MEA4 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wadhwa V. (2021), A Startup?s Guide to Business Ethics and Social Responsibility, https://www.embroker.com/blog/business-ethics-and-social-responsibility/ (Acedido em Setembro de 2021) https://www.interregeurope.eu/fileadmin/user_upload/documents/presentations/2021-02-16_pilot_actions_webinar_Interreg_Europe.pdf (Acedido em Setembro 2021) Martinez J. (2021), Design of pilot actions, Interreg Europe, Gwaldis M. (2019), How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ (acedido em Setembro 2021)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16