Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos e capacidades adquiridas nas anteriores UCs de Projeto (Planeamento e Gestão de Projeto, Empreendedorismo e Innovação I e II).
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta unidade curricular é o de dotar os estudantes com a capacidade de iniciar o desenvolvimento de um projeto real de base tecnológica, no tema da especialidade da respetiva licenciatura. Os estudantes terão a oportunidade de integrarem os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas durante o curso e de as aplicarem no desenvolvimento de um produto, serviço ou processo inovador, num contexto concreto empresarial, do setor institucional público, do setor social, ou ainda num projeto académico. Adotando metodologias de cocriação e de gestão ágil de projetos, os alunos irão criar empatia com o utilizador e a sua organização, selecionar e definir um problema de projeto específico, levantar as questões relacionadas com o mesmo, e realizar uma revisão sistemática da literatura. Durante a UC, os alunos irão ainda desenvolver competências de criatividade, inovação, autoaprendizagem, trabalho em equipa e expressão oral e escrita.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1: Aplicar metodologias de cocriação no desenvolvimento de projetos inovadores triplamente sustentáveis (com valor económico, social e ambiental) em organizações. OA2: Criar empatia com o utilizador e a sua organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto. OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo (se aplicável), relacionados com o problema identificado e as questões levantadas. OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema. OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto OA6: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Metodologias de planeamento e gestão de projetos em IA CP2. Apresentação de casos de estudo e temas de projeto de tecnologias digitais em inteligência artificial (produto, serviço ou processo) CP3. Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização CP4. Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema e das suas questões relacionadas, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos CP5. Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. CP6. Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto CP7. Realização do proposto nos casos de estudo / projetos apresentados, adequados ao trabalho a desenvolver pelos alunos de inteligência artificial. Elaboração de relatórios e documentação final. Comunicação dos resultados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC "Projeto Aplicado em Inteligência Artificial I" está estruturado para desenvolver competências específicas alinhadas com os objetivos de aprendizagem. Através de CP1, os alunos aprendem metodologias de gestão de projetos em IA, essenciais para aplicar metodologias de cocriação (OA1) e planeamento de projetos (OA5). CP2 e CP5 promovem a criação de empatia com o utilizador, definindo necessidades e problemas (OA2), enquanto CP3 e CP4 facilitam a seleção de temas e a contextualização em organizações, promovendo a relevância prática dos projetos (OA4). CP5 desenvolve habilidades de revisão sistemática da literatura e análise competitiva (OA3), e CP6 garante a identificação dos recursos necessários para o projeto. Finalmente, CP7 foca-se na implementação e comunicação dos resultados, crucial para o desenvolvimento colaborativo e apresentações eficazes (OA6).
Avaliação / Assessment
Esta UC segue a tipologia de avaliação ao longo do semestre por projeto a 100%, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino aplicado a situações reais. A avaliação ao longo do semestre tem a seguinte constituição: - R1: Relatório - Definição do Tema de Projeto: 5% - R2: Relatório - Empatia com o Utilizador e a Organização e Definição do Problema. Apresentação e discussão: 40% - R3: Relatório - Planeamento do Desenvolvimento do Projeto. Resultados preliminares. Apresentação e discussão: 55% Os relatórios (R1, R2 e/ou R3) poderão ser realizados individualmente ou em grupo, e dependem estritamente da natureza do projeto. A 1ª Época e 2ª Época poderão ser utilizadas para realização de momentos de avaliação. A presença nas aulas não é obrigatória.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino centra-se na orientação e apoio tutorial, complementada por trabalho autónomo e autodidata. Reuniões periódicas com o Coordenador da UC e o responsável da empresa / instituição / organização / unidade de investigação garantem alinhamento e supervisão contínua. Os alunos recebem orientação para definir temas de projeto relevantes, desenvolver empatia com utilizadores e aplicar metodologias de gestão de projetos, assegurando uma implementação eficaz e alinhada com os objetivos organizacionais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino da UC "Projeto Aplicado em Inteligência Artificial I" são centradas no desenvolvimento prático e aplicado dos conhecimentos, alinhando-se diretamente com os objetivos de aprendizagem. A orientação tutorial e o apoio contínuo permitem que os alunos apliquem metodologias de cocriação (OA1) e desenvolvam empatia com o utilizador e a organização (OA2). A realização de revisões sistemáticas da literatura e a análise crítica são fomentadas através de atividades de autoestudo e autoaprendizagem (OA3). As reuniões periódicas com o coordenador da UC e os responsáveis das entidades parceiras asseguram que os projetos estão bem alinhados com as necessidades organizacionais, promovendo a identificação e utilização adequada de recursos digitais e computacionais (OA4). O trabalho de projeto e a interação com empresas / instituições reforçam as competências de planeamento de projetos e gestão ágil (OA5), enquanto as apresentações e discussões finais consolidam a capacidade de comunicação e trabalho colaborativo (OA6).
Observações / Observations
Para mais informações, é favor consultar o Código de Conduta Académica (CCA) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dooley, J. F., & Kazakova, V. A. (2024). Software development, design, and coding: With patterns, debugging, unit testing, and refactoring. Apress. Huyen, C. (2022). Designing machine learning systems: An iterative process for production-ready applications (1st ed.). O’Reilly Media. Ford, N., Richards, M., Sadalage, P., & Dehghani, Z. (2021). Software architecture: The hard parts: Modern tradeoff analysis for distributed architectures. O’Reilly Media. Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox: A guide to mastering the most popular and valuable innovation methods (1st ed.). John Wiley & Sons. Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days. Simon & Schuster. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value Proposition Design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017 Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute, The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover, 2020, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014 Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017 Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31