Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Saúde
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir os estudantes a uma visão generalista de aspetos de anatomia, fisiologia, fisiopatologia e algumas noções da abordagem médica (diagnóstico, tratamento e seguimento) de forma a demonstrar aqueles que são essenciais e aqueles que podem ir evoluindo com aplicação de tecnologias (digitais) na interação com indivíduos saudáveis e/ou doentes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
São objetivos de aprendizagem (OA) desta Unidade Curricular: OA1. Conhecer de forma muito generalista os principais aspetos de anatomia, fisiologia e fisiopatologia humanas que explicam o aparecimento e a manifestação das doenças. OA2. Identificação de sintomas e sinais e a importância da semiologia como peça fulcral para alguns diagnósticos. Saber o que são algoritmos diagnósticos, e a importância do diagnóstico de precisão. OA3. Conhecer em detalhe quatro modelos de doenças comuns como forma de integrar aspetos relacionados com o contexto da medicina do presente e futuro, tecnologias de diagnóstico, terapêutica (incluindo terapia digital) e de seguimento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1. Noções elementares de anatomia, fisiologia e fisiopatologia CP2. Semiologia e algoritmia diagnóstica. CP3. Doenças-modelo (Demência, DPOC, Diabetes Mellitus, Cancro da Mama)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 é prosseguido pelo CP1 OA2 é prosseguido pelo CP2 OA3 é prosseguido pelo CP3
Avaliação / Assessment
Estão previstas duas formas de avaliação da UC: avaliação periódica e exames final. Avaliação periódica: - Realização de trabalho de grupo (30%); - Apresentação de trabalho de grupo (20%); - Participação nas aulas (10%); - Teste escrito (40%) A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 8 valores. Exames final: prova escrita individual (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem incluem: 1. Aulas expositivas 2. Análise e discussão de estudos de caso em sala de aula 3. Realização de trabalhos de grupo 4. Apresentação de trabalhos de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas expositivas contribuem para os três OA, proporcionando os quadros teóricos e conceptuais necessários a análise dos diferentes tópicos. As restantes metodologias contribuem para o AO3, procurando desenvolver competências de análise das especificidades das organizações de saúde através de abordagem de aprendizagem ativas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
R. Seeley Rod / (6ª ed.). ISBN: 972-8930-07-0, Anatomia & Fisiologia, 2003, ·, · Léon Perlemuter, Anatomia e Fisiologia para Cuidados de Enfermagem Lusodidatica (2ª ed), 2003, ·, · W. F. Boron, E. L. Boulpaep, Medical Physiology (3rd ed.), 2017, ·, · G. M. Cooper / Oxford University Press., The cell: A molecular approach, 2019, ·, · A. Kumar, A. K. Abbas, C. Jon, Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease, 2020, ·, · S. Guimarães, J. Garrett, W. Osswald, Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas: Manual de Farmacologia e Farmacoterapia, 2014, ·, · L. L. Brunton / In Knollmann, B. C., & In Hilal-Dandan, R. / (13th ed.). McGraw Hill., Goodman & Gilman's: The Pharmacological Basis of Therapeutics, 2018, ·, ·
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16