Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04538
Acrónimo :
04538
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver competências de comunicação oral e apresentação em público , trabalhando técnicas de voz, expressão corporal, performance para criar apresentações dinâmicas e impactantes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Objetivos de Aprendizagem: OA1. Desenvolver competências de comunicação oral OA2. Melhorar a expressão corporal OA3. Dominar a arte da utilização do aprelho vocal OA4. Aprender técnicas de performance Compatibilidade com o Método de Ensino: O curso combina teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva no mundo das apresentações em público com técnicas teatrais. O método de ensino é interativo e participativo, incentivando os alunos a colocarem em prática os conceitos aprendidos através de exercícios individuais e em grupo. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Preparação para a apresentação (3 horas) CP2 - Comunicação não verbal (3 horas) CP3 - Introdução à utilização do aparelho vocal (3 horas) CP4 - Introdução ao termo Performance (3 horas)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa do curso foi elaborado para garantir a coerência com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Cada módulo aborda aspetos-chave que contribuem para o desenvolvimento das competências de comunicação oral e redução da ansiedade em apresentações públicas, utilizando técnicas teatrais como ferramentas de ensino. Os módulos incluem: preparação para a apresentação, comunicação não verbal, performance, além de prática de apresentação e feedback. Cada um destes conteúdos está alinhado com os objetivos investidos no reforço de competências de comunicação oral, expressão corporal, potenciadores de mitigação de ansiedade e nervosismo motivados pela exposição pública. CP1 -> OA1, OA2, OA3, OA4 CP2 -> OA2; OA3 CP3 -> OA1, OA2, OA3, OA4 CP4 -> OA1, OA2, OA3, OA4

Avaliação / Assessment


Modalidade de avaliação contínua: Apresentações Práticas (50%): Os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público durante o curso. Serão considerados critérios como: clareza de comunicação, expressão vocal e corporal, uso de técnicas teatrais e performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas. Exercícios e Tarefas Escritas (50%): Além das apresentações práticas, os estudantes irão ser solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados. Estes podem incluir: reflexões sobre técnicas aprendidas, análise de casos de estudo, respostas a perguntas teóricas ou, até mesmo, a criação de roteiros de apresentação. Estas atividades ajudarão a avaliar a compreensão concetual dos conteúdos lecionados. Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas. Embora não seja recomendado, os alunos poderão optar pela avaliação final através de um trabalho escrito e de uma apresentação presencial (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias que podem ser adotadas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Os estudantes são expostos a desafios ou situações-problema relacionadas com a comunicação oral e com as apresentações em público. Trabalham em grupo para analisar, discutir e encontrar soluções, aplicando as técnicas teatrais aprendidas. Esta abordagem estimula o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade, permitindo que os alunos explorem diferentes abordagens e desenvolvam as suas próprias estratégias. Atividades Práticas e Vivenciais: O curso valoriza a prática e a experimentação como forma de aprendizagem. Os estudantes participam em exercícios e jogos teatrais que os ajudam a explorar a expressão vocal, a expressão corporal e a construção de discurso inseridas no universo de premissas da performance. Estas atividades proporcionam uma experiência imersiva, permitindo que os alunos apliquem as técnicas teatrais de forma concreta e percebam o seu impacto na comunicação e nas apresentações em público. Discussões em Grupo e Debates: São promovidas discussões em grupo, nos quais os estudantes têm a oportunidade de compartilhar as suas perspectivas e experiências. Estas discussões permitem que os alunos ampliem o seu conhecimento, explorem diferentes pontos de vista e desenvolvam competências de argumentação e comunicação. Os docentes podem desempenhar o papel de moderadores, estimulando a participação e a troca de ideias entre os estudantes. Feedback Construtivo: Durante as atividades práticas e apresentações, é fornecido feedback construtivo aos estudantes. Os docentes destacam os pontos fortes de cada aluno e oferecem orientações específicas para o aprimoramento das capacidades. Além disso, incentiva-se a prática do feedback entre os próprios estudantes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e encorajando a autocrítica e o crescimento mútuo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Através da Aprendizagem Baseada em Problemas, os estudantes terão a oportunidade de aplicar as técnicas teatrais de forma prática, resolvendo desafios relacionados com a comunicação oral e apresentações em público. Isso permitir-lhes-á desenvolver competências de forma mais significativa, ao enfrentarem situações reais e encontrarem soluções criativas. As atividades práticas propostas fornecem aos estudantes a oportunidade de experimentar e vivenciar as técnicas teatrais em primeira mão. Ao participarem em exercícios e jogos teatrais, poderão explorar a expressão vocal, a expressão corporal, a performance, o que está em sintonia com os objetivos de aprendizagem relacionados com o desenvolvimento dessas competências específicas. As discussões em grupo e os debates promovem uma abordagem colaborativa de aprendizagem, permitindo que os estudantes compartilhem suas perspectivas, experiências e conhecimentos. Isso contribui para melhorar as competências de comunicação, argumentação e pensamento crítico, aspectos essenciais para as apresentações em público. O feedback construtivo oferecido durante as atividades práticas e apresentações é um aspeto relevante das metodologias de ensino propostas, pois permite que os estudantes recebam orientações personalizadas e identifiquem áreas de melhoria, alinhando-se diretamente com o objetivo de desenvolver capacidades de comunicação oral mais eficazes e reduzir a ansiedade ao falar em público.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- -

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16