Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
A UC de "Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT)" visa apoiar os estudantes na aquisição de competências para a comunicação oral, bem como para melhoria da expressão corporal com o domínio da arte da utilização do aprelho vocal, aprendendo técnicas de performance. O objetivo geral é favorecer a compreensão dos processos básicos das técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público. As atividades a desenvolver focam os eixos principais para que os estudantes estudantes tenham uma experiência imersiva no mundo das apresentações em público com técnicas teatrais. O método de ensino é interativo e participativo, incentivando os estudantes a colocarem em prática os conceitos aprendidos através de exercícios individuais e em grupo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público. OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal. OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Preparação para a apresentação. CP2: Técnicas da Comunicação não verbal. CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa que garante a coerência entre objetivos e conteúdos, combinando aulas teóricas e práticas para a aplicação dos conceitos aprendidos. (CP1) Preparação para a apresentação: exercícios teatrais que estimulam a reflexão. Brainstorming com a técnica de improvisação para geração de ideias. (CP2): Técnicas da comunicação não verbal, desenvolvendo a consciência e o controle da comunicação não verbal. A linguagem corporal com uso da Projeção e entonação, pausas e ritmo. Exercícios do espelho, trabalhando em pares, imitando os movimentos um do outro. Prática de técnicas vocais usadas em teatro. (CP3): Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. Interagir e manter a atenção da audiência. Persona. Técnicas de envolvimento, uso de perguntas retóricas. CP4: Prática de apresentação e feedback.
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual: Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade]. 1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público: Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo. Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.). Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas. Atividades individuais (50%) 1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos): Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados. Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre. Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC visa preparar os estudantes para a realização de apresentações em público e para alcançar o objetivo geral proposto, adota-se um modelo pedagógico ativo, participativo e centrado no estudante, utilizando metodologias de ensino e aprendizagem que promovem o desenvolvimento de diferentes áreas do conhecimento e competências. As metodologias adotadas têm como meta assegurar aulas dinâmicas, incluindo: i. Apresentação de conteúdos de forma clara e concisa: com recursos audiovisuais que estimulam a participação ativa dos estudantes; ii. Aprendizagem Baseada em Problemas: os estudantes são expostos a desafios relacionados com as apresentações em público, tabalhando em grupo para encontrar soluções, aplicando as técnicas teatrais aprendidas. Esta abordagem estimula a colaboração e a criatividade, permitindo que explorem diferentes abordagens e desenvolvam as suas próprias estratégias; iii. Atividades práticas e vivências que estimulam a comunicação oral: experimentação e participação dos estudantes em exercícios e jogos teatrais que os ajudam a explorar a expressão vocal, a expressão corporal e a construção de discurso inseridas no universo de premissas da performance. Estas atividades proporcionam uma experiência imersiva, permitindo que apliquem as técnicas teatrais de forma concreta e percebam o seu impacto na comunicação e nas apresentações em público. iv. Discussões em Grupo: os estudantes terão a oportunidade de compartilhar as suas experiências, permitindo ampliar o conhecimento, explorar diferentes pontos de vista e desenvolver competências de comunicação oral. O docente desempenha o papel de moderador, estimulando a participação e a troca de ideias entre os estudantes, promovendo a capacidade de comunicação eficaz. Reflexão Individual: momento de reflexão individual sobre a aprendizagem dos conteúdos da UC. Feedback Construtivo: durante as atividades práticas e apresentações, é fornecido feedback construtivo aos estudantes. O docente destaca os pontos fortes de cada estudante, oferece orientações específicas para o aprimoramento das suas capacidades. Além disso, incentiva-se a prática do feedback entre os próprios estudantes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e encorajando a autocrítica e o crescimento mútuo. Em termos gerais, as metodologias de ensino colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, incentivando a sua proatividade, autonomia e responsabilidade. As metodologias de ensino utilizadas promovem a construção ativa do conhecimento, através da participação dos estudantes nas aulas e nas atividades. Estas metodologias de ensino e aprendizagem estão em consonância com o modelo pedagógico institucional, que valoriza a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento de competências transversais e a preparação para os desafios da realidade académica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O programa que garante a coerência entre objetivos e conteúdos, combinando aulas teóricas e práticas para a aplicação dos conceitos aprendidos. (CP1): preparação para a apresentação: exercícios teatrais que estimulam a reflexão. Brainstorming com a técnica de improvisação para geração de ideias. (CP2): técnicas da comunicação não verbal, desenvolvendo a consciência e o controle da comunicação não verbal. A linguagem corporal com uso da projeção e entonação, pausas e ritmo. Exercícios do espelho, trabalhando em pares, imitando os movimentos um do outro. Prática de técnicas vocais usadas em teatro. (CP3): comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. Interagir e manter a atenção da audiência. Persona. Técnicas de envolvimento, uso de perguntas retóricas. CP4: Prática de apresentação e feedback.
Observações / Observations
Esta unidade curricular, a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, será permitida para apoio na estruturação e revisão de textos, desde que devidamente referenciadas e com a indicação da prompt utilizada para geração de conteúdo.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca. Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26