Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04539
Acrónimo :
04539
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta Unidade Curricular (UC) é apresentar os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking, uma abordagem criativa e colaborativa para a resolução de problemas. Pretende-se desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade, fundamentais para a aplicação do Design Thinking em diferentes áreas. A UC visa também capacitar os estudantes para a aplicaçã dos conceitos de Design Thinking em projetos e desafios reais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade. OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h) CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h) CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h) CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade. OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.

Avaliação / Assessment


Modalidade de avaliação contínua Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula. Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade. Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo. Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua o estudante tem de estar presente em 75% das aulas. Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito individual e discussão oral (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino inclui aulas expositivas, discussões em grupo, exercícios práticos e projetos individuais e em grupo. As aulas expositivas fornecerão o conteúdo teórico necessário, enquanto as discussões em grupo e exercícios práticos permitirão aos estudantes explorar e aplicar os conceitos e técnicas do Design Thinking em contextos práticos. Os projetos individuais e em grupo proporcionarão aos estudantes a oportunidade de aplicar as competências aprendidas em situações reais de resolução de problemas. A aprendizagem será facilitada pela utilização de recursos online, como tutoriais e artigos relacionados com o Design Thinking, bem como pela interação entre os estudantes e o docente, através de fóruns de discussão e sessões de tutoria. Estas estratégias promovem o esclarecimento de dúvidas e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos abordam, de forma integrada, os conceitos e competências necessários para a aplicação do Design Thinking na resolução de problemas. A UC está estruturada em sessões que cobrem as cinco etapas do Design Thinking (Empatia, Definição do problema, Ideação, Prototipagem e Teste), bem como exemplos de aplicação em diferentes áreas. Esta estrutura permite aos estudantes desenvolverem progressivamente as competências requeridas, aplicando o Design Thinking em contextos práticos. CP1 -> OA1 CP2 -> OA1, OA2 CP3 -> OA2, OA3 CP4 -> OA2, OA3

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- - - -

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- - - -

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-15