Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral desta Unidade Curricular (UC) é apresentar os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking, uma abordagem criativa e colaborativa para a resolução de problemas. Pretende-se desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade, fundamentais para a aplicação do Design Thinking em diferentes áreas. A UC visa também capacitar os estudantes para a aplicaçã dos conceitos de Design Thinking em projetos e desafios reais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade. OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h) CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h) CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h) CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A introdução ao Design Thinking e a primeira etapa, Empatia (CP1), estão diretamente ligadas ao objetivo de aprendizagem OA1, que visa adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking. As etapas de Definição do Problema e Ideação (CP2) não só reforçam OA1, como também promovem o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade, conforme descrito em OA2. A Prototipagem (CP3) e a Teste (CP4) são essenciais para a aplicação prática do Design Thinking, alinhando-se com OA2 e OA3, que focam na aplicação do Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua. Dessa forma, a estrutura dos conteúdos programáticos permite que os estudantes desenvolvam progressivamente as competências necessárias, aplicando os conceitos de Design Thinking em contextos práticos e reais, assegurando a coerência com os objetivos de aprendizagem da UC.
Avaliação / Assessment
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre • Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula. • Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade. • Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo. Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação. A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino inclui aulas expositivas, discussões em grupo, exercícios práticos e projetos individuais e em grupo. As aulas expositivas fornecerão o conteúdo teórico necessário, enquanto as discussões em grupo e exercícios práticos permitirão aos estudantes explorar e aplicar os conceitos e técnicas do Design Thinking em contextos práticos. Os projetos individuais e em grupo proporcionarão aos estudantes a oportunidade de aplicar as competências aprendidas em situações reais de resolução de problemas. A aprendizagem será facilitada pela utilização de recursos online, como tutoriais e artigos relacionados com o Design Thinking, bem como pela interação entre os estudantes e o docente, através de fóruns de discussão e sessões de tutoria. Estas estratégias promovem o esclarecimento de dúvidas e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino adotadas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem da UC, integrando teoria e prática no desenvolvimento das competências de Design Thinking. As aulas expositivas proporcionam conhecimento teórico sobre os fundamentos e etapas do Design Thinking, enquanto as discussões em grupo e os exercícios práticos incentivam a reflexão crítica e a aplicação prática das técnicas aprendidas. Os projetos individuais e em grupo permitem aos estudantes aplicar o conhecimento adquirido e desenvolver competências de Design Thinking em contextos reais. A avaliação, que inclui participação em aula, trabalho individual e trabalho em grupo, visa medir a aquisição e o uso dos conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas ao longo da UC. A combinação dessas metodologias de ensino contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, capacitando-os a compreender e aplicar os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking, bem como a desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade, fundamentais para a aplicação do Design Thinking em diferentes áreas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84–92. Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons. Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press. Stewart S.C (2011) “Interpreting Design Thinking”. In: https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of product innovation management, 28(3), 381-383. Brown, T., Katz, B. M. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness, 2009. Liedtka, J. (2018). Why Design Thinking Works. Harvard Business Review, 96(5), 72–79. Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Google Book in: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=b0g9AUVo2uUC&oi=fnd&pg=PP1&dq=design+thinking&ots=CEZe0uczco&sig=RrEdhJZuk3Tw8nyULGdi3I4MHlQ
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26