Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04549
Acrónimo :
04549
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


523 - Electrónica e automação

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da UC é desenvolver os 70% do protótipo viável (produto, processo ou serviço) da ideia proposta. Continuar a o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos. Ao longo desta UC os alunos irão validar a sua ideia de negócio, efetuar alguns ajustes relativamente a: estudos de viabilidade da mesma, proposta de valor (produto, processo ou serviço) e o respetivo modelo de negócios e desenvolver técnicas para comunicação da ideia (elevator pitch e presencial) e desenvolver os restantes 70% de um protótipo viável da ideia proposta.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Apresentar a imagem do produto/serviço num sítio web OA.2. Apresentar a imagem do produto/serviço em redes sociais OA.3. Descrever as funcionalidades do produto/serviço OA.4. Descrever as fases do plano de desenvolvimento OA.5. Desenvolver a totalidade do protótipo OA.6. Testar o protótipo em laboratório OA.7. Realizar os ajustes para o funcionamento do produto, processo ou serviço OA.8. Otimizar a produção do produto, processo ou serviço tendo em consideração aspetos económicos, impacto social e ambiental OA.9. Rever o plano de negócio após desenvolvimento e testes, incluindo os vários aspetos de comercialização e imagem OA.10. Definir o plano de manutenção e gestão de produto/serviço

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Desenvolvimento da imagem do produto/serviço II. Funcionalidades do produto/serviço III. Plano de desenvolvimento IV. Desenvolvimento do produto/serviço (web/mobile ou outro) V. Revisão do plano de negócio VI. Manutenção e gestão de produto/serviço VII. Planos de certificação VIII. Propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte IX. Principais aspetos para a criação de startup - jurídicos, contabilidade, registo, contratos, capital social, obrigações, impostos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I OA.2: I OA.3: II OA.4: III OA.5: IV OA.6: IV OA.7: IV OA.8: IV OA.9: V OA.10: VI

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Realização de projeto em grupo: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; relatório final: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico; MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais; MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo; MEA4: Demonstrativas para demonstrar os 30% de funcionalidade do protótipo (PPS).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (AO): OA.1: MEA.1 OA.2: MEA.1, MEA.2 OA.3: MEA.1, MEA.3 OA.4: MEA.1, MEA.3 OA.5: MEA.3 OA.6: MEA.3 OA.7: MEA.3 OA.8: MEA.1, MEA.3 OA.9: MEA.1, MEA.3 OA.10: MEA.1, MEA.3 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


· A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, 2014, ·, · A. Osterwalder, Y. Pigneur / John Wiley & Sons, Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010, ·, · P. Burns / Palgrave Macmillan, Entrepreneurship and Small Business, 2016, ·, · R. Dorf, T. Byers, A. Nelson / McGraw-Hill Education, Technology Ventures: From Idea to Enterprise., 2014, ·, · S. Mariotti, C. Glackin / Global Edition. Pearson, Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, ·, ·

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16