Sumários

Visão de Produto e MVP | Modelo Agile | Metodologia SCRUM | Ferramenta de apoio ao SCRUM: JIRA

23 Fevereiro 2024, 09:30 Sílvia Cavalinhos


  • Introdução à Visão de Produto e MVP;
  • Kits de Hardware e sensores a disponibilizar para a UC;
  • Demo simulador hardware;
  • Demo hardware;
  • Gestão de projeto: metodologias de desenvolvimento Agile vs Waterfall;
  • Metodologia SCRUM (Backlog, Feature/User Requirements, User Stories, Priorização com MoSCow, Custo com Story points, Responsável):
  • Ferramentas de apoio ao SCRUM: JIRA. Introdução de User/Feature Requirements e User Stories (com priorização, custo e responsável, num exemplo concreto.

Apresentação - Introduções - Demos - Design Sprint

9 Fevereiro 2024, 14:00 José Miguel Dias


• Apresentação da cadeira: equipa docente, currículo (cada um apresenta-se), objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos - adaptados da FUC. Método de avaliação. 10 minutos 
• Demos dos projetos do ano anterior e apresentação de uma lista de ideias de projetos. 40 minutos. 
• Design Sprint condensado: Map, Sketch e Decide em 120 minutos: reflexão (15m), criação de persona (15m), 8 ideias em 8 minutos (8m), explicação e votação em grupo (17m), sketch em 3 etapas (20m), explicação e votação em grupo (15m) com seleção da solução da ideia mais votada.
• Explicação pelo Professor das fases seguintes e do trabalho para casa (10m): Guião de entrevista AEIOU 
Condução de 4 entrevistas.
Produção de um mapa de empatia por cada entrevista 
Atualização da persona
Escrita de um ou mais cenários de utilização
Definição dos requisitos de utilizador 

Introduções & Equipa

9 Fevereiro 2024, 14:00 Manuel João da Silva Oliveira


Equipa, Programa, Avaliação, Inspiração, Design Sprint

Apresentação da cadeira

9 Fevereiro 2024, 14:00 Thiago Bessa Pontes


Apresentação da cadeira: equipa docente, objetivos de aprendizagem e conteudos programáticos -  Método de avaliação.Video inspiracional. 20 minutos 
Demos dos projetos do ano anterior e apresentação de uma lista de ideias de projetos. 40 minutos. 
Design Sprint condensado: Map, Sketch e Decide em 100 minutos: reflexão (20m), criação de persona (15m), 8 ideias em 8 minutos (8m), explicação e votação em grupo (17m), sketch em 3 etapas (20m), explicação e votação em grupo (20m) com seleção da solução da ideia mais votada
Explicação pelo Professor das fases seguintes e do trabalho para casa (20m): 
Guião de entrevista AEIOU 
Condução de 4 entrevistas
Produção de um mapa de empatia por cada entrevista 
Atualização da persona
Escrita de um ou mais cenários de utilização
Definição dos requisitos de utilizador

Apresentação - Introduções - Demos - Design Sprint

9 Fevereiro 2024, 09:30 Sílvia Cavalinhos


• Apresentação da cadeira: equipa docente, currículo (cada um apresenta-se), objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos - adaptados da FUC. Método de avaliação. 10 minutos 
• Demos dos projetos do ano anterior e apresentação de uma lista de ideias de projetos. 40 minutos. 
• Design Sprint condensado: Map, Sketch e Decide em 120 minutos: reflexão (15m), criação de persona (15m), 8 ideias em 8 minutos (8m), explicação e votação em grupo (17m), sketch em 3 etapas (20m), explicação e votação em grupo (15m) com seleção da solução da ideia mais votada.
• Explicação pelo Professor das fases seguintes e do trabalho para casa (10m): Guião de entrevista AEIOU 
Condução de 4 entrevistas.
Produção de um mapa de empatia por cada entrevista 
Atualização da persona
Escrita de um ou mais cenários de utilização
Definição dos requisitos de utilizador