Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04554
Acrónimo :
04554
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico (sistema digital) em grupo e realizar o seu planeamento e gestão, adotando uma metodologia ágil e utilizando princípios do desenho centrado no utilizador. A metodologia inclui análise de requisitos, desenvolvimento iterativo com ferramentas low-code ou no-code, testes e avaliação da solução. O sistema digital a construir por cada grupo de estudantes, irá envolver software e hardware disponíveis no laboratório do ISCTE Sintra

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1. Definir requisitos para um projeto tecnológico usando uma abordagem centrada no utilizador. OA.2. Planear, gerir e executar o projeto adotando uma metodologia de gestão de projetos ágil, baseada em sprints. OA.3 Trabalhar de forma eficaz e eficiente num grupo interdisciplinar, sabendo resolver situações de conflito e definir os diversos papeis dos elementos do grupo, incluindo os papeis de liderança. OA.4. Desenvolver o projeto tecnológico de acordo com os requisitos do utilizador, com kits de hardware e ferramentas software lo-code e no-code. OA.5. Aplicar normas para a elaboração de relatórios técnicos. OA.6. Preparar a demonstração das funcionalidades do projeto tecnológico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


C1 Apresentação, programa e avaliação. Demos dos projetos do ano anterior e novas ideias para projetos. C2. Kits de hardware & software disponíveis no laboratório. C3. Metodologia Design Sprint Design condensada: Map, Sketch e Decide em 140 minutos. C4. Entrevistas AEIOU. Mapas de empatia. Personas. C5. Cenários de utilização. Definição dos requisitos de utilizador e da visão de produto. C6. Gestão de equipas, conflitos e liderança. C7. Gestão de projeto: metodologias de desenvolvimento Agile vs Waterfall. Introdução ao PMBook. C8. Metodologia ágil SCRUM: 3 papeis, 5 rituais, 3 artefactos e 4 sprints quinzenais. C9. Backlog de produto, Funcionalidaes, User Stories, Priorização com MoSCow, Custo com Story Points. C10. Ferramentas de apoio ao SCRUM (JIRA). C11. Ferramentas low code/no code para desenvolvimento de protótipos (Power Apps). C12. Simulador de hardware. C13. Produção de um relatório técnico e demonstração do projeto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC estão plenamente alinhados com os objetivos de aprendizagem, assegurando uma progressão coerente entre teoria, prática e aplicação em contexto real. A identificação de requisitos centrados no utilizador (OA.1) é desenvolvida através do Design Sprint, entrevistas AEIOU, mapas de empatia e personas (C3–C5). A gestão ágil de projetos (OA.2) é sustentada pelos módulos sobre SCRUM, backlog, user stories, priorização MoSCoW e ferramentas como o JIRA (C7–C10). O trabalho em equipa e a liderança (OA.3) são abordados na gestão de conflitos e nos papéis do SCRUM (C6, C8). O desenvolvimento com kits de hardware e ferramentas low-code/no-code (OA.4) é explorado nos conteúdos sobre os recursos do laboratório, Power Apps e simuladores (C2, C11–C12). A elaboração de relatórios técnicos (OA.5) e a demonstração final do projeto (OA.6) são tratadas no módulo final (C13), garantindo a consolidação das competências.

Avaliação / Assessment


Curso em avaliação ao longo do semestre, não contemplando exame final. Pesos: • Avaliação individual: 2 mini-testes - 20% • Avaliação por projeto em grupo - 80%. Entregáveis (no Moodle): o D1 Relatório de Requisitos do Utilizador e Visão de Produto - 20% o D2-5 relatórios automáticos intercalares produzidos pelo JIRA de fecho dos Sprints #1, #2, #3 e #4 -20% o D6 Relatório Técnico Final - 15% o D7 Apresentação, demo protótipo e discussão do projeto - 25% São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final ponderada superior ou igual a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para um total de 150 horas: Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, demonstrações, apresentações audiovisuais (12 h) Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações convidadas (3 h) Aulas ativas: realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo, utilizando ferramentas do estado-da-arte(19h) Aulas invertidas: nestas os alunos exploram tópicos teóricos da UC e realizam uma apresentação à turma (3h) Aula de apoio tutorial(1h) Trabalho autónomo por parte do aluno: autoestudo, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo (113h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): OA.1: MEA.1 OA.2: MEA.1, MEA.2 OA.3: MEA.1, MEA.3 OA.4: MEA.1, MEA.3 OA.5: MEA.3 OA.6: MEA.3 OA.7: MEA.3 OA.8: MEA4 OA9: MEA3 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


N/A

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jeff Sutherland, J.J. Sutherland (2014), Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez, (2020) Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Lester A. / 7th edition, Elsevier Science & Technology., Project Management Planning and Control, 2017

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Scrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Scrum Institute (2020), The Kanban Framework 3rd Edition www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf https://www.productplan.com/glossary/moscow-prioritization/ https://design-sprint.com http://www.ted.com/talks/david_kelley_how_to_build_your_creative_confidence https://openpracticelibrary.com/practice/aeiou-observation-framework/ https://next.canvanizer.com/demo/empathy-map-canvas https://www.uxdesigninstitute.com/blog/what-are-ux-personas/

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-05