Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Línguas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Realização de Teste diagnóstico de nível
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender e usar expressões familiares e quotidianas; compreender e usar enunciados simples, que satisfaçam necessidades concretas do quotidiano; ter a capacidade de se apresentar e apresentar os outros e perguntar e dar resposta sobre questões de caráter pessoal; ter a capacidade de redigir pequenos textos de caráter prático, como mensagens curtas relacionadas com o quotidiano.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso, o aluno deverá ser capaz de: OA1. Reter linhas temáticas centrais de um breve texto expositivo oral (compreensão do oral). OA2. Produzir estruturas gramaticais simples sobre pessoas, lugares e rotinas diárias (produção oral) OA3. Fazer e responder a perguntas simples sobre assuntos que lhe são familiares (interação do oral). OA4. Entender textos curtos e simples (leitura). OA5. Escrever expressões e frases simples sobre as temáticas abordadas (produção escrita). OA6. Pesquisar e apreender vocabulário relacionado com os conteúdos temáticos estudados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Conteúdos temáticos: CT1. Identificação pessoal e apresentação. CT2. Rotinas diárias CT3. Lazer e tempos livres. CT4. Lugares (localização no espaço e orientações) CT5. Cultura e hábitos quotidianos portugueses. Conteúdos programáticos: CP1. Oralidade: Interagir/fazer e responder a perguntas simples. Comunicar em situações básicas do quotidiano. CP2. Escrita: Escrever pequenos textos (preencher uma ficha, escrever recados, notas e emails). CP3. Gramática: Alfabeto e sinais gráficos; Numerais (cardinais/ordinais); Pronomes pessoais; Nomes; Adjetivos; Determinantes artigos (definidos e indefinidos); Determinantes e pronomes; verbos ser e estar; partículas interrogativas; Presente do indicativo (verbos regulares e irregulares); Verbos de movimento; Expressão de futuro próximo: ir + infinitivo; Locuções e preposições de movimento e lugar.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 - OA1, OA2, OA3, OA6 CP2 - OA4, OA6 CP3 - OA2, OA3, OA4, OA5
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC pode ser realizada numa das seguintes modalidades: Avaliação contínua: - participação pertinente nas tarefas, exercícios e dinâmicas propostos nas aulas (10%); - realização do curso online na plataforma: devem ser finalizados todos os módulos do curso e respetivas perguntas de seleção (10%) - apresentação oral, individual ou em grupo, sobre um dos temas abordados no programa (20%) - teste escrito presencial no final do curso, composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (60%). Na modalidade de avaliação contínua, esta UC implica a presença obrigatória em pelo menos 80% das aulas. - para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Avaliação por exame: - realização de teste escrito composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A concretização dos objetivos desta UC faz-se através de aulas teórico-práticas presenciais, do curso disponibilizado online e do trabalho autónomo dos/as estudantes. Consiste num conjunto de atividades que incluem: MEA1. Exposição de conteúdos teóricos pelo docente, com exemplificação; MEA2. Realização de exercícios práticos de consolidação dos conteúdos; MEA3. Trabalhos em pares e em grupo e dinâmicas de jogo de papéis; MEA4. Disponibilização assíncrona dos conteúdos do curso em plataforma online; MEA5. Trabalho autónomo individual de conclusão de exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 ME2. OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 ME3: OA2, OA3 ME4: OA1, OA2, OA3 ME5: OA1, OA2, OA4 ME6: OA4, OA5
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ligia Arruda, Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora., 2014, null, https://www.wook.pt/livro/gramatica-de-portugues-lingua-nao-materna-ligia-arruda/129110 Olga Coimbra, Isabel Coimbra, Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel., 2011, null, https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/gramatica/gramatica-ativa-1/ Luísa Coelho, Carla Oliveira, Português em Foco 1. Lisboa: Lidel., 2018, null, https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/metodos/portugues-em-foco-1-livro-do-aluno-2/ Leonel Rosa, Vamos Lá Começar! - Explicações e Exercícios de Gramática. Lisboa: Lidel., 2011, null, https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/gramatica/vamos-la-comecar/ Leonel Rosa, Vamos lá Começar! Exercícios de Vocabulário. Lisboa: Lidel., 2004, null, https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/gramatica/vamos-la-comecar-2/ Dicionários Porto Editora Luísa Coelho, Carla Oliveira, Aprender Português 1. Lisboa: Texto Editora, 2012, null, https://www.leyaonline.com/pt/apoio-escolar/exercicios/aprender-portugues-1/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Conselho da europa, Quadro europeu comum de referência para as línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação (QECR). Porto: Edições ASA, 2011, null, https://area.dge.mec.pt/gramatica/quadro_europeu_total.pdf
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16