Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04556
Acrónimo :
04556
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Línguas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estudantes estrangeiros para os quais o Português seja língua estrangeira, que tenham realizado o curso A1.1 (Iniciação) ou o teste diagnóstico de aferição de nível.

Objetivos Gerais / Objectives


Adquirir a competência comunicativa em Português em situações do quotidiano: a UC foca-se em práticas de comunicação, permitindo aos alunos expressarem-se de forma clara e eficaz em contextos diários. Isto inclui a capacidade de participar em conversas, compreender e produzir mensagens orais e escritas com confiança. Adquirir noções básicas da fonologia, morfologia e léxico: os alunos serão introduzidos aos sons do Português, à estrutura das palavras e ao vocabulário essencial. Este conhecimento fundamentará a capacidade de reconhecer e usar corretamente as formas verbais, nominais e outros elementos linguísticos importantes. Redigir textos de carácter prático: com ênfase na criação de textos que os alunos possam encontrar ou precisar no dia a dia, como emails, formulários, cartas e instruções. Este exercício ajudará a desenvolver a precisão e a adequação no uso da língua.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do curso, o aluno deverá ser capaz de: OA1. Reter linhas temáticas centrais de um breve texto expositivo oral (compreensão do oral). OA2. Produzir frases simples e isoladas sobre pessoas, lugares e rotinas diárias (produção do oral). OA3. Fazer e responder a perguntas simples sobre assuntos que lhe são familiares (interação do oral). OA4. Entender textos curtos e simples (leitura). OA5. Escrever expressões e frases simples (produção escrita).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos temáticos: CT1. Identificação e caracterização pessoal (revisões) CT2. Experiências de vida (viagens/férias/passatempos) CT3. Desporto e Saúde CT4. Educação, estudo e vida profissional CT5. Aspectos da cultura portuguesa Conteúdos programáticos: CP1. Oralidade: Interagir/fazer e responder a perguntas simples. Comunicar em situações básicas do quotidiano. CP2. Escrita: Escrever pequenos textos (preencher uma ficha, escrever recados, notas e emails). CP3. Gramática: Flexão nominal, adjetival e verbal. Pronomes pessoais do complemento direto e indireto e reflexos. Verbos regulares e irregulares no presente do indicativo. Advérbios de quantidade e tempo. Determinantes e pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos. Modo imperativo. Preposição de origem, de movimento e de lugar. Imperfeito de cortesia (Podia/Queria). Graus dos adjetivos (comparativo/superlativo)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos procuram responder aos objetivos de aprendizagem. A prática de reter informações de textos orais, produzir frases sobre temas quotidianos e fazer e responder a perguntas em contextos familiares são habilidades que serão desenvolvidas através das atividades de oralidade. Escrever pequenos textos, como preencher fichas e escrever recados prepara os alunos para entender e produzir textos curtos e simples. O domínio da flexão nominal, adjetival e verbal, bem como o conhecimento de pronomes, verbos e advérbios, é essencial para alcançar todos os objetivos de aprendizagem. Os conteúdos teóricos são aprofundados ao longo de 30 horas, o que permite aos estudantes desenvolver e aplicar progressivamente as competências adquiridas. CP1 - OA1, OA2, OA3, OA6 CP2 - OA4, OA6 CP3 - OA2, OA3, OA4, OA5

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC pode ser realizada numa das seguintes modalidades: Avaliação ao longo do semestre: - participação pertinente nas tarefas, exercícios e dinâmicas propostos nas aulas (10%); - realização do curso online na plataforma: devem ser finalizados todos os módulos do curso e respetivas perguntas de seleção (10%) - apresentação oral, individual ou em grupo, sobre um dos temas abordados no programa (20%) - teste escrito presencial no final do curso, composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (60%). Na modalidade de avaliação contínua, esta UC implica a presença obrigatória em pelo menos 80% das aulas. - para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Avaliação por exame: - realização de teste escrito composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos desta UC é facilitada por uma abordagem metodológica diversificada que combina aulas teórico-práticas presenciais, recursos disponíveis online e o trabalho autónomo dos estudantes. Esta metodologia abrange várias atividades: Exposição de conteúdos teóricos (MEA1): o docente apresenta os conceitos teóricos essenciais, exemplificando o seu uso prático. Essas exposições são fundamentais para introduzir novos conhecimentos e estruturas gramaticais aos alunos, facilitando a compreensão inicial dos temas abordados. Realização de exercícios práticos (MEA2): após as exposições teóricas, os alunos participam de exercícios práticos que visam consolidar e aplicar os conteúdos aprendidos. Esses exercícios incluem práticas de conversação, exercícios de gramática e composição escrita, proporcionando oportunidades para os alunos desenvolverem as suas habilidades comunicativas. Trabalhos em pares e em grupo e dinâmicas de jogo de papéis (MEA3): Os alunos são incentivados a trabalhar em colaboração através de atividades em pares e em grupos. Isso inclui dinâmicas de jogo de papéis onde simulam situações reais de comunicação. Essas atividades promovem a prática da interação oral e o desenvolvimento de habilidades interpessoais em português. Disponibilização assíncrona dos conteúdos da aula (MEA4): os conteúdos são disponibilizados de forma assíncrona numa plataforma online. Isso permite que os alunos acedam a materiais de estudo adicionais, como textos, áudios e vídeos, fora do horário das aulas. Esses recursos complementam a aprendizagem presencial e oferecem flexibilidade para revisão e estudo individualizado. Trabalho autónomo individual (MEA5): os alunos são encorajados a realizar trabalhos autónomos individuais para concluir exercícios adicionais e reforçar a aprendizagem. Isso inclui a prática contínua de habilidades de escrita e a consolidação do vocabulário e das estruturas gramaticais estudadas durante as aulas e nas atividades práticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição de conteúdos teóricos pelo docente com exemplificação (MEA1) é fundamental para atingir OA1, pois os alunos precisam compreender e reter linhas temáticas centrais de um breve texto expositivo oral. A realização de exercícios práticos de consolidação dos conteúdos (MEA2) reforça OA2 e OA5, permitindo aos alunos produzir frases simples sobre pessoas, lugares e rotinas diárias, bem como escrever expressões e frases simples. Trabalhos em pares e em grupo e dinâmicas de jogo de papéis (MEA3) são diretamente relacionados a OA3, já que essas atividades promovem a interação oral, possibilitando aos alunos fazer e responder a perguntas simples sobre assuntos familiares. A disponibilização assíncrona dos conteúdos do curso em plataforma online (MEA4) complementa OA4, oferecendo materiais de leitura que ajudam os alunos a entender textos curtos e simples no seu próprio ritmo. Por fim, o trabalho autónomo individual de conclusão de exercícios (MEA5) apoia todos os objetivos de aprendizagem ao permitir que os alunos consolidem o vocabulário, pratiquem a produção oral e escrita, e revejam conteúdos conforme a sua necessidade, promovendo uma aprendizagem contínua e autónoma.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ligia Arruda, Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora Olga Coimbra, Isabel Coimbra, Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel. Cláudia Oliveira, Luísa Coelho, Compreensão Oral em Ação A1/A2 , Lidel. Carla Oliveira e Luísa Coelho, Gramática Aplicada Português Língua Estrangeira - A1/A2/B1, Texto Editores.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Conselho da Europa, Quadro europeu comum de referência para as línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação (QECR). Porto: Edições ASA, 2011, null, https://area.dge.mec.pt/gramatica/quadro_europeu_total.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25