Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04557
Acrónimo :
04557
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender melhor o contexto actual e os actuais motores socioeconómicos, abordando as tendências sobre transformação digital, macroeconómica, ou sustentabilidade 2. Aprender técnicas necessárias para uma boa gestão dos recursos públicos com sessões sobre tomada de decisões, gestão de projectos ou estratégia para fortalecer a tomada de decisão com base em casos reais de organizações públicas e ganhar a confiança para tomar decisões. 3. Aprender competências e técnicas-chave para trabalhar na função pública, tais como comunicação e negociação.Melhorar as capacidades de negociação e persuasão para gerir eficazmente a mudança. Ser capaz de desenvolver uma ideia numa apresentação clara e bem fundamentada. 4. Reflectir sobre questões sectoriais tais como parcerias público-privadas, cidades inteligentes e governo local, gestão de assuntos públicos e lobbying e analisar sobre o papel dos dirigentes para ter um impacto positivo nas pessoas e na sociedade

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC pretende dotar os alunos da capacidade de apreciação crítica no que concerne aos desafios para promover a próxima geração da Governança Pública. Desta forma, torna-se objectivo fundamental fazer com que os mestrandos aprendam a desenvolver uma reflexão e a ter uma argumentação teoricamente fundamentada sobre a liderança e a inovação pública. Nesta unidade curricular de Liderança e Inovação Pública pretende-se que os alunos: a) adquiram conhecimentos práticos de aplicação de modelos de liderança na gestão pública; b) procedam à análise comparativa de casos inovadores relativos ao funcionamento da administração pública c) se familiarizem com conceitos e exemplos que possibilitem a apresentação de projetos suscetíveis de constituírem trabalhos para os estudos finais do curso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Contexto socioeconómico, complexidade e posição da Administração Pública 1.1. Geopolítica da gestão pública: Estandarização, Competição e Colaboração 1.2. Elementos-Chave macroeconómicos, políticos e sociais para a ordem mundial 1.3. Uma perspectiva supranacional da Política e da Administração Pública às tendências globais 1.4. O papel da Transformação Digital e Big Data 1.5. O papel da Energia e das Alterações Climáticas 2. Práticas de Liderança e Gestão 2.1. Tomada de decisão 2.2. Gestão de projectos 2.3. Marketing e nudgets 3. Liderança e Inovação 3.1. Smart cities e governo local 3.2. Public Affairs 3.3. Cooperação público-privada 3.4. Ética no Sector Público 4. Skills e Competências Diretivas 4.1. Comunicar com eficacia e persuação 4.2. Negociar com criatividade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No final da Unidade Curriicular, os alunos devera?o ser capazes de: ? Demonstrar, oralmente e por escrito, um conhecimento so?lido sobre o papel da liderabla no contexto da AP. ? Demonstrar, utilizando as convenc?o?es do ingle?s acade?mico, alguma familiaridade com debates centrais relacionados com a Administração Pública portuguesa atrave?s das refere?ncias bibliogra?ficas propostas na UC e/ou atrave?s de pesquisa empi?rica de outras fontes; ? Demonstrar, por escrito e/ou atrave?s de uma apresentac?a?o oral, como o papel da liderança e da inovação na Administração Pública em Portugal se relaciona com debates semelhantes ao ni?vel europeu; ? Demonstrar, por escrito, como o caso da liderança e da inovação se insere na literatura comparativa sobre estes conceitos; ? Demonstrar, por escrito, um conhecimento razoa?vel sobre as tende?ncias da Liderança e da Inovação no Setor Público em Portugal.

Avaliação / Assessment


O ensino e? de cariz teo?rico-pra?tico, combinando a exposic?a?o da docente na aula com a ana?lise de powerpoints e de documentac?a?o selecionada, estimulando os alunos a um envolvimento regular no debate coletivo. O objetivo das aulas está focado nos casos de estudo para, através de uma metodologia adquirida nas aulas, aprender a identificar diferentes problemas e saber dar resposta através de diferentes soluções. | O processo de avaliação está organizado da seguinte forma: ? Apresentação oral de leituras sobre um dos temas do programa (30%). ? Ficha crítica de leitura (30%). ? Trabalho escrito de aproximadamente 8 pa?ginas sobre um to?pico de interesse ligado aos temas da UC (30%) ? Assiduidade e qualidade da participac?a?o individual nas aulas, demonstrativa da realizac?a?o de leituras e do interesse no comenta?rio de materiais utilizados nas mesmas e no debate com os colegas e a professora (10%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O ensino é de cariz teórico-prático, combinando a exposição da docente na aula com a análise de powerpoints e de documentação selecionada, estimulando os alunos a um envolvimento regular no debate coletivo. O objetivo das aulas está focado nos casos de estudo para, através de uma metodologia adquirida nas aulas, aprender a identificar diferentes problemas e saber dar resposta através de diferentes soluções.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa acima descrito visa fornecer aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos, essenciais para alcançar os objectivos da UC. Assim, mesmo antes de abordar os principais desafios que enfrenta a administração pública, recordamos a complexidade do contexto socio-económico e a perspectiva supranacional da Política e da Administração Pública, fundamentais para a compreensão das organizações (públicas ou privadas). Só depois, entrámos nas questões da liderança e da inovação para a gestão da administração pública, apoiados com o recurso aos estudos de caso. Assim, através de uma tentativa de adequação ao programa e aos objectivos da UC, tentamos fazer com que a aprendizagem seja sustentada.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Será enviado um link aos estudantes com acesso às principais referências bibliográficas.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16