Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não.
Objetivos Gerais / Objectives
Enquadrar a fase de conceção e desenho no estudo de políticas públicas demonstrando a possibilidade de usar técnicas de ideação para gerar, desenvolver e testar rapidamente novas ideias tendo em vista a construção de protótipos de projeto tangíveis e do mundo real, como um relatório de insights ou protótipos de produtos e serviços públicos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
"No final da UC, o aluno será capaz de: 1. Desenvolver habilidades de pensamento analítico e crítico combinando análise, julgamento e criatividade para gerar soluções inovadoras e tomar decisões estratégicas equilibradas num ambiente global. 2. Obter uma compreensão clara das possibilidades de design thinking, com uma compreensão prática de como diferentes organizações, podem se beneficiar das estratégias e técnicas de design thinking. 3. Permitir que os alunos aprendam habilidades de pensamento crítico 4. Definir criatividade, perceber como a criatividade pode ser estimulada, e descrever or três tipos de sistemas de gestão de ideias. 5. Compreender a importância das equipas, estruturas de equipas e redes para a inovação. 6. Estar familiarizado com os conceitos e a linguagem do estudo de políticas públicas 7. Conhecer a fase de conceção e desenho de políticas públicas e desenhar uma política pública"
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte I 1.Análise de políticas públicas a)Politicas e politica b)Instituições governamentais e atores políticos c)?fazer políticas? (policymaking) 2.Processo político: o ciclo das políticas públicas 3.O agendamento de políticas a)Conceitos fundamentais b)Modelo dos fluxos múltiplos c)Equilíbrio pontuado 4.Formulação de políticas a)Definição de problemas b)Formulação de objetivos c)Resultados, eficácia e eficiência 5.Governança multinível e formulação de política multinível 6.Implementação, erro e aprendizagem a)As abordagens ?top-down? e ?bottom-up? b)Processos organizacionais c)A aprendizagem a partir da implementação Parte II 1.Introdução ao design thinking 2.O poder do porquê 3.Contar histórias e como preparar a mente 4.Processo de geração de ideias e superação da resistência a novas ideias e mudanças 5.Mapeamento mental 6.O que impressiona e o que funciona 7.Projetando uma comunicação que move as pessoas 8.Pensamento criativo e transformação digital
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
"Os conteúdos disponibilizados bem como as atividades a desenvolver durante e fora das aulas irão capacitar os alunos para atingirem os objetivos de alto nível desta unidade curricular. Os conteúdos disponibilizados bem como as atividades a desenvolver fora das aulas irão capacitar os alunos para atingirem os objetivos de alto nível desta unidade curricular. Os objetivos de aprender um processo para fazer escolhas estratégicas centradas na inovação e seguir passos repetíveis para imaginar e testar iniciativas estratégicas que combinem rigor analítico e criatividade para levar essas iniciativas adiante."
Avaliação / Assessment
"O processo de ensino combinará aulas teórico-práticas com exercícios de estudo de caso. Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas, documentos de trabalho e guiões de exercícios práticos a usar nas aulas. Serão utilizadas as seguintes técnicas: 1. Participativo em grupos de discussão online, com análise e discussão de casos práticos; 2. As aulas terão um desenho exploratório expositivo e de pensamento crítico, e discussões em grupo baseadas em problemas do mundo real" | "60%: - Relatório de análise e formulação de política 40% - Vídeo gravado pelo aluno online para apresentação das reflexões finais e observações dos principais tópicos de aprendizagem - Vídeo de 30 minutos com nota de 1 a 20. - 20%"
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino combinará aulas teórico-práticas com exercícios de estudo de caso. Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas, documentos de trabalho e guiões de exercícios práticos a usar nas aulas. Serão utilizadas as seguintes técnicas: 1. Participativo em grupos de discussão online, com análise e discussão de casos práticos; 2. As aulas terão um desenho exploratório expositivo e de pensamento crítico, e discussões em grupo baseadas em problemas do mundo real
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"A metodologia de ensino promove a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre o ciclo das políticas públicas e em particular sobre a fase de desenho e conceção. A exposição dos conteúdos pelo docente é apoiada na formulação de questões para reflexão e discussão em sala de aula, visando contribuir para o desenvolvimento do sentido crítico dos alunos sobre a pluralidade de abordagens e problemas colocados. A exploração de estudos de caso permitirá aos aulunos trabalhar sobre casos concretos de formulação de políticas, identificando as diferentes operações necessárias à realizacao da tarefa e exercitar a tomada de decisões e o processo de discussão com detentores de interesse. O trabalho com guiões em apoio ao desenvolvimento de um documento de formulação de política permitirá uma abordagem ""hands-on"" com uma experiência prática de simulação do desenvolvimento de uma medida de política. As seguintes metodologias de aprendizagem serão ainda aplicadas ao longo da UC: 1. Aprendizagem online. Aulas em vídeo serão usadas para introduzir os conceitos e fundamentos do design thinking e da transformação digital. Esses conceitos serão apresentados juntamente com exemplos práticos, para que os alunos possam visualizar como um conceito abstrato ou uma ideia se transforma em uma construção real. 2. Aprendizagem baseada em estudos de caso. Transformar ideias em inovações é um processo prático com um processo de descoberta testado pelo tempo. Serão apresentados estudos de caso para ilustrar inovações bem-sucedidas e mal sucedidas. 3. Aprendizagem ativa. Ao responder aos estudos de caso, os alunos serão convidados a apresentar tanto o problema como o veem, relativamente a sua proposta. Eles terão que convencer o público de que sua solução é adequada e factível. 4. Discussão de exemplos e casos práticos em grupos online sob supervisão do docente do módulo."
Observações / Observations
---
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Smith, Catherine (2018), Writing Public Policy 5th Edition. New York, Oxford University Press" Peters, B. G. (2018). Policy problems and policy design. Edward Elgar Publishing Kraft, M. E., Scott R. F. (2018). Public Policy.6th Edition. T. Oaks, CQPress Knoepfel, Peter, Corrine Larrue, Frédéric Varone, e Michael Hill (2007). Public Policy Analysis. Bristol, Polity Press University of Bristol Kingdon, J. W. (2014), Agendas, Alternatives, and Public Policies.2nd Edition. Harlow. Pearson Dye, T. R. (2017). Understanding Public Policy.15th Edition. Boston. Pearson Cairney, P., Heikkila, T., & Wood, M. (2019). Making policy in a complex world. Cambridge University Press Cairney, P. (2020). Understanding Public Policy.2nd Edition. London, Red Globe Press Capella, A. (2018). Formulação de Políticas Públicas . Brasilia: ENAP Birkland, T. (2016). An Introduction to the Policy Process.4th Edition. N. York, Routledge "Anderson, J. (2010). Public Policymaking.7th Edition. Belmont. Cengage
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Zittoun, P. (2021). A abordagem pragmática das políticas públicas. Sociologia política da ação pública: teorias, abordagens e conceitos. Brasília: Enap." Weible, Christopher M., and Paul A. Sabatier. Theories of the policy process. 4th Edition. New York. Routledge, 2018. Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2013), Políticas públicas para a Reforma do Estado, Coimbra, Almedina; Rodrigues, M. L. (2014). O modelo das etapas e a análise das políticas públicas. A. Serrano, C. Rodrigues, F. Balsa, J. Nogueira, J. Malheiro, L. Araújo, M. Rodrigues, M. Matroca, M. Coelho, P. Ministro, R. Pimpão, R. Silva, R. Carvalho, S. Rodrigues, T. Alves: Exercícios de Análise de Políticas Públicas, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 17-34. Ordóñez-Matamoros, Gonzalo (2013). Manual de Análisis y Diseño de Políticas Públicas, Bogotá, Universidade Externaso Mota, L. F. (2020). Estudos de implementação de políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologia, Problemas e Práticas, (92), 133-150. Moran, M, Martin Rein, e Robert Goodin (2008), The Oxford Handbook of Public Policy, Oxford, Oxford University Press. Knill, Christoph, e Jale Tosun (2020). Public Policy: A New Introduction. Londres. Red Globe Press McConnell, A., & t Hart, P. (2019). Inaction and public policy: understanding why policymakers ?do nothing?. Policy sciences, 52(4), 645-661. Howlett, Michael (2019). The Policy Design Primer. Choosing the Right Tools for the Job. New York, Routledge; Hill, Michael (2005). The Public Policy Process. 4th Edition. London. Longman.Kim, C., & Nam, K. Y. (2021). Policy Puzzle Game: making policy ideas feasible and acceptable in policy co-design. CoDesign, 1-18. Emmendoerfer, M. L. (2019). Inovação e empreendedorismo no setor público. Brasília. ENAP. Faria, C. A. P. (2022). O Movimento das Políticas Públicas Baseadas em Evidências: uma radiografia crítica. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, 1(97). Crow, D., & Jones, M. (2018). Narratives as tools for influencing policy change. Policy & Politics, 46(2), 217-234. Capano, G., & Howlett, M. (2020). The knowns and unknowns of policy instrument analysis: Policy tools and the current research agenda on policy mixes. Sage Open, 10(1). Cairney, P. (2018). Three habits of successful policy entrepreneurs. Policy & Politics, 46(2), 199-215. Cairney, P. (2016). The politics of evidence-based policy making. Londres. Palgrave Macmillan. Bemelmans-Videc, M. L., Rist, R. C., & Vedung, E. O. (Eds.). (2011). Carrots, sticks, and sermons: Policy instruments and their evaluation (Vol. 1). Transaction Publishers. Araújo, L., & Rodrigues, M. D. L. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, problemas e práticas, (83), 11-35. Anderson, S. E., DeLeo, R. A., & Taylor, K. (2020). Policy entrepreneurs, legislators, and agenda setting: information and influence. Policy Studies Journal, 48(3), 587-611. "Acciai, C., & Capano, G. (2021). Policy instruments at work: A meta?analysis of their applications. Public Administration, 99(1), 118-136.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16