Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Inglês ao nível do ensino secundário.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral da UC é preparar os alunos para a participação nos empreendimentos de construção ao longo de todo o seu ciclo de vida. Procura-se abarcar todo o espaço transformado, da alteração da paisagem, às infraestruturas, ao edifício. De forma holística serão introduzidos ao eco-sistema da indústria da construção, compreendendo os mercados, as formas de financiamento, os intervenientes, os arranjos contratuais e o contexto regulatório e legislativo. É enfatizada a perspectiva de construção sustentável, e a sua implementação, nomeadamente através dos métodos da economia circular. Os alunos receberão formação para operarem confortavelmente num ambiente laboral em língua Inglesa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Fornecer uma compreensão geral do ambiente construído, incluindo seus componentes, processos e sistemas. OA2 - Preparar os alunos para o trabalho numa variedade de campos relacionados ao ambiente construído, como arquitectura, engenharia e planeamento urbano. OA3 - Desenvolver capacidades para avaliar o impacto ambiental dos empreendimentos de construção e desenvolver soluções sustentáveis. OA4 - Conferir proficiência em Inglês nas áreas relevantes para a indústria da construção
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - A extensão do impacto humano no planeta – da paisagem ao edifício CP2 - Processos de construção: planeamento, design, construção e operação. Cadeia logística da construção - Metabolismo de materiais e energia CP3 - Mercados e tipos de empreitadas CP4 - Como é financiada a construção CP5 - Construção sustentável – Economia circular
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC os objetivos de aprendizagem (OA) correspondem aos conteúdos programáticos (CP), da seguinte forma: OA1: CP1, 2 OA2: CP1, 2, 3 OA3: CP5 OA4: CP1, 2, 3, 4, 5
Avaliação / Assessment
1 - Avaliação periódica, consistindo em: - trabalhos de grupo com discussão e relatórios de visitas (60%) - teste escrito individual, na data do Exame de 1ª Época (40%). Para ter aproveitamento na avaliação periódica não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação. 2 - Exame (disponível para os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação periódica ou desejem melhorar a nota).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas com alternância entre metodologia expositiva e participativa, com predominância desta última. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua aplicabilidade e os exemplos de aplicação. Na segunda os alunos trabalham em grupo analisando casos reais de projetos apresentados e desenvolvendo o seu trabalho coletivo com o apoio dos docentes. São ainda convidados profissionais para apresentar casos reais e promovidas visitas a edifícios em construção, que serão alvo de relatórios. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: ME1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) ME2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados (12h) ME3 - Aulas activas: realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo /apresentações (12h) ME4 - Aulas de apoio tutorial (1h) ME5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (39h), realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicação. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula à evolução da aprendizagem pelos alunos. Este aspeto é considerado determinante face à à necessidade de assegurar bases sólidas para a sequência dos conteúdos. A avaliação regular, na forma de testes e exercícios individuais, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16