Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04559
Acrónimo :
04559
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inglês ao nível do ensino secundário.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral da UC é preparar os alunos para a participação nos empreendimentos de construção ao longo de todo o seu ciclo de vida. Procura-se abarcar todo o espaço transformado, da alteração da paisagem, às infraestruturas, ao edifício. De forma holística serão introduzidos ao eco-sistema da indústria da construção, compreendendo os mercados, as formas de financiamento, os intervenientes, os arranjos contratuais e o contexto regulatório e legislativo. É enfatizada a perspectiva de construção sustentável, e a sua implementação, nomeadamente através dos métodos da economia circular. Os alunos receberão formação para operarem confortavelmente num ambiente laboral em língua Inglesa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos gerais da UC são concretizados nos objectivos de aprendizagem seguintes: OA1 - Fornecer uma compreensão geral do ambiente construído, incluindo seus componentes, processos e sistemas. OA2 - Preparar os alunos para o trabalho numa variedade de campos relacionados ao ambiente construído, como arquitectura, engenharia e planeamento urbano. OA3 - Desenvolver capacidades para avaliar o impacto ambiental dos empreendimentos de construção e desenvolver soluções sustentáveis. OA4 - Conferir proficiência em Inglês nas áreas relevantes para a indústria da construção

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos da UC são os seguintes: CP1 - A extensão do impacto humano no planeta – da paisagem ao edifício CP2 - Processos de construção: planeamento, design, construção e operação. Cadeia logística da construção - Metabolismo de materiais e energia CP3 - Mercados e tipos de empreitadas CP4 - Como é financiada a construção CP5 - Construção sustentável – Economia circular

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular foram organizados para assegurar uma correspondência direta e coerente com os objetivos de aprendizagem. O OA1 é atendido através da exploração do impacto humano no planeta e dos processos de construção. O OA2 é desenvolvido por meio da compreensão dos mercados e tipos de empreitadas, preparando os alunos para diversos campos relacionados ao ambiente construído. O OA3 é abordado ao enfatizar a construção sustentável e a economia circular. Por fim, o OA4 é suportado pela familiarização com o contexto regulatório, financiamento e práticas do setor, abrangendo todos os conteúdos programáticos. OA1: CP1, 2 OA2: CP1, 2, 3 OA3: CP5 OA4: CP1, 2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


Há duas metodologias de Avaliação 1 - Avaliação ao longo do semestre: - trabalhos práticos individuais com discussão e relatórios de visitas (60%) - teste escrito individual, na data do Exame de 1ª Época (40%). Para ter aproveitamento na Avaliação ao longo do semestre não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. 2 - Exame escrito.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas com alternância entre metodologia expositiva e participativa, com predominância desta última. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua aplicabilidade e os exemplos de aplicação. Na segunda os alunos trabalham em grupo analisando casos reais de projetos apresentados e desenvolvendo o seu trabalho coletivo com o apoio dos docentes. São ainda convidados profissionais para apresentar casos reais e promovidas visitas a edifícios em construção, que serão alvo de relatórios. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: ME1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) ME2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados (12h) ME3 - Aulas activas: realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo /apresentações (12h) ME4 - Aulas de apoio tutorial (1h) ME5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (39h), realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicação. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula à evolução da aprendizagem pelos alunos. Este aspeto é considerado determinante face à à necessidade de assegurar bases sólidas para a sequência dos conteúdos. A avaliação regular, na forma de testes e exercícios individuais, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kibert, C. J. (2022). Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery. ISBN 978-1119706458. Cheshire, D. (2016). Building Revolutions: Applying the Circular Economy to the Built Environment. RIBA Publishing. ISBN 9781859466452. Seaton, H. (2021). The Construction Technology Handbook. Wiley. ISBN 978-1-119-71995-3. Pereira, T. D. (2019). Gestão de projeto e contratação de empreitadas de obras. ISBN 9789892609812. Dicionário Online de Engenharia Civil e Construção Civil. Retrieved from https://www.engenhariacivil.com/dicionario/ Frendo, E. (2012). English for Construction Level 1 (1st ed.). Pearson Education ESL. ISBN 978-1408269916. Pereira, T. D. (2019). Gestão de projeto e contratação de empreitadas de obras. ISBN 9789892609812.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mann, T. (1992). Building Economics for Architects. Van Nostrand Reinhold. ISBN 9780442003890. Branco, J. P. (1993). Dicionário Técnico de Construção Civil. Editor: E. P. Gustave Eiffel. ISBN 9789728326333. Bonifácio, H., Sousa, P. F., & Rodrigues, M. J. (1990). Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura. Quimera Editores. McEwan, J., & Glendinning, E. (2006). Oxford English for Information Technology: Student Book. Oxford University ELT. ISBN 978-0194574921. Stein, J. (1986). Construction Glossary: An Encyclopedic Reference and Manual. Wiley. ISBN 978-0471857365. Mann, T. (1992). Building Economics for Architects. Van Nostrand Reinhold. ISBN 9780442003890. Brooks, H., & Anderson, J. P. (2017). Encyclopedia of Building and Construction Terms: The Language of the Construction. HBA Publications. ISBN 978-0976836483. BBN. (2014). Construction Dictionary, Pocket Edition. BNI Publications. ISBN 978-1557011817. RSMeans. (2012). Illustrated Construction Dictionary. RSMeans. ISBN 978-1118133521. Martín, J. N., & Velez, J. D. (2019). Gestão e Fiscalização de Empreitadas. ISBN 9789897522079.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-09