Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04559
Acrónimo :
04559
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inglês ao nível do ensino secundário.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral da UC é preparar os alunos para a participação nos empreendimentos de construção ao longo de todo o seu ciclo de vida. Procura-se abarcar todo o espaço transformado, da alteração da paisagem, às infraestruturas, ao edifício. De forma holística serão introduzidos ao eco-sistema da indústria da construção, compreendendo os mercados, as formas de financiamento, os intervenientes, os arranjos contratuais e o contexto regulatório e legislativo. É enfatizada a perspectiva de construção sustentável, e a sua implementação, nomeadamente através dos métodos da economia circular. Os alunos receberão formação para operarem confortavelmente num ambiente laboral em língua Inglesa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Fornecer uma compreensão geral do ambiente construído, incluindo seus componentes, processos e sistemas. OA2 - Preparar os alunos para o trabalho numa variedade de campos relacionados ao ambiente construído, como arquitectura, engenharia e planeamento urbano. OA3 - Desenvolver capacidades para avaliar o impacto ambiental dos empreendimentos de construção e desenvolver soluções sustentáveis. OA4 - Conferir proficiência em Inglês nas áreas relevantes para a indústria da construção

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - A extensão do impacto humano no planeta – da paisagem ao edifício CP2 - Processos de construção: planeamento, design, construção e operação. Cadeia logística da construção - Metabolismo de materiais e energia CP3 - Mercados e tipos de empreitadas CP4 - Como é financiada a construção CP5 - Construção sustentável – Economia circular

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC os objetivos de aprendizagem (OA) correspondem aos conteúdos programáticos (CP), da seguinte forma: OA1: CP1, 2 OA2: CP1, 2, 3 OA3: CP5 OA4: CP1, 2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


1 - Avaliação periódica, consistindo em: - trabalhos de grupo com discussão e relatórios de visitas (60%) - teste escrito individual, na data do Exame de 1ª Época (40%). Para ter aproveitamento na avaliação periódica não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação. 2 - Exame (disponível para os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação periódica ou desejem melhorar a nota).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas com alternância entre metodologia expositiva e participativa, com predominância desta última. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua aplicabilidade e os exemplos de aplicação. Na segunda os alunos trabalham em grupo analisando casos reais de projetos apresentados e desenvolvendo o seu trabalho coletivo com o apoio dos docentes. São ainda convidados profissionais para apresentar casos reais e promovidas visitas a edifícios em construção, que serão alvo de relatórios. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: ME1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) ME2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados (12h) ME3 - Aulas activas: realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo /apresentações (12h) ME4 - Aulas de apoio tutorial (1h) ME5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (39h), realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicação. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula à evolução da aprendizagem pelos alunos. Este aspeto é considerado determinante face à à necessidade de assegurar bases sólidas para a sequência dos conteúdos. A avaliação regular, na forma de testes e exercícios individuais, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


SEATON, H. The Construction Technology Handbook, Wiley, 2021, ISBN 978-1-119-71995-3. BRANCO, J.P.. Dicionário Técnico de Construção Civil, Editor: E. P. Gustave Eiffel, ISBN: 9789728326333. BONIFÁCIO, Horácio; Sousa, Pedro F.; Rodrigues, Maria João - Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura - Quimera Editores, 1990. DICIONÁRIO ONLINE DE ENGENHARIA CIVIL E CONSTRUÇÃO CIVIL, https://www.engenhariacivil.com/dicionario/. BONAMY, D, Technical English Level 1, 1st Edition, Pearson, 2008, ISBN, 978-1405845458 FRENDO, E., English for Construction Level 1, 1st Edition, Pearson Education ESL, 2012, ISBN 978-1408269916 McEWAN, J.; Glendinning, E., Oxford English for Information Technology : Student Book, Oxford University ELT, 2006, 978-0194574921. STEIN, J., Construction Glossary: An Encyclopedic Reference and Manual, Wiley, 1986, ISBN 978-0471857365 Cheshire, D., Building Revolutions: Applying the Circular Economy to the Built Environment, RIBA Publishing., 2016, ISBN 9781859466452, Kibert, C.J., Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery, 2022, ISBN 978-1119706458, Pereira, T.D., Gestão de projeto e contratação de empreitadas de obras, 2019, ISBN 9789892609812, Mann, T, Building Economics for Architects , Van Nostrand Reinhold, 1992, ISBN 9780442003890,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brooks, H.; Anderson, J.P., Encyclopedia of Building and Construction Terms: The Language of the Construction, HBA Publications, 2017, ISBN 978-0976836483 BBN, Construction Dictionary, Pocket Edition, BNI Publications; 2014 ISBN-13 978-1557011817 RSMeans, RSMeans Illustrated Construction Dictionary, RSMeans 2012, ISBN-13? 978-1118133521 Martín, J.N.; Velez, J.D., Gestão e Fiscalização de Empreitadas, 2019, ISBN 9789897522079,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16