Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04560
Acrónimo :
04560
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É necessária compreensão de inglês escrito e falado.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo central da UC é desenvolver a compreensão do ciclo de vida dos materiais de construção, requisitos funcionais que cumprem e sua relação com as propriedades, prescrição e aplicação. Partimos dos materiais e de como se comportam, para como os extraímos, transformamos, aplicamos e usamos na construção de tudo o que nos rodeia. Vamos abordar isto de uma forma integrada que envolve a natureza dos materiais, como os podemos usar para fazer estruturas (suportar o peso), isolar da água, do som, do calor e do frio (o que é muito mais complicado do que parece), criar locais belos e confortáveis, que resistem ao tempo e ao uso, não precisam de muita energia para manter habitáveis, são fáceis de manter, de renovar e no fim da vida útil podem ser reutilizados sem muito esforço.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos gerais são concretizados nos seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Relacionar a origem, composição química e estrutura dos materiais de construção, as propriedades físicas, mecânicas e higrotérmicas, óticas, elétricas. OA2. Compreender e formular as exigências funcionais dos materiais na construção. OA3. Conhecer a origem e processos de fabricação dos materiais, o seu ciclo de vida e impactos no ambiente. OA4. Conhecer as diferentes classes de materiais, propriedades, aplicações e limitações

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa é dividido nos seguintes conteúdos: CP1. Origem da matéria e leis fundamentais CP2. Introdução à Ciência dos Materiais CP3. Requisitos Funcionais e aplicação dos materiais na construção CP4. Os principais Materiais de Construção e sua aplicação- Pedra, Terra, Madeira, Metais, Cerâmica, Ligantes Hidráulicos e Não Hidráulicos, Vidro, Betuminosos, Polímeroslásticos, Materiais Avançados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Ao longo da unidade, os alunos serão expostos a uma abordagem integrada, que conecta a origem e composição dos materiais às suas propriedades e aplicações práticas na construção. O foco estará na compreensão do ciclo de vida dos materiais, dos processos de fabricação, das funções que desempenham nas construções e das suas implicações ambientais. Esta abordagem oferece uma base sólida para o desenvolvimento das competências necessárias. OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP3, CP4 OA3 - CP4 OA4 - CP4.

Avaliação / Assessment


Há dois métodos de Avaliação: 1 - Avaliação ao longo do semestre - Apresentação de um material, em grupo (25%) - Construção e Ensaio de Pontes de Esparguete, em grupo (25%) - Teste individual (50%) A nota mínima em cada elemento da avaliação ao longo do semestre é de 8,0 valores. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. 2 - Avaliação por Exame Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação ao longo do semestre ou desejem melhorar a nota poderão efectuar exame escrito.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua relação com o o comportamento e aplicação e exemplos. No processo participativo, os alunos apresentam e são avaliados pelos conteúdos desenvolvido autonomamente e resolvem exercícios de apoio à compreensão dos conceitos teóricos e, numa segunda fase, exercícios de aplicação directamente relacionados com o projecto e a construção. É adotada a metodologia Flipped Classroom: cada grupo constrói e apresenta um Wiki sobre um material seguindo um guião pré-estabelecido, procura exemplos reais, consulta fornecedores e documentação de suporte, comercial e científica. Nas aulas de campo visitam-se obras e o LNEC. Nas aulas com convidados, especialistas do setor apresentam tópicos relacionados com a procura e aplicação de materiais na sua vida profissional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial dos objetivos de aprendizagem. É dado ênfase à auto-aprendizagem, através do desenvolvimento da Wiki em comunidade, tanto para estimular a capacidade de pesquisar, compreender, sintetizar, expor e aplicar conhecimento, necessárias à vida futura. Nas aulas, partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicação. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula à evolução da aprendizagem pelos alunos. Este aspeto é considerado determinante face à necessidade de assegurar bases sólidas para a sequência dos conteúdos. A avaliação regular, na forma de entregas de trabalhos e exercícios individuais, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão. As visitas a obras, ao LNEC e aulas com convidados são momentos de confronto entre a aprendizagem e o mundo real.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lyons, A. (2020). Materials for Engineers and Architects. Routledge. Taylor, G. D. (2000). Materials in Construction: An Introduction. Pearson Education. ISBN 9780582368897. Hegger. (2006). Construction Materials Manual. Birkhäuser, Edition Detail. Fernandez, J. (2006). Material Architecture: Emergent Materials for Innovative Buildings and Ecological Construction. Oxford: Architectural Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Instituto Geológico e Mineiro. (1983). Catálogo das Rochas Ornamentais Portuguesas. Carvalho, A. Madeiras Portuguesas. Volumes I e II. Instituto Florestal, Lisboa. ISBN 972-8097-23-9.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-09