Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04560
Acrónimo :
04560
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É necessária compreensão de inglês escrito e falado.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo central da UC é desenvolver a compreensão do ciclo de vida dos materiais de construção, requisitos funcionais que cumprem e sua relação com as propriedades, prescrição e aplicação. Partimos dos materiais e de como se comportam, para como os extraímos, transformamos, aplicamos e usamos na construção de tudo o que nos rodeia. Vamos abordar isto de uma forma integrada que envolve a natureza dos materiais, como os podemos usar para fazer estruturas (suportar o peso), isolar da água, do som, do calor e do frio (o que é muito mais complicado do que parece), criar locais belos e confortáveis, que resistem ao tempo e ao uso, não precisam de muita energia para manter habitáveis, são fáceis de manter, de renovar e no fim da vida útil podem ser reutilizados sem muito esforço.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Relacionar a origem, composição química e estrutura dos materiais de construção, as propriedades físicas, mecânicas e higrotérmicas, óticas, elétricas. OA2. Compreender e formular as exigências funcionais dos materiais na construção. OA3. Conhecer a origem e processos de fabricação dos materiais, o seu ciclo de vida e impactos no ambiente. OA4. Conhecer as diferentes classes de materiais, propriedades, aplicações e limitações

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Origem da matéria e leis fundamentais CP2. Introdução à Ciência dos Materiais CP3. Requisitos Funcionais e aplicação dos materiais na construção CP4. Os principais Materiais de Construção e sua aplicação- Pedra, Terra, Madeira, Metais, Cerâmica, Ligantes Hidráulicos e Não Hidráulicos, Vidro, Betuminosos, Polímeroslásticos, Materiais Avançados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC os objetivos de aprendizagem (OA) correspondem aos conteúdos programáticos (CP), da seguinte forma: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP3, CP4 OA3 - CP4 OA4 - CP4

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica - Desenvolvimento de um wiki e apresentação de um material, em grupo de 3/4 elementos (45%) - Construção e Ensaio de Pontes de Esparguete, em grupo de 3/4 elementos (15%) - Teste individual a realizar na data do exame de 1ª Época (40%) A nota mínima em cada elemento da avaliação periódica é de 8,0 valores. Há exame final para os alunos que naão tenham aproveitamento na avaliação periódica ou que desejem melhorar a sua nota. Avaliação por Exame Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação periódica ou desejem melhorar a notapoderão efectuar um exame escrito, na 1ª fase e/ou 2ª fase.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua relação com o o comportamento e aplicação e exemplos. No processo participativo, os alunos apresentam e são avaliados pelos conteúdos desenvolvido autonomamente e resolvem exercícios de apoio à compreensão dos conceitos teóricos e, numa segunda fase, exercícios de aplicação directamente relacionados com o projecto e a construção. É adotada a metodologia Flipped Classroom: cada grupo constrói e apresenta um Wiki sobre um material seguindo um guião pré-estabelecido, procura exemplos reais, consulta fornecedores e documentação de suporte, comercial e científica. Nas aulas de campo visitam-se obras e o LNEC. Nas aulas com convidados, especialistas do setor apresentam tópicos relacionados com a procura e aplicação de materiais na sua vida profissional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial dos objetivos de aprendizagem. É dado ênfase à auto-aprendizagem, através do desenvolvimento da Wiki em comunidade, tanto para estimular a capacidade de pesquisar, compreender, sintetizar, expor e aplicar conhecimento, necessárias à vida futura. Nas aulas, partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicação. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula à evolução da aprendizagem pelos alunos. Este aspeto é considerado determinante face à necessidade de assegurar bases sólidas para a sequência dos conteúdos. A avaliação regular, na forma de entregas de trabalhos e exercícios individuais, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão. As visitas a obras, ao LNEC e aulas com convidados são momentos de confronto entre a aprendizagem e o mundo real.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Taylor, G.D / Pearson Education, 9780582368897, Materials in Construction, An introduction, 2000, ·, · Fernandez, J. / Oxford: Architectural Press, Material Architecture. Emergent materials for innovative buildings and ecological construction, 2006, ·, · Hegger / Birkhauser, Edition Detail, Construction Materials Manual, 2006, ·, · Van Vlack, L / Editora Edgard Bucher, ISBN 9788521201212, Princípios de Ciência dos Materiais, 2002, ·, · Jamal Khatib, Sustainability of Construction Materials, 2nd Edition, 2016, Woodhead Publishing, 978-0-08-100995-6., Lyons, A., Materials for Engineers and Architects., 2020, Routledge., https://www.routledge.com/Materials-for-Architects-and-Builders/Lyons-Lyons/p/book/9780815363392

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Herzog, T. et al., Timber Construction Manual. detail, 2012, ISBN: 9783034614634, · Kind-Barkauskas, F. / ISBN: 9783955531638, Concrete Construction Manual, 2013, ·, · Instituto Geológico e Mineiro, Catálogo das Rochas Ornamentais Portuguesas, 1983, ·, · Carvalho, A. / Volumes I e II. Instituto Florestal, Lisboa ISBN: 972-8097-23-9., Madeiras Portuguesas, ·, ·, · Machado, J. S. et al. / Verlag-Dashofer, Lisboa, Avaliação, conservação e reforço de estruturas de Madeira. Verlag-Dashofer, Lisboa, 2009., 2009, ·, · Garcia Esteban et. al / Ediciones Mundi-Prensa, Aitim, Madrid, La Madera Y su Tecnologia, 2002, ·, ·

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16