Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Saber desenvolver diferentes técnicas de fundraising aplicadas ao contexto das artes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o aluno deverá: OA1 - Reconhecer os principais elementos, conceitos e estratégias em fundraising. OA2 - Compreender a motivação dos mecenas e sponsors, assim como a necessidade de angariar apoios para a sobrevivência e bom funcionamento das organizações e projetos artísticos. OA3 - Identificar os principais desafios e oportunidades de fundraising para as artes no contexto português e compará-lo com o cenário internacional. OA4 - Distinguir quando aplicar as diferentes modalidades de fundraising. OA5 – Desenvolver projectos com relevância para mobilizar e angariar apoios, implementar um plano estratégico de fundraising, saber identificar, cativar e gerir a relação com os sponsors e mecenas. OA6 - Desenvolver modelos alternativos de fundraising.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução ao curso e desmistificação do fundraising; 2. Contexto português vs contexto internacional, desafios e oportunidades; 3. Sponsorship e donativos, captação de fundos para entidades sem fins lucrativos e para o sector privado com enfoque nos mercados de arte; 4. Fontes e estratégias em fundraising; 5. O ciclo do fundraising: - Pesquisa e planeamento; - Identificação e captação de sponsors; - Aplicação das diferentes modalidades de angariação; - Solicitação/pedido de apoio – preparação do plano e proposta; - Implementação: ativação, definição de contrapartidas e visibilidade para os sponsors e mecenas, limites e questões éticas, organigrama dos sponsors e mecenas); - Avaliação e monotorização: 6. O futuro do fundraising e da filantropia no contexto das artes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, 3, 4 OA2 - CP1, 4 OA3 - CP2 OA4 - CP4 OA5 - CP5 OA6 - CP6
Avaliação / Assessment
A avaliação assentará em três vertentes usando uma classificação de 0 a 20 valores com um peso de 100%: 1ª Assiduidade, participação oral e leituras (30%.), 2ª Ensaio sobre um caso apresentado nas aulas (30% ), 3ª Elaboração de proposta de fundraising para instituição/projeto/entidade artística (20%), apresentação de proposta de fundraising (20%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e relatórios, análise de casos de estudo, bibliografia e oradores convidados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão dos temas - Transversal a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos - Transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Não tem.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Fredrick, L. The Ask: How to Ask for Support for Your Nonprofit Cause, Creative Project, or Business Venture. Wiley, 2010. ISBN-13: 978-0470480946, ISBN-10: 0470480947 Sargeant, A., Shang. J. Fundraising: Principles and Practice. 2nd ed., Wiley, 2017. ISBN-13: 978-1119196495, ISBN-10: 1119196493 VanHuis, M.,+A51 Pubols, H. (ed.). Essentials for Fundraising and Development: A Collection of Best Practices, Ideas, and Strategies. s.e., 2021. ISBN-13 979-8597578743
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Greer. L., Kostoff,L. Philanthropy Revolution: How to Inspire Donors, Build Relationships and Make a Difference, HarperCollins, 2020, ISBN-10 0008381585 , ISBN-13 978-0008381585 Karsh, E., Fox, A. The Only Grant-Writing Book You'll Ever Need. 5th ed., Basic+A42 Books, 2019. ISBN-10 1541617819 , ISBN-13 978-1541617810 Kihlstedt, A. Capital Campaigns: Strategies that Work. 4th ed, Jones & Bartlett Learning, 2016. ISBN-10 1284069230, ISBN-13 978-1284069235 Klein, K., Yogi, S. Fundraising for Social Change. 8th ed. Wiley, 2022. ISBN-10 1119845289, ISBN-13 978-1119845287 Vallely, P. Philanthropy, from Aristotle to Zuckerberg. Bloomsbury Continuum, 2020. ISBN-10 1472920120, ISBN-13 978-1472920126
Data da última atualização / Last Update Date
2024-03-13