Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos gerais da UC são: Preparação dos alunos para implementar, gerir e trabalhar em sistemas de gestão de qualidade. Preparação dos alunos para implementar, gerir e trabalhar em sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho. Capacitação para a integração da gestão de qualidade, segurança e sustentabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Compreender o âmbito actual da gestão da qualidade na construção. Entender o contexto regulamentar e normativo. Apreender os procedimentos de gestão de qualidade no projecto de edifícios. Conseguir conceber e implementar sistemas de gestão de qualidade. OA2: Conhecer e interpretar a legislação relativa ao exercício da função de Coordenador de Segurança na Construção; Realizar Planos de Segurança e Saúde, bem como validar tecnicamente os mesmos e monitorizar a sua execução em fase de obra; Apoiar o Dono de Obra na elaboração e atualização da comunicação prévia de abertura de estaleiro e compilação técnica. OA3: Perceber as sobreposições, sinergias, diferenças e possibilidades de integração entre sistemas de gestão de qualidade, de segurança e de sustentabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Qualidade na construção: a) Da inspecção à Qualidade Total b) Normas, Sistema Português da Qualidade, Acreditação e Certificação c) Qualidade no Projecto d) Estruturação e documentos de Sistemas de Gestão da Qualidade em obra e) Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em obra CP2 - Segurança e Saúde no trabalho (SST) na construção a) Sistemas de gestão de SST b) Regime Jurídico de SST c) Coordenação de SST em Projeto e em Obra CP3 - Sistemas integrados de Gestão da Qualidade, SST e Sustentabilidade, num perspectiva de BIM.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC os objetivos de aprendizagem (OA) correspondem aos conteúdos programáticos (CP), da seguinte forma: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica consiste em: - trabalhos de grupo com discussão e relatórios de visitas (60%) - teste escrito individual (40%), durante o período de aulas. Para ter aproveitamento na avaliação contínua e periódica o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação e a sua assiduidade deverá ser >= 2/3. Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação contínua e periódica poderão efectuar um exame ecrito.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas com alternância entre metodologia expositiva e participativa, com predominância desta última. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua aplicabilidade e os exemplos de aplicação. Na segunda os alunos trabalham em grupo analisando casos reais de projetos apresentados e desenvolvendo o seu trabalho coletivo com o apoio dos docentes. São ainda convidados profissionais para apresentar casos reais e promovidas visitas regulares a edifícios em construção, que serão alvo de relatórios. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) MEA2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados (12h) MEA3 - Aulas activas: realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo /apresentações (12h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (40h), realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicação. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula à evolução da aprendizagem pelos alunos. Este aspeto é considerado determinante face à à necessidade de assegurar bases sólidas para a sequência dos conteúdos. A avaliação regular, na forma de testes e exercícios individuais, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16