Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04562
Acrónimo :
04562
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objectivos gerais da UC são: Introduzir os alunos ao funcionamento de estaleiros de construção de edifícios. Preparar os alunos para implementar, gerir e trabalhar em sistemas de gestão de qualidade e sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho. Capacitação para a integração da gestão de qualidade, segurança e sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos gerais da UC são concretizados nos objectivos de aprendizagem seguintes: OA1: Compreender a concepção, funcionamento e a natureza dinâmica dos estaleiros de construção. OA2: Compreender o âmbito actual da gestão da qualidade na construção. Entender o contexto regulamentar e normativo. Apreender os procedimentos de gestão de qualidade no projecto. Conseguir conceber e implementar sistemas de gestão de qualidade. OA3: Conhecer e interpretar a legislação relativa ao exercício da função de Coordenador de Segurança na Construção; Realizar Planos de Segurança e Saúde, bem como validar tecnicamente os mesmos e monitorizar a sua execução em fase de obra; Apoiar o Dono de Obra na elaboração e atualização da comunicação prévia de abertura de estaleiro e compilação técnica. OA4: Perceber as sobreposições, sinergias, diferenças e possibilidades de integração entre sistemas de gestão de qualidade, de segurança e de sustentabilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os Conteúdos Programáticos da UC são os seguintes: CP1 – Estaleiros a) Instalações e meios de apoio b) Concepção e funcionamento, inter-relações e transiência CP2 - Qualidade na construção: a) Da inspecção à Qualidade Total b) Normas, Sistema Português da Qualidade, Acreditação e Certificação c) Qualidade no Projecto d) Estruturação e documentos de Sistemas de Gestão da Qualidade em obra e) Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em obra CP3 - Segurança e Saúde no trabalho (SST) na construção a) Sistemas de gestão de SST b) Regime Jurídico de SST c) Coordenação de SST em Projecto e em Obra CP4 - Sistemas integrados de Gestão da Qualidade, SST e Sustentabilidade, num perspectiva de BIM.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A cada Objetivo de Aprendizagem corresponde um Conteúdo Programático. Os alunos são introduzidos ao funcionamento de estaleiros de construção, aos princípios da gestão da qualidade e aos sistemas de segurança e saúde no trabalho, assim como às suas inter-relações. Além disso, o foco em sistemas integrados de gestão de qualidade, segurança e sustentabilidade, assegura que os alunos estejam preparados para os desafios atuais e futuros do setor. OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4

Avaliação / Assessment


Há dois métodos de avaliação: Avaliação ao longo do semestre e Exame. 1 - Avaliação ao longo do semestre: - trabalhos de projeto individuais com discussão e relatórios de visitas (60%) - teste escrito individual (40%). Para ter aproveitamento o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. 2 - Avaliação por Exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas com alternância entre metodologia expositiva e participativa, com predominância desta última. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua aplicabilidade e os exemplos de aplicação. Na segunda os alunos trabalham em grupo analisando casos reais de projetos apresentados e desenvolvendo o seu trabalho coletivo com o apoio dos docentes. São ainda convidados profissionais para apresentar casos reais e promovidas visitas regulares a edifícios em construção, que serão alvo de relatórios. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) MEA2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados (12h) MEA3 - Aulas activas: realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo /apresentações (12h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (40h), realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicação. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula à evolução da aprendizagem pelos alunos. Este aspeto é considerado determinante face à à necessidade de assegurar bases sólidas para a sequência dos conteúdos. A avaliação regular, na forma de testes e exercícios individuais, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


D'Silva, J. (2021). Handbook on Quality Assurance & Quality Control in Construction. BUUKS. ISBN 978-9355300850 Velez, J. D., & Martín, J. N. (2019). Gestão e Fiscalização de Empreitadas. Lidel. ISBN 978-9897522079 Marsden, P. (2019). Digital Quality Management in Construction. Routledge. ISBN 978-1138390799 Howarth, T., & Watson, P. (2011). Construction Quality Management: Principles and Practice (1st ed.). Routledge. ISBN 978-0415569101 Pinto, D., Rodrigues, F., & Baptista, J. S. (2018). The contribution of digital technologies to construction safety. In 6th International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO), Guimarães. Goetsch, D. (2011). Construction Safety & Health (2nd ed.). Pearson. ISBN 978-0132374699 Machado, L. F. (1996). Construção Civil - Manual de Segurança no Estaleiro. IDICT/AECOPS.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Greenhalgh, B. (2016). Introduction to Construction Contract Management. Routledge. ISBN 978-1138844148 Griffith, A., & Howarth, T. (2001). Construction Health and Safety Management. Routledge. ISBN 978-0582414426

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-09