Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04564
Acrónimo :
04564
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de modelação BIM (Building Information Modeling).

Objetivos Gerais / Objectives


Os objectivos gerais da unidade curricular são a compreensão, análise e avaliação das patologias dos edifícios, com o objectivo de planear intervenções e reabilitações adequadas e sustentáveis, usando métodos de diagnóstico e levantamento inovadores. Isto será garantido através de exercícios com casos de estudo, que permitirão aos estudantes aplicar conhecimento teórico em cenários reais. A utilização de tecnologias inovadoras como o laser-scanning, câmaras térmicas e fotogrametria para o levantamento dos edifícios, e análise de tipologias, permitirá aos estudantes aplicar estas ferramentas em contexto real. A utilização destas ferramentas é integrada no desenvolvimento das capacidades obtidas em outras Unidades Curriculares do curso, sendo integradas com a modelação BIM.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos gerais da UC são concretizados através dos seguintes objectivos de aprendizagem: OA1 - Refletir e aplicar os princípios teóricos, normas e recomendações de intervenção em edifícios e construções classificados e não-classificados; OA2 - Conhecer os sistemas construtivos e indentificar as principais anomalias e patologias dos edifícios e construções; OA3 - Conhecer e utilizar meios de levantamento e caracterização de edifícios; OA4 - Utilizar de forma integrada e eficiente as tecnologias digitais para colaborar em equipas multidisciplinares no diagnóstico, projecto e operações de reabilitação e reforço de edifícios. Estes objectivos são compatíveis com o método de ensino no sentido em que o ensino baseado em desenvolvimento de projecto leva os alunos a enquadrar os fundamentos teóricos que aprenderam, as ferramentas com as quais tiveram contacto, e os desafios relacionados com a aplicação destes novos conhecimentos e capacidades.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos da UC são os seguintes: CP1 - A reutilização, conversão e reabilitação de edifícios no contexto da Economia Circular, princípios para a intervenção de património construído classificado e não-classificado; CP2 - Identificação de sistemas construtivos, materiais, e identificação de patologias; CP3 - Técnicas de levantamento e caracterização de edifícios como o laserscanning, fotogrametria terreste e aérea, termografia e técnicas tradicionais; CP4 - Modelação de BIM para reabilitação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A ligação entre os conteúdos programáticos e os objectivos da UC é a seguinte: OA1 - CP1; OA2 - CP2; OA3 - CP2, CP3; OA4 - CP3, CP4. O primeiro objectivo é relacionado com a aplicabilidade de princípios teóricos de intervenção, o qual é garantido através da aprendizagem teórica relacionada com os temas definidos no CP1. O segundo objectivo foca-se no conhecimento de sistemas construtivos e em patologias dos edifícios, isto é também garantido através de aprendizagem teórica com a apresentação de casos de estudo, em sala de aula, relativamente ao abordado no CP2. O terceiro objectivo relaciona-se com os métodos de levantamento de edifícios, e para o garantir os alunos terão contacto com exercícios práticos com casos reais, garantidos pelo CP2 e CP3. Por fim, o quarto objectivo prende-se com a utilização e integração das tecnologias digitais, que é garantido através do definido no CP3 e CP4, com a utilização de BIM para agregar e relacionar todo o conhecimento anteriormente obtido.

Avaliação / Assessment


A avaliação será ao longo do semestre. - Exercício individual de introdução ao levantamento de edifícios, de abordagem inicial ao definido no CP3 (15%). - Entrega de relatório individual e apresentação oral de trabalho prático de identificação de patologias em edifícios, de acordo com o definido no CP2 (15%). - Teste teórico, individual, relativo à identificação de patologias em edifícios, e de acordo com o definido no CP1 e CP2 (30%). - Trabalho de projeto que compreenderá a aplicação de todos os CP, com maior foco no CP3 e CP4 (40%). A avaliação mínima em todos os elementos de avaliação deverá ser superior a 8,0 valores e a avaliação final deverá ser superior a 9,5 valores. Devido ao caráter prático da UC não há lugar a exame escrito.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão baseadas em casos de estudo, apelando o aluno à reflexão e à crítica de possíveis intervenções. As aulas práticas decorrerão na sala de aula, em Laboratório de Informática, e no exterior, através de aulas de campo, para contacto directo com os objectos de estudo. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos de modelação, elaboração de relatório e estudo da matéria teórica para teste. O total de 150 horas de trabalho divide-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) MEA2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados (12h) MEA3 - Aulas activas: realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo /apresentações (12h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (50H), realização dos entregáveis do trabalho de grupo (64h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino e aprendizagem foca-se no desenvolvimento de conhecimentos relativos à reabilitação de edifícios, do ponto de vista da sustentabilidade, através da exposição teórica, exercícios práticos com casos de estudo reais, e utilização de tecnologias inovadoras. Esta progressão permite abrangir, em aula, cada tema do programa desde a aquisição de conhecimentos de base, relativos aos sistemas construtivos, patologias dos edifícios, e como as resolver, até à sua aplicabilidade prática. Após a obtenção destes conhecimentos teóricos, os alunos terão a oportunidade de visitar casos reais, e utilizar as tecnologia adequadas para fazer o levantamento dos mesmos, podendo colocar em prática os conhecimentos que adquiriam anteriormente. Existe ainda ligação com outras UCs da Licenciatura, devido ao uso de BIM como ferramenta, o que fomenta a utilização de outros conhecimentos obtidos, potenciando novas aprendizagens. A avaliação regular tem como objectivo incentivar o estudo continuado, a melhoria dos exercícios e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pinho, F. (2021). Reabilitação estrutural de paredes de alvenaria tradicional. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. ISBN 9789895449354 England, H. (2018). 3D Laser Scanning for Heritage. Retrieved from https://historicengland.org.uk/images-books/publications/3d-laser-scanning-heritage/heag155-3d-laser-scanning Appleton, J. (2020). Pontes: História da Construção e a da reabilitação. Ordem dos engenheiros. ISBN 9898152206, 9789898152206 LNEC. (2009). Soluções Construtivas de Edifícios Antigos. ITE 54. Lisboa: LNEC. Baker, N. (2009). The Handbook of Sustainable Refurbishment: Non-Domestic Buildings. Routledge; 1st edition. ISBN 9781844074860 Appleton, J. (2014). Reabilitação de edifícios antigos: patologias e tecnologias de intervenção. Orion. ISBN 9789728620035 Coias, V. (2008). Inspecções e Ensaios na Reabilitação de Edifícios. IST. ISBN 9789728469535 Appleton, J. (2005). Reabilitação de Edifícios "Gaioleiros". Orion. ISBN 9898152206, 9789898152206

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Smith, M., & Corse, M. (2021). Building Surveyor's Pocket Book. Routledge. ISBN 978-1138307919 Magrini, A. (2014). Building Refurbishment for Energy Performance: A Global Approach. Springer. ISBN 978-3319030739 Feilden, B. (2003). Conservation of Historic Buildings. Routledge. ISBN 9780750658638 Highfield, D. (2000). Refurbishment and Upgrading of Buildings. Taylor & Francis; 1st edition. ISBN 9780419231608 Lopes, F., & Correia, M. B. (2004). Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e convenções internacionais. Lisboa: Livros Horizonte. ISBN 9722413074 Henriques, F. M. A. (1995). Humidade em paredes (2nd ed.). Colecção Edifícios 1. Lisboa: LNEC. ISBN 9724915921 AAVV. (1999). Tratado de rehabilitación (5 vols.). Madrid: Munilla-Leria. ISBN 9788489150300

Data da última atualização / Last Update Date


2025-02-03