Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
-
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de: 1- Compreender a importância da valorização do serviço e trabalhado público 2- Compreender os princípios éticos que regem a Administração Pública 3- Discutir estratégias e práticas para a promoção da qualidade na Administração Pública 4- Promover políticas e práticas sustentáveis e inclusivas 5- Comunicar de forma eficiente, quer ao nível interno, quer externo à organização, incorporando as técnicas e ferramentas de participação pública nos processos de trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Importância e valorização do interesse e Serviço Público Definição de serviço público: as diferença entre setor público e o setor privado Importância do serviço público para a sociedade: valor real, simbólico e percebido Impacto Social, Económico e Ambiental do Serviço Público Como garantir a ética e a transparência no serviço público? Como valorizar o trabalho em funções públicas? Qualidade e valor do serviço público Desafios da gestão pública (perspetiva interna e externa da Administração) Conceito de qualidade no serviço público Modelos de gestão da qualidade Importância da transparência e accountability no serviço público Sustentabilidade e inclusão Princípios Constitucionais de Igualdade Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Comunicação e Marketing Público Importância da comunicação pública eficaz Instrumentos de participação no serviço público
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Desenvolvendo temas como a importância do Serviço público e sua valorização procurar-se-ão técnicas e ferramentas de gestão da qualidade e de criação de valor público no quadro da promoção da ética, da sustentabilidade e da inclusão. Um dos aspetos relevantes é a boa comunicação e marketing das estratégias públicas, de forma a promover a eficaz implementação das políticas públicas e a promoção dos efeitos necessários juntos dos destinatários. Todos estes pontos são desenvolvidos no programa e relacionam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem.
Avaliação / Assessment
A avaliação é contínua e inclui um trabalho individual e um trabalho de grupo, valorizados em 50% cada: Trabalho de Grupo - Caso pedagógico resolvido e apresentado em grupo. Trabalho Individual - Participação em fórum de discussão on-line (15%) e apresentação de argumentos a favor e contra para a resolução de problemas concretos (15%). Realização dos exercícios solicitados sobre as leituras e exploração dos materiais e conceitos teóricos (20%) São previstas duas épocas de avaliação para a entrega de trabalhos individuais. A não realização do trabalho de grupo ou individual implica que o aluno seja sujeito à época especial, sendo avaliado por um trabalho individual (entre 15 a 20 páginas) a submeter on-line.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso combina uma parte de ensino sincrono e outra assincrona. Promover-se-á a discussão, apresentação teórica de conteúdos e interação entre docente e estudantes serão os pilares desta UC. Serão disponibilizados materiais de aprofundamento de conhecimentos em plataforma, que serão alvo de feedback para otimizar a prática. Ao longo da unidade os alunos irão aumentando as suas competências espelhando a taxonomia de Bloom, com especial ênfase na criação de soluções para problemas concretos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O estudante tem uma intervenção ativa na sua aprendizagem, sendo induzido a aplicar o conhecimento adquirido na interpretação de dados e casos que lhes são fornecidos sobre a sua realidade. As metodologias de ensino / aprendizagem para formandos com vasta experiência profissional, e no âmbito de um curso que se pretende ter impacto na mudança e modernização do serviço prestado pela Administração Pública, deve conseguir um equilíbrio entre a conceptualização teórica e a sua possibilidade de implementação. Deste modo procuramos avançar com uma metodologia dinâmica, com momentos de partilha e pesquisa orientada. O processo de avaliação continuado e repartido por diferentes ferramentas, tendo um objetivo de avaliação formativa como instrumento de construção de conhecimento. Os instrumentos de avaliação pretendem que os alunos consigam fazer a transposição das aprendizagens para a sua prática.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- - - - - - -
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16