Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
--
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
NCE/23/2300246 Apresentação do pedido | Novo ciclo de estudos 150.0 4.2.4. Horas de trabalho (número total de horas de trabalho): Assíncrona a distância (AD) - T-12.0; TC-0.0; S-4.0; OT-1.0 Síncrona a distância (SD) - TP-8.0; OT-0.0 4.2.5. Horas de contacto: 4.2.6. % Horas de contacto a distância: 100.00% 6.0 4.2.7. Créditos ECTS: • Maria José Dias Carocinho Sousa - 25.0h 4.2.8. Docente responsável e respetiva carga letiva na Unidade Curricular: 4.2.9. Outros docentes e respetivas cargas letivas na unidade curricular: [sem resposta] No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de: - Compreender a importância dos desafios da gestão pública no quadro da transformação digital; - Identificar as melhores práticas em matéria de transformação digital na Administração Pública; - Identificar oportunidades de automação de processos, através de inteligência artificial; - Fomentar a adopção controlada de BIG DATA - Decidir com base em dados - Analisar os desafios e oportunidades da transformação digital na Administração Pública; - Conhecer as boas práticas em matéria de governança colaborativa; - Discutir a importância da governança colaborativa na Administração Pública; - Adoptar práticas de trabalho colaborativo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Introdução à Transformação Digital na AP Definição e objetivos da transformação digital na AP; Principais iniciativas e contexto nacional e internacional II. Governo e Transformação digital A importância da transformação digital e ética no quadro dos desafios da Gestão Pública; Ferramentas e tecnologias utilizadas na transformação digital: inteligência artificial, a automação e a análise de dados Desafios e oportunidades da transformação digital na AP. III. Governança e redes colaborativas na AP Definição e objetivos da governança colaborativa na AP; A importância da colaboração no quadro dos desafios da Gestão Pública; Boas práticas em matéria de governança colaborativa. Trabalho colaborativo IV. Desafios da gestão Pública e Oportunidades de Governança Colaborativa O conceito de Governança e Governança multinível Os desafios da gestão pública, a cultura colaborativa e o papel da liderança O impacto da transformação digital na governança e trabalho colaborativos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos propostos cobrem as principais áreas do processo de transformação digital no contexto da Governança Pública, salientando os aspetos fundamentais da Governança colaborativa no quadro das responsabilidades do setor público e num contexto multinível. A transformação digital tem sido um tema muito discutido na Administração Pública, uma vez que a tecnologia pode ajudar a melhorar a eficiência, eficácia e transparência dos serviços públicos. A implementação de tecnologias como a inteligência artificial, a automação e a análise de dados podem ajudar a reduzir o tempo e o custo de muitas atividades, bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Em suma, esta UC é fundamental para os estudantes desenvolverem uma compreensão clara da importância da transformação digital e da governança colaborativa na gestão pública moderna, alinhadas com contextos de atuação multinível onde as práticas de liderança requerem novas exigências.
Avaliação / Assessment
A avaliação é contínua e inclui um trabalho individual e um trabalho de grupo, valorizados em 50% cada: Trabalho de Grupo - Caso pedagógico resolvido e apresentado em grupo. Trabalho Individual - Participação em fórum de discussão on-line (15%) e apresentação de argumentos a favor e contra para a resolução de problemas concretos (15%). Realização dos exercícios solicitados sobre as leituras e exploração dos materiais e conceitos teóricos (20%) São previstas duas épocas de avaliação para a entrega de trabalhos individuais. A não realização do trabalho de grupo ou individual implica que o aluno seja sujeito à época especial, sendo avaliado por um trabalho individual (entre 15 a 20 páginas) a submeter on-line.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso combina uma parte de ensino síncrono e outra assíncrona. Promover-se-á a discussão, apresentação teórica de conteúdos e interação entre docente e estudantes serão os pilares desta UC. Serão disponibilizados materiais de aprofundamento de conhecimentos em plataforma, que serão alvo de feedback para otimizar a prática. Ao longo da unidade os alunos irão aumentando as suas competências espelhando a taxonomia de Bloom, com especial ênfase na criação de soluções para problemas concretos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O estudante tem uma intervenção ativa na sua aprendizagem, sendo induzido a aplicar o conhecimento adquirido na interpretação de dados e casos que lhes são fornecidos sobre a sua realidade. As metodologias de ensino / aprendizagem para formandos com vasta experiência profissional, e no âmbito de um curso que se pretende ter impacto na mudança e modernização do serviço prestado pela Administração Pública, deve conseguir um equilíbrio entre a conceptualização teórica e a sua possibilidade de implementação. Deste modo procuramos avançar com uma metodologia dinâmica, com momentos de partilha e pesquisa orientada. O processo de avaliação continuado e repartido por diferentes ferramentas, tendo um objetivo de avaliação formativa como instrumento de construção de conhecimento. Os instrumentos de avaliação pretendem que os alunos consigam fazer a transposição das aprendizagens para a sua prática.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- - - - -
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16